Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PRAÇA - CATU - BA

Por favor, edite este bloco e selecione uma galeria de imagens.

Grafite - Coité - BA

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a PAULO ENSEL...
Tela cheia

Catu: Uma comparação fotográfica

23 de Maio de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 549 vezes

Neste artigo com o objetivo de resgatar a nossa memória histórica, faremos uma comparação entre fotografias da praça Lourenço Olivieri captadas em datas diferentes. Na primeira foto datada de 1964 podemos ver como era o centro da cidade de Catu. Importante lembrar que neste período histórico o país estava sob o Regime Militar.

Praça Lourenço Olivieri em 1964 (Foto da internet)

 Se olharmos em direção à igreja Matriz ao lado direito, veremos uma paisagem campestre e com um pequeno morro gramado, supostamente com muito verde. Do lado esquerdo está o prédio onde atualmente funciona a Farmácia Pioneiro, um dos mais conservados nos dias atuais, apesar das modificações que foram feitas em sua estrutura do andar térreo.

 No centro de Catu de 1964 podemos ver ainda dois automóveis: do lado direito uma Rural e do lado esquerdo uma Pickup Ford. O movimento de pessoas mostra-se pequeno, talvez possa ser pelo dia em que foi registrada esta foto, não sabemos se esta captação foi realizada no final de semana, período em que segundo afirmação dos moradores mais antigos, era pouco movimentado em virtude do fechamento das casas comerciais, como até hoje ocorre.

Praça Lourenço Olivieri em 2010 (Foto: Paulo Enselmo)

Já esta fotografia feita em Novembro de 2010 podemos ver uma cidade mais movimentada, com um maior número de pessoas e de veículos nas ruas. A praça onde antes tinha apenas um monumento, cedeu lugar a um estacionamento devido ao fato de ter aumentado a frota de veículos automotores. Com a construção do antigo mercado de Farinha e do novo prédio da Prefeitura, o cenário físico do centro da cidade de Catu alterou-se e esta mudança reflete as transformações que acontecem no espaço urbano das cidades nos dias atuais, onde em função do desenvolvimento econômico, urbano e populacional, o verde cede lugar às modernas construções e ao concreto armado.

Paulo Enselmo

 


Fonte: http://pauloenselmo.com/?p=1053

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.