Cidades Brasileiras Não Mapeadas
28 de Abril de 2016, 16:17 - sem comentários aindaAo fazer algumas edições pelo interior do Brasil, pude perceber a grande quantidade de cidades e outros agrupamentos urbanos que ainda não possuem informações na base de dados do OpenStreetMap, mostrando apenas a relação de seus limites, importada anteriormente do IBGE. Alguns outros, possuem alguns elementos dentro do território municipal como rios, ferrovias ou rodovias federais, mas o núcleo urbano está completamente vazio. Até mesmo cidades de importância regional infelizmente ainda se encontram nessa situação, como era até recentemente o caso de Quixeramobim com seus 75.565 habitantes no interior do Ceará, por exemplo.
Pensando em uma forma de localizar estes casos, cheguei à conclusão de que poderia interseccionar os dados das vias residenciais com os limites municipais, chegando assim a resposta desejada.
Vias Residenciais
A escolha das vias residenciais (residential), se deu por ela ser a menor classificação hierárquica de uma via para veículos motores em um ajuntamento urbano, e também por oferecer uma maior abrangência, o que não aconteceria se fossem utilizadas vias minoritárias (unclassified) ou terciárias (tertiary), que já poderiam estar mapeadas.
Em algumas raras situações, em agrupamentos muito pequenos e lineares ao redor de uma via de maior classificação, não encontramos vias residenciais, mas este não é o caso. Todo município, por sua complexidade administrativa e organização territorial, possivelmente possui mais de uma via em seu território.
Fazendo a análise
O primeiro passo é a obtenção dos dados para a análise. Nesta tarefa, utilizei os extratos regulares do Geofabrik para o Brasil. O arquivo zipado oferece sete arquivos shapefile, cada um abrangendo um grupo de feições. Abri a camada Roads (rodovias) no QGIS e solicitei a divisão dos tipos de vias, criando um shapefile que continha apenas as feições das vias residenciais.
Realizei também uma consulta ao overpass Turbo que obtém todas as relações dos municípios em território nacional. Exportei para o QGIS e converti os polígonos em shapefile para agilizar o processo.
Basta agora solicitar uma Consulta Espacial no QGIS (localizada em Vetor > Consulta Espacial) e configurar para que: sempre que a camada de municípios contiver uma feição da camada de vias residenciais ele criar uma seleção.
Após a conclusão da análise, o QGIS vai selecionar todos os polígonos de municípios que contem vias residenciais em seu território. Excluí estas feições selecionadas para deixar apenas os municípios que não continham vias residenciais e salvei o shapefile.
O último passo é abrir a Tabela de Atributos da camada dos municípios e copiar os dados para uma planilha, para ter uma relação completa dos municípios que possuem mapeamento deficitário na base do OpenStreetMap.
Resultados
Após filtrar as planilhas, mantendo apenas os dados relevantes, pude adicionar estes dados na Wiki, para que a comunidade possa usar esta relação de municípios.
Dentre os 5.570 municípios brasileiros, um total de 420 foram encontrados sem ruas residenciais em seu território, o que denuncia falhas no mapa a serem corrigidas. Algumas vezes todas as vias foram classificadas como minoritárias (unclassified) e na grande maioria dos casos, o município realmente não possui qualquer tipo de dados. Mesmo que o Mapbox cubra algumas das áreas onde o Bing não está disponível, infelizmente alguns municípios ainda não possuem quaisquer tipos de imagens aéreas disponíveis, contando apenas com as camadas de vias do IBGE.
A tabela com os resultados pode ser vista aqui, na Wiki do projeto. Essa tabela separa os municípios por Unidade Federativa e os organiza de acordo com sua população (extraída dos dados do OpenStreetMap), e também contém um link da área que leva para o mapa principal do OSM.
A planilha original, em formato XLSX, pode ser vista aqui, no Dropbox.
Nomeação de ruas em Santo Antônio do Amparo (MG)
26 de Abril de 2016, 21:01 - sem comentários aindaAcho que no mês Passado eu havia mapeado esta localidade e colocado nomes em quase todas as ruas. Agora fui verificar e a nomeação das ruas sumiram ? Houve algum erro ou nomeação inadequada em minha contribuição ? Também havia colocado alguns POIs , igrejas , e o hospital universitário ( que é ponto de referência aqui na região. ) e eles não constam mais.
Aguardo retorno da observação mencionada
Att
Aurélio Danilo
Desenvolvimento de marcações na parte baixa da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaraípe
17 de Abril de 2016, 23:02 - sem comentários aindaMapeamento utilizando OSM, Arc Gis 10.1, e aplicativo GPS Essentials. Trajeto realizado por um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jacaraípe. Preteritamente os estudantes analisaram as àreas, utilizando o catálogo de imagens disponível em www.veracidade.com (hiparc). Durante o trajeto utilizou-se o aplicativo de celular. A área escolhida é um córrego chamado Córrego das Laranjeiras, localizado na Grande Jacaraípe, no município da Serra, no Espírito Santo.
Rota de ônibus
12 de Abril de 2016, 15:13 - sem comentários aindaInter 2 (023) - Sentido anti-horário: http://www.openstreetmap.org/relation/6130551#map=13/-25.4551/-49.2406:
Centro politécnico (469) http://www.openstreetmap.org/relation/5982647#map=15/-25.4394/-49.2430
Santa Bárbara (461) http://www.openstreetmap.org/relation/3541051#map=16/-25.4547/-49.2264
Estudantes (466) http://www.openstreetmap.org/relation/3512653#map=14/-25.4368/-49.2426
Universidades (165) http://www.openstreetmap.org/relation/3512651#map=16/-25.4516/-49.2423
Petrópolis (462) Existe rota distinta no final dela quando o ônibus for Petrópolis/Ouro Verde, vai até o final da Rua Zacarias Gomes de Souza http://www.openstreetmap.org/relation/3512654#map=17/-25.45294/-49.22625
Circular Centro Sentido Horário (001) http://www.openstreetmap.org/relation/5973797
Circular Centro Sentido Anti Horário (002) http://www.openstreetmap.org/relation/5973827
Cabral/Osório (207) http://www.openstreetmap.org/relation/3344563#map=17/-25.40712/-49.25004
Relato do Encontro OSM Brasília - Abril/2016
10 de Abril de 2016, 18:30 - sem comentários aindaNo dia 3 de abril realizamos mais um encontro da comunidade OpenStreetMap Brasília. Esse foi, na minha opinião, o melhor evento que já realizamos. Já fizemos vários tipos de eventos, alguns apenas para bater um papo, outros para mapear e conversar... porém nosso último encontro foi um pouco diferente: além de mapear e conversar, exploramos locais que alguns de nós não conhecíamos e caminhamos bastante por uma área muito agradável de Brasília.
Quando sugeri realizarmos o encontro na Quadra Modelo de Brasília, eu tinha duas motivações: era uma área da cidade que eu ainda não conhecia e, apesar de não ser muito famosa, é um local que atrai alguns turistas. Assim, seria interessante melhorar o mapeamento dessa região.
Começamos nossa caminhada no Cine Brasília, fizemos uma primeira parada para mapear uma quadra comercial e depois continuamos a caminhada passando pela Igrejinha Nossa Senhora de Fátima (a primeira edificação de concreto da cidade), passamos por vários prédios residenciais ouvindo as explicações sobre a arquitetura e a história de Brasília contadas por Pedro. Fizemos algumas sequências de fotos para o Mapillary, conhecemos um pequeno lago que é um dos lugares mais visitados da quadra modelo, mapeamos alguns parques infantis e terminamos o encontro comendo uma fatia de pizza na Dom Bosco, uma das lanchonetes mais tradicionais de Brasília.
Devemos realizar mais um encontro no mês de Junho. Quem estiver em Brasília, está convidado a participar!