Primeiro dia do curso de OpenStreetMap
15 de Novembro de 2014, 22:04 - sem comentários aindaHoje, dia 15 de novembro, foi o primeiro dia do curso de OpenStreetMap. O evento aconteceu na parte da manhã na ETEC Dr Celso Charuri.
Os alunos conheceram o portal openstreetmap.org e depois cada um criou uma conta de usuário, conferiram os fundamentos básicos para realizar contribuições no OpenStreetMap e utilizar os seus dados. No final, cada usuário colocou pontos de sua escolha no mapa de sua cidade.
O objetivo desse primeiro dia foi dar uma abordagem geral do OpenStreetMap com fundamentos suficientes para que os alunos possam fazer suas próprias contribuições no mapa e com uma referência de onde procurar informação inicial e para consulta sempre que precisar, conhecendo um pouco também sobre projetos baseados nos dados do mapa e uma visão de suas possibilidades.
Foi muito legal conhecer essa turma especial e passar um pouco do que aprendi com o o projeto RGM, e ver essas pessoas construindo os dados de sua região com novas ideias e perspectivas.
A apresentação utilizada neste dia está disponível livremente para download e reutilização, e traz uma referência para começar no mundo do OpenStreetMap → http://projetorgm.com.br/blog/guia-de-openstreetmap/
Agradecimentos à dedicação e apoio de toda equipe da ETEC, da Cristina Fachini - Pesquisadora APTA Regional, e ao apoio da Rede de Projetos do Programa Acessa SP.
Fonte -> http://rede.acessasp.sp.gov.br/blogada/primeiro-dia-do-curso-de
Radares e radares e de volta às comunidades
11 de Novembro de 2014, 21:36 - sem comentários aindaDesde a minha última entrada no diário em maio, dei um tempo com as favelas. Acabei não mapeando o que disse que mapearia no Complexo do Alemão. Fiz um bocado de viagens pelo estado do Rio e acabei me distraindo com as estradas e principalmente radares de velocidade. Confesso que agora cansei de tantos radares, é um trabalho sem fim mapeá-los, tem muitos radares no Rio!
Nesse meio tempo, também acrescentei alguns loteamentos que conheci na Zona Oeste, ainda há muito o que se mapear lá, mas infelizmente acho que não terei oportunidade de fazê-lo tão cedo.
Ainda tenho algumas anotações (fotos e gpx) das viagens, vou fazer os mapeamentos referentes a eles cedo ou tarde. Mas agora a prioridade é voltar para as favelas do Rio. 132 edições depois, volto a dizer que as próximas serão na Joaquim de Queiróz, Morro do Alemão e Itararé no Complexo do Alemão, mas antes vou ao Vidigal.
Hidrografia de Formosa/GO
11 de Novembro de 2014, 19:45 - sem comentários aindaEstou trabalhando na hidrografia do mapa da Cidade de Formosa/GO, com o objetivo de deixar o mapa da cidade mais completo. Isso porque os rios, córregos e valas constituem elementos muito importantes na determinação dos limites de bairros, que será o próxima etapa do meu projeto.
Gostaria de interagir com algum usuário mapeador que mora na cidade, para alinharmos as informações.
Etapas:
- Pesquisa e catalogação dos rios, córregos, valas, riachos, represas e lagoas da cidade;
- Criação e nomeação desses elementos no OSM;
- Auditoria dos dados cadastrados;
- Link para mapa: Formosa.
Quem conhecer a hidrografia da cidade ou tiver informações sobre, fineza entrar em contato.
Adição de Todos os Bairros na Região Urbana de Formosa-GO
10 de Novembro de 2014, 21:08 - sem comentários aindaLista das Alterações e Adições:
[Texto]http://www.openstreetmap.org/changeset/26700117 (URL)
Projetos em andamento: Cristalina/GO
5 de Novembro de 2014, 19:15 - sem comentários aindaCRISTALINA / GO
Etapas: - Incluir nomes nos logradouros (ruas e avenidas): em andamento - 85% pronto; - Delimitar os bairros: em andamento; - Ajustar curvas das linhas e objetos: em andamento - 90% pronto; - Criar e nomear córregos, rios e represas: 98% feito.
Fonte de informações: mapa oficial do IBGE. Link OSM: http://www.openstreetmap.org/relation/334440#map=15/-16.7707/-47.6087
Preciso urgente de apoio de um mapeador local, para me ajudar com os limites dos bairros, importantíssimo para esse projeto. Isso porque a cidade possui ruas numéricas, que se repetem ao longo da cidade. Com a delimitação correta dos bairros, esse problema acaba.