Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Fagocitose: CEO da Oracle quer JavaFX no OpenOffice

8 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 816 vezes

A compra da Sun pela Oracle ainda não se concretizou, mas o CEO Larry Ellison já vem dando seus palpites, e em um evento recente avisou que andou conversando com a equipe do OpenOffice na Sun, e os “encorajou” a adotar o JavaFX como arquitetura de interface para o seu projeto, atualmente em C++. E foi mais ou menos assim, como se nada fosse: “nós encorajamos o grupo do OOo a rapidamente fazer sua versão de uma planilha, ou um processador de texto, usando o JavaFX.

Ao contrário do que acontece com outros integrantes da família Java, o runtime do JavaFX é proprietário, não foi submetido ao JCP, e é controlado pela Sun(/Oracle), o que pode ajudar a explicar o brilho nos olhos de Ellison - algo que ele pode negar rapidamente (e provar que não tem qualquer relação com A Bolha Assassina) se abrir a ferramenta, mas no momento eu sugeriria que ninguém espere por isso em pé.

Claro que boa parte do desenvolvimento do OpenOffice ocorre também fora do controle da Sun, sob os auspícios da IBM, Novell e outros - e é provável que por lá a proposta não seja nada popular. Vamos, portanto, aguardar os acontecimentos.

A longa matéria do The Register a respeito tem bastante descrição e análise, e eu recomendo a leitura.


Tags deste artigo: openoffice oracle
Fonte: http://br-linux.org/2009/fagocitose-ceo-da-oracle-quer-javafx-no-openoffice/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.