Grupos no Telegram e Importação de bairros no Rio de Janeiro
22 de Setembro de 2015, 13:32 - sem comentários aindaSemana passada foi criado no Telegram o grupo OSM Brasil, afim de facilitar o contato entre mapeadores de todo o país. Todos são bem-vindos.
Nesse grupo, passou a se discutir importar os dados de limites de bairros do município do Rio de Janeiro, disponibilizados em licença compatível com o OpenStreetMap (ODbL) no portal data.rio. Foi criado um sub-grupo no Telegram para a força-tarefa e em menos de 24 horas, 6 usuários mapearam os 162 bairros da cidade.
Captura de tela do Overpass fazendo query nos bairros
Agradecimentos a: Marcio Aguiar, Narcélio de Sá, Pedro Geaquinto, Thiago Pv e Vítor Dias
Agora os próximos passos serão importar dados de bairros e distritos das demais cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e discutir que próximos dados do data.rio serão levados para o projeto.
Veja os bairros da cidade do Rio de Janeiro no OpenStreetMap.
Primeiros passos
20 de Setembro de 2015, 16:08 - sem comentários aindaEm Dezembro de 2013 fiz meu cadastro no OSM e Iniciei mapeando em Umuarama / PR / Brasil e nos Municípios vizinhos. Tenho procurado mapear toda a região Noroeste do Paraná pois a mesma está desprovida de informações para navegação por GPS e outras de interesse geográfico. Atualmente mapeando pelo Brasil. ..Objetivo primário: cadastrar as vias das Cidades permitindo compilar arquivos para os GPS, disponibilizar dados para programas de informações geográficas e para estudos de planejamento municipais. ..Objetivo secundário: cadastrar POI's Iniciante e entusiasta no OSM. Sempre disposto a estudar, aprender, corrigir erros apontados por colegas mais experientes, por estar em uma fase inicial do OSM no Brasil e minha própria.
Mapeando com o osmtracker
9 de Setembro de 2015, 18:04 - sem comentários aindaCaso ainda não conheça o osmtracker, você deveria.
É ótimo para rapidamente marcar pontos, anotações, voz e tirar foto ao fazer survey.
O mais legal, e que criei coragem para riscar da minha lista infinita de coisas a fazer, é que dá para personalizar os botões de acordo com a necessidade do usuário.
Por exemplo, eu uso o aplicativo principalmente para marcar pontos na rodovia:
E nos parques, praças ou trilhas:
Consigo marcar de forma bem prática os pontos de interesse dos locais, além de também ter todo o traçado percorrido.