Trabalho de Hidrologia
10 de Maio de 2015, 20:30 - sem comentários ainda Realizado no dia 06 de maio, 2015. Trabalho de campo desenvolvido com 7 alunos com o tema hidrologia. A localização foi pelo córrego das laranjeiras, começamos a nossa rota pela rua Caiçaras, até chegar na rua São Paulo. O material coletado foram sedimentos do solo e água do córrego, passamos pelos 5 pontos e coletamos sedimentos. Foram fotografados os 5 pontos, foram filmados os locais, e coletado informações. Com base no trabalho feito de hidrologia, seguimos a rota de um córrego, percebemos ao percursso de todo o córrego que se encontra poluido, esgoto vindo de moradores, vegetação ao redor e presença de mata ciliar, moradias e construções por todo o córrego, animais que vivem ao redor, chorume que polui o solo em volta.
Geografando por aí.
9 de Maio de 2015, 20:01 - sem comentários ainda6 alunos da turma 3*M03 do turno matutino da escola Jacaraipe, se deslocaram até a praça Encontro das Águas para recolher sedimento e água do rio. Logo em seguida foram para a Lagoa do Juara e recolheram sedimento e água de três pontos diferentes para em seguida fazer a avaliação. Usamos 10 coletores universais transparentes, para recolher a água e o sedimento, 10 sacolinhas transparentes para recolher algum tipo de vegetação presente no local. Fomos de ônibus para os lugares citados acima, usamos o celular para marcar os pontos no GPS, e o esforço de cada um para que todo o processo fosse realizado com sucesso.
pontos percorridos
9 de Maio de 2015, 18:54 - sem comentários aindaNosso grupo percorreu todo o trajeto dos cinco pontos observando a todo momento a poluição e a desvalorização do poder maior em pouco se importar com nossos rios. coletamos sedimentos, água e folhagem para que possamos melhor explicar sobre os pontos na hora da apresentação. Obs: no 2 ° e 3° ponto o governo está realizado uma obra de uma via que provavelmente já matou muitos animais que viviam naquele local e retiraram em torno de 10% da mata de manguezal.
Mapeando na mata
4 de Maio de 2015, 19:13 - sem comentários aindaNo feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, aproveitei para dar um passeio na mata, e anotei alguns detalhes interessantes. Usei meu celular e os aplicativos Viewranger para gravar a trilha e Mapillary para registrar em fotos. Encontrei rochas grandes, trilhas antigas usadas por antigos agricultores e nascentes.
Pedra cristal, uma pedra branca semelhante a um cristal que acredita-se que antigamente era usada por indígenas locais para produzir ferramentas: http://www.mapillary.com/map/im/1-GhanEZ2QK73cGcPdCMGA Pedra Cristal gigante, aproximadamente 4 metros de altura: http://www.mapillary.com/map/im/hu917RQLJcHMOFm7f_zWOQ
Pedra de ferro ou pedra capota, usada em paredões de pedras em volta de canalizações em rios e córregos para extração de ouro: http://www.mapillary.com/map/im/i8v08tYDl31OrfyiLaS7Dg
Uma gruta muito interessante: http://www.mapillary.com/map/im/x_6cbbYjHIXVmPUQBbZ--Q
Brota uma nascente :) http://www.mapillary.com/map/im/klOHKckUsQx8Y8kZ0kbntA
Mapa da área http://www.projetorgm.com.br/map/?overlay=Mapillary#15/-24.1366/-48.3282