A programação de março no Ponto de Cultura Museu da Oralidade, projeto comandado pela Viraminas em Três Corações, traz muita informação e debate para o público. A primeira atividade, no dia 8, faz alusão ao Dia Internacional da Mulher com a apresentação do vídeo “A Vovozinha e o Feminismo”, que discute o nascimento e a ascensão dos movimentos que defendem as causas feministas pelo mundo.
Na quinta-feira seguinte, dia 15, é a vez de retomar a discussão sobre os rumos da cultura na cidade. No segundo debate do movimento Mobilização Pela Virada, o tema em pauta é a criação de uma lei municipal de incentivo à cultura. Os participantes irão conhecer alguns formatos de mecanismos de fomento estatal à produção artística e discutir qual modelo pode se encaixar melhor na realidade tricordiana.
No dia 22, a convidada será a escritora tricordiana Márcia Lemos, autora do livro Passagem do Agreste. Ela irá conversar com o público sobre a história relatada na obra, que retrata o jagunço Farturinha. Todos os eventos acontecem às 19h30 na sede da Viraminas (Rua Padre José Bueno, 170, ao lado da escola Luiza Gomes). A participação é gratuita.
Curta Bambu
A Viraminas irá produzir em março um videodocumentário sobre os saberes e fazeres tradicionais relacionados à cultura do bambu. A proposta faz parte do projeto Curta Bambu, aprovado no edital de vídeos autorais Lab Cultura Viva, do Pontão de Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Serão entrevistados artesãos da zona rural de Três Corações, além de um produtor de artefatos decorativos de bambu da cidade de Gonçalves.
0sem comentários ainda