Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

pm@paulomarcos.com | msg: 74.9110 4596
Jornalismo no Rádio, TV e Internet

http://www.dotpod.com.ar/wp-content/uploads/2008/06/sonico-logo.jpg

 

 

http://static.wix.com/media/1ff96be45122890f6b04ceeaa7dbd2d3.wix_mp

PM no Twitter

Invalid feed format.

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

Paulo Marcos

Paulo Marcos
Pintadas - Bahia - Brasil
 Voltar a Paulo Marcos...
Tela cheia

7ª SEMACOM - UESC: Entrevista com Olga von Simson, professora da UNICAMP

25 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2379 vezes

A palestra "Memória, cultura e Poder na sociedade do esquecimento" foi o tema de abertura da 7ª Semana de Comunicação (Semacon) da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, nesta segunda-feira (23), em Ilhéus.

A palestrantes foi a professora Drª Olga Von Simson (UNICAMP). Olga iniciou falando conceituando a palavra Memória. Para ela "Memória" é a capacidade humana de reter fatos e experiências do passado e retransmití-los às novas gerações através de diferentes suportes empíricos (voz, música, imagem, textos, etc.).

Olga-von-simson
Olga von Sinsom na UESC. Foto: Alisson Fagundes | 23.11.2009

Segundo a pesquisadora existe uma memória individual que é aquela guardada por um indivíduo e se refere as suas próprias vivências e experiências e há também aquilo que denominamos de memória coletiva que é aquela formada pelos fatos e aspectos julgados relevantes e que são guardados como memória oficial da sociedade mais ampla.

Na palestra, Olga ainda tratoiu da relação da mídia e dos educadores com a formação dos individuos com memória.

Ouça aqui a entrevista do radialista Paulo Marcos com a profesora

Baixe a entrevista em MP3

Baixe a entrevista em OGG

Olga Rodrigues de Moraes von Sinsom - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela Universidade de Tübigen - Geographisches Institut (1993). Atualmente é PROFESSORA DOUTOR da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual. Ela é diretora do Centro de Memória da Unicamp (CMU).

CMU - O Centro de Memória, órgão vinculado à Reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem como objetivo promover e integrar estudos e pesquisas interdisciplinares voltados à reconstrução da memória histórica e sócio-cultural de Campinas e região. Para a realização desse trabalho, o Centro conta com acervos documentais e bibliográficos, cuidando, ainda, de sua restauração, organização, conservação e divulgação.

Para atingir seus objetivos, o CMU se propõe a realizar pesquisas próprias e/ou em convênios com outras instituições (Prefeituras, escolas, organizações não-governamentais etc.). Presta assessoria a projetos ligados à memória histórica e ao patrimônio sócio-cultural, organiza e promove eventos de ordem acadêmica (seminários, conferências, exposições) cursos, treinamentos e/ou estágios voltados à preservação da memória nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Restauração de Documentos, História Oral e Iconografia.

Saiba mais sobre o Centro aqui no site da entidade


Tags deste artigo: ilhéus olga von simson memória uesc semacon palestra

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.