OpenStreetMap na Latinoware 2014
19 de Outubro de 2014, 22:27 - sem comentários aindaPela terceira vez, estivemos Djavan Fagundes e eu estivemos na Latinoware (Conferência Latino-americana de Software Livre) com o objetivo de apresentar o OpenStreetMap.
A Latinoware é realizada anualmente em Foz do Iguaçu e é um dos principais eventos de Software Livre do Brasil. Não pudemos participar do evento em 2013, porém estivemos lá em 2011 e 2012.
Nossa palestra teve um público de aproximadamente 40 pessoas, além disso conhecemos dois mapeadores que estavam participando do evento, um deles inclusive era paraguaio!
Agradecemos imensamente à organização da Latinoware pelo convite para participarmos do evento.
Algumas fotos da palestra:
Bicicletas e OSM no Brasil
26 de Setembro de 2014, 14:18 - sem comentários aindaUm dia desses tive a curiosidade de saber quais são as cidades do Brasil com melhor mapeamento de infraestrutura cíclistica no OSM. Então resolvi fazer algumas consultas no banco de dados do OpenStreetMap para ter essa resposta.
Exportei todas as linhas com a tag "highway" = 'cycleway', o que vai nos mostrar todas as ciclovias mapeadas
Exportei também todos os pontos com "amenity" = 'bicycle_parking', "amenity" = 'bicycle_rental' ou "shop" = 'bicycle', o que nos mostra todas os bicicletários, estações de bicicletas públicas e lojas/oficinas de bicicleta.
Consegui identificar oito capitais com um bom mapeamento: Aracaju, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, esta a cidade com maior quantidade de dados.
Algumas cidades realmente possuem pouca infraestrutura ciclística, outras precisam de mais mapeadores que se interessem em mapear esse tipo de informação. A cidade de Rio Branco (AC), por exemplo, possui mais de 160km de ciclovias, mas tem apenas uma ciclovia mapeada no OSM.
Vamos pedalar e mapear!
Ajudando a fazer um OSM melhor.
20 de Setembro de 2014, 18:05 - sem comentários aindaSou de Macapá-AP, Brasil e iniciei a edição no OSM a alguns dias. Reparei que as ruas mais conhecidas da cidade já estava cadastradas, mas muitas que são menos utilizadas estavam sem nomes e acho que mais de 70% estava por ser editada.
Minha meta é cadastrar todas as vias de Macapá e Santana (cidade satélite), além de algumas vias para o acesso a alguns locais do Estado. Senti alguma dificuldade porque o mapa com imagem obtida por satélite usado pelo OSM é bastante antigo e não possui novos pontos urbanizados que já aparecem no mapa do Google (que em alguns casos já é desatualizado).
É bom fazer parte desse grupo responsáveis e por uma navegação mais fácil nas ruas do mundo.