Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a uaiPod
Tela cheia

Novacut quer reviravolta no mercado de edição de vídeo

28 de Fevereiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 68 vezes

Jason De Rose, criador do Novacut

Não é de hoje que as opções de editores de vídeo de código aberto são poucas, sobretudo para quem quer algo profissional. No Linux, o Cinelerra e o Kdenlive são os que mais se aproximam de alternativas proprietárias, mas precisam de mais recursos, estabilidade e usabilidade. Mesmo para quem quer um editor de vídeo simples e sem frescuras, os aplicativos disponíveis como OpenShot e Pitivi não são lá grandes coisas, embora até resolvam determinadas situações.

De tempos em tempos, surgem na internet iniciativas de criação de novas aplicações. A última e mais badalada delas vem de Jason DeRose e seu Novacut, uma plataforma baseada em HTML5 e que de cara tem uma interface diferenciada, fugindo do padrão de edição não-linear dos programas tradicionais. O Novacut, que ainda tem muito o que se desenvolver até chegar aos usuários finais, aposta nos criadores que usam câmeras HDSLR, num layout minimalista e na edição colaborativa, com mais de um editor trabalhando juntos no mesmo projeto.

Em entrevista por e-mail a este blog, o criador do Novacut conta um pouco das estratégias que adota para levar o projeto adiante e fala das visão de futuro no mercado de entretenimento.

Desde quando o Novacut está sendo desenvolvido e qual o objetivo do projeto?

O design e o desenvolvimento tiveram início em outubro de 2010. O objetivo é ajudar artistas a contar as histórias deles e atingir os fãs de uma forma rentável. Há dois lados na estratégia do Novacut. Primeiro, nós estamos construindo uma plataforma global de distribuição para levar conteúdo aos fãs e dinheiro para artistas, o que também vai gerar dinheiro para o Novacut. Segundo, nós estamos construindo um editor de vídeo colaborativo profissional, que vai permitir que artistas trabalhem em equipes distribuídas geograficamente, nos moldes do que a comunidade open source faz.

Quem está no time de desenvolvimento? Qual é a média de idade da equipe? Quantas horas por dia o pessoal trabalha?

Há quatro empregados no Novacut (nós não estamos aptos a pagar ninguém por enquanto).

Tara Oldfield é nossa ligação com artistas e antropóloga de pesquisa. A maioria do tempo dela é gasto conversando com nosso público-alvo, então nós realmente entendemos as necessidades deles. O trabalho dela é o mais importante da equipe, mas os projetos de código aberto tendem a ignorá-lo. Nós esperamos que outros sigam nosso exemplo porque funciona! Sério, para criar o design para os usuários, você tem que conversar com eles!

James Raymon é o desenhista da interface. Ele não apenas cria o visual e o design de interação, ele é igualmente programador e implementa a interface. Ele também foi a voz no nosso vídeo no Kickstarter.

David Jordan é nosso especialista em processamento de sinal. Ele fez um plugin de fluxo ótico para o Gstreamer como parte do seu GsoC do último ano. Recentemente vem trabalhando na sincronização automátiva de áudio e num plugin de micro-contraste para o Gstreamer. David também é criador de filmes e fez nossa animação do vídeo do Kickstarter usando o Blender.

E tem eu. Eu sou o arquiteto e desenvolvedor líder. Eu também faço muito do design da interface, trabalho com a pesquisa de usuário que a Tara fez. James tem 18 anos, David 23 e Tara e eu já passamos dos trinta, vamos ficar por aqui :) . Nós todos trabalhamos enquanto damos conta. David é meio-período enquanto ele termina sua gradução em engenharia da computação. Tara é quase tempo integral, mas é voluntária em meio-período. James e eu estamos em tempo integral. Eu, pessoalmente, trabalho de 80 a 100 horas por semana. Espero que ninguém mais trabalhe tanto assim :) .

Além do povo da Novacut Inc, nós temos uma comunidade maravilhosa que regularmente nos contacta em nosso canal de IRC, colaboradores ocasionais e pessoas que nos ajudam e que nos animam. Tem muitos que podia mencionar aqui. O Novacut tem uma dívida com o Ian Hex por sua deslumbrante identidade visual criada para a marca. Ian pôs o Novacut numa marca poderosa que você pode sentir e tocar. Akshat Jain faz muito desenvolvimento que estava fora do nosso alcance. Ele foi maravilhoso nos conectando com pessoas certas da comunidade open source, quando nós precisávamos de ter o material pronto. Akshat também é o mais leal fã do Novacut.

E David Green é um frequente colaborador do Dmedia quando ele tem tempo fora da escola. David foi o primeiro a mergulhar no código do Novacut, e fez quando o Novacut nem era tão convidativo, por isso serei sempre grato.

Você poderia ter escolhido uma interface familiar para o Novacut, algo como os editores de vídeo tradicionais. Mas você decidiu recriar o jeito que a gente corta os vídeos com um novo desenho de interface. Por que escolheu um layout tão diferente?

A ideia de uma visualização em quadrinhos (storyboard view) vem depois de estudar as edições em cinema e tevê. A edição moderna tende a ter pequenos cortes precisos. Cortar é simples. Qual é o primeiro quadro, qual o último? Repetir, repetir, repetir. Nós pensamos que cortar é importante o suficiente para merecer um fluxo de trabalho próprio, e é para isso que serve nossa visualização em quadrinhos. Mas para ser claro, nós também teremos uma linha do tempo, que será bem familiar à visualização multi-trilhas. Você usará a linha do tempo para trabalhar com áudio e as transições. Como rabalha em uma sequencia, você estará apto a alternar entre os quadrinhos e a linha do tempo sempre que precisar.

Projeto de interface do NovacutOutra inovação é o uso de HTML5 como base do projeto. Por que essa escolha?

Um número de razões, mas como tudo vem para garantir o máximo de inovação possível ao que interessa, a interface. HTML5 oferece uma forma livre com a flexibilidade que um editor de vídeo precisa, mas também nos força a trabalhar com um vocabulário de design estruturado. E qualquer um que conhece a tecnologia da web se sentirá muito em casa trabalhando com a interface do Novacut, então isso nos dá acesso a um grande número de designers talentosos.

Nós estamos muito felizes com o WebKitGTK e recomendo fortemente a outros projetos que o considerem. Gstreamer é nossa escolha de multimídia e estamos usando Python3 para todas as nossas partes de programação, tudo isso comunicando com o CouchDB.

Você acredita que o jeito de editar do Novacut pode inspirar futuros programas, incluindo proprietários?

Sim, o feedback do Storyboard View tem sido tão positivo que eu acho que o Novacut vai mudar para sempre o que as pessoas esperam de um fluxo de trabalho de corte de vídeo. Se isso realmente é uma inovação para os criadores de histórias, eu espero competir com programas que copiem a ideia do storyboard, e então esse fluxo de trabalho estará bem disponível.

Você acredita que, no futuro, Ubuntu, Linux e outras soluções de código aberto serão vistas como amigáveis para profissionais de edição de vídeo? Ou serão sempre uma alternativa?

Eu acho que Novacut + Ubuntu + ARM serão a plataforma do futuro. Não é só minha esperança, esta é uma estratégia específica que o Novacut está perseguindo. Nós começamos o Novacut porque vimos os ingredientes certos para fazer uma coisa importante: ajudar os criadores de histórias do mundo a alcançar um planeta repleto de fãs. Mas para realmente fazer isso, Novacut é apenas uma peça do quebra-cabeça. Os contadores de histórias do mundo também precisam construir um ecossistema estável para o Novacut e sentimos que Ubuntu e ARM são esses pilares.

A razão para o trio Novacut, Ubuntu e ARM se tornarem referência como plataforma de criação de histórias tem tudo a ver com o desenvolvimento de mercados. Pense sobre a produção de entretenimento global daqui a 10 anos. Uma vez que o entretenimento vem de um suporte global confiável, no máximo uma pequena porcentagem dos artistas estarão usando hardware da Apple. Meu palpite é que apenas uma pequena porcentagem estará usando Intel.

Embora eu veja o Android como o sistema operacional dominante para vários usos, o vídeo profissional é um lugar onde o Ubuntu poderá ganhar fácil. Hoje praticamente todo criador de histórias requer um hardware com muitos bytes de armazenamento e um sistema operacional flexível, daqui a 10 anos também.

Eu também acho que este é o melhor jeito de o Ubuntu resistir à investida do Android. Você ganha a lealdade dos criadores provendo a eles as melhores ferramentas de criação. E se você tem a lealdade dos criadores, de repente você tem mais credibilidade com os fãs deles.

Vocês escolheram o crowdfunding para levantar grana para o projeto. É a única fonte de dinheiro que vocês tem? No futuro, como vocês pensam em financiá-lo?

O dinheiro levantado no Kickstarter foi apenas uma porcentagem do investimento no Novacut. O resto veio de reservas pessoais, cartão de crédito e generosas doações de amigos e família.

No futuro, nosso planejamento é tornar o Novacut rentável, um negócio estável, claro! Nós precisamos sim de dinheiro para chegar lá, e estamos procurando o tipo certo de investidor para entrar de cabeça conosco.


Fonte: http://viraminas.org.br/uaipod/2012/02/28/novacut-quer-reviravolta-no-mercado-de-edicao-de-video/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.