As vias dos novos loteamentos normalmente não estão visíveis nas imagens satelitais disponíveis no OSM para edição, em razão da frequência de atualização das mesmas. A solução é percorrer as novas vias, gravando tracks/trilhas gpx para utilizar nas edições.
Realizei alguns testes comparativos, gravando alguns tracks utilizando um gps automotivo Garmin Nuvi 2580 e um gps de mão, o Garmin 76csx.
Para obter uma maior precisão, em ambos gps foram desativadas a função "Lock on road". Isto é muito importante, para forçar o gps a gravar a sua real localização. Sem este procedimento, o equipamento realiza "correções" a fim de coincidir a localização com o mapa visualizado na tela, obtendo um track impreciso.
No Garmin 76csx, o procedimento consiste em: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Garmin/eTrex_Vista_HCx
Nos gps automotivos Garmin Nuvi, o procedimento varia um pouco conforme o equipamento, mas de forma geral:
- linha nuvi 1000 ou superior: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?t=4581
- linha nuvi 2xx e 7xx: http://nastrilhas.com.br/site/index.php/gps/23-garmin/17-gravar-um-tracklog-no-garmin-nuvi-2xx-e-7xx
- nuvi: http://www.mundooutdoor.com.br/melhorando-tracklog/
Após a gravação, foi realizado o efeito comparativo e concluíu-se que a diferença entre os tracks gravados pelos equipamentos é praticamente desprezível:
Exemplo 01:
Exemplo 02:
Exemplo 03:
Assim, os colaboradores do OSM que quiserem utilizar seus gps automotivos para obter tracks para edição, podem fazê-lo sem maiores problemas. Ou podem ser adquiridos equipamentos usados a preços reduzidos, viabilizando os mapeamentos.
Quem tiver interesse, mesclei os tracks do gps Garmin 2580 com o Garmin 76 e subi para as trilhas do OSM:
http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505114:
http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505117:
http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505110:
0sem comentários ainda