Hospitais municipais de Fortaleza/CE.
10 de Março de 2016, 1:07 - sem comentários aindaAqui você encontra hospitais mantidos pela SMS da Prefeitura de Fortaleza, que oferecem atendimento público e gratuito.
HOSPITAIS ENCONTRADOS NO OSM.ORG DE FORTALEZA/CE - Gonzaguinha do José Walter = OK - Gonzaguinha de Messejana = OK - Instituto José Frota - IJF = OK - Instituto José Frota = OK - Frotinha de Messejana = OK - Frotinha de Antônio Bezerra = OK - Hospital Nossa Senhora da Conceição = OK
HOSPITAIS QUE ADICIONEI HOJE - Gonzaguinha da Barra do Ceará - Frotinha de Parangaba
Atualizações
6 de Março de 2016, 20:46 - sem comentários ainda2015 não foi meu ano no OSM. Depois de um 2014 bem ativo em termos de edições e mapeamentos no OSM, em 2015 me dediquei mais a projetos pessoais (e privados).
Com o OSM relegado a terceiro plano (confesso que ele nunca esteve e nunca estará em primeiro plano, não é o objetivo da minha), minhas edições até o final do ano se resumiram a pequenas correções, adição de radares, pequenas informações ausentes no mapa.
Nesse tempo, entretanto, aprendi e pesquisei bastante sobre OSM e seus métodos e me aprofundei em GIS e mapeaments em geral. Já no final do ano, comecei a retomar os trabalhos no ritmo anterior… e de novembro pra cá colaborei mais da metade do que colaborara em todo 2015 (em termos de changesets, se contar ways ou nós nem sei).
Já em 2016, terminei o Complexo do Alemão (trabalho que pretendo descrever no próxima entrada no diário), Mata Machado e Tijuaçu.
Vamos adiante, ainda há muito com que ajudar e ser ajudado.
Completada as "buildings" de Santa Maria
2 de Março de 2016, 19:48 - sem comentários aindaTerminei hoje um trabalho que durou meses. Em vários momentos estive exaustivamente desenhando a geometria básica das buildings (building=yes) de Santa Maria, RS, Brasil. Graças ao JOSM e o plugin building_tools pude realizar a tarefa com maior agilidade.
Inicialmente estava desenhando as buildings apenas quando tinha detalhamento da construção para adicionar ao mapa. Agora com as buildings prontas fica bem mais fácil sair a campo recolher dados, quer em mapas impressos, quer em aplicações GPS, como o OSMAnd que eu uso muito para fazer notas a campo em deslocamentos do dia a dia.
Bairro a bairro fui georreferenciando. Muitos seriados estive assistindo enquanto preenchia o mapa. Alguns bairros fiz em partes. Em outros fiz em uma única changset, como em alguns casos que passou de 20 000 objetos em uma unica changeset. A dica que eu dou para quem for se aventurar a mapear buildings é que não baixem dados do OSM. Apenas adicione uma nova camada no JOSM e vai desenhando com o buildings_tools, vai salvando no computador, e quando completar uma área, envia ao OSM.
O interesse de um engenheiro eletrecista em usar as buildings do OSM em um projeto de eficiência energética me motivou a acelerar a adição de buildings. Quando decidi completar as buildings bairro a bairro decidi começar pelos que tinham a menor quantidade delas, partindo das periferias em direção ao Centro. Quando acabei as áreas urbanas, parti para o preenchimento das áreas rurais. Na zona rural tive que criar linhas para demarcar as áreas já mapeadas a fim de não esquecer nenhum local.
Não vou dizer que adicionei 100% das buildings porque isso é impossível. Há pequenas áreas com nuvens, mato fechado, casas que não constam nas imagens de satélite ainda. Inclusive estive achando uma quadra inteira que ainda não haviam sido adicionada as buildings ainda enquanto coletava dados nas ruas.
Agora que já se tem as buildings estarei focando na coleta de dados. No Duque de Caxias, por exemplo, já tenho dados do bairro inteiro que recolhi com o mapa impresso, já adicionei os endereços ao OSM, porém falta o processamento de áudio para detalhar as construções, lojas, e outros dados.
Por fim, com o uso do QGis pude obter a informação que o mapa do Município de Santa Maria no OpenStreetMap está com 97 635 buildings. Filtrando do OSM só as buildings, com o Qgis obtive:
Para ver o mapa em tamanho A0, baixe em: http://i.imgur.com/yFjfzzL.jpg
Meta alcançada. Continuo mapeando, porque ideias do que mapear não me faltam, nem dados, graças a Deus. Avante OpenStreetMap!!!