Estou trabalhando na codificação postal (cadastro de CEP individualizado) da cidade de Santo Antônio do Descoberto/GO. Essa atividade profissional me levou à conhecer o OSM, devido - na fase inicial do projeto - termos enfrentado dificuldades na obtenção do mapa urbano do local.
Tive que fazer algumas edições do mapa no autocad, o arquivo disponível. Inclusive aprender a utilizar esse aplicativo, que não gosto. Mas o problema maior foi o fato de a cidade utilizar oficialmente o sistema QUADRA - LOTE, na localização de seus endereços, em detrimento do RUA/AVENIDA - NÚMERO.
Em todos os sistemas de mapas online, não aparece o número de quadra no mapa da cidade, mas sim o nome das ruas e avenidas (logradouros). [ver ferramenta mapcompare em http://tools.geofabrik.de/mc/]. Mesmo assim, na cidade, as pessoas ignoram os logradouros e só se localizam pelo número das quadras. Fiz 5 visitas inloco e pesquisei em objetos de correspondência, placas na ruas e entrevistas com moradores.
As etapas do meu desafio pessoal (independe do profissional, mas ambos se complementas):
1- Delimitar todos os bairros (concluído hoje: 21/10/14);
2- Revisar nomes de logradouros, estradas, rios e córregos (concluído hoje: 21/10/14);
3- "Lapidar", arredondar e ajustar e as curvas das linhas e objetos (em andamento);
4- Incluir nomes dos logradouros sem denominação (em andamento);
5- Nomear todas as quadras da cidade - são 1561 (em andamento).
Como estou utilizando a ferramenta a pouco tempo (edição no navegador), tenho dúvidas de como nomear as quadras, já que no OSM elas são formadas pelo cruzamento das ruas. Assim o quadro formado por esse cruzamento não forma um objeto nomeável.
A melhor opção que encontrei foi inserir um ponto (ferramenta ponto) no meio da quadra, definir o tipo (residencial, comercial...) e nomear.
Se alguém mais experiente tiver alguma dica para me ajudar eu ficaria agradecido. Segue link para conferir a apresentação das quadras nomeadas...: http://www.openstreetmap.org/#map=17/-15.94960/-48.28972
0sem comentários ainda