Conheci o OSM quando o OruxMaps deixou de disponibilizar as imagens do Google como camada de fundo. Eu usava o Orux para diversas coisas, mas principalmente como GPS nas trilhas que fazia na área rural do município onde moro, então as imagens do google offline eram muito úteis.
Quando as imagens do google deixaram de ser uma opção no Orux passei a investigar as outras camadas disponíveis e acabei na página do OSM usando o ID meio que de brincadeira (devo ter passado muita raiva nos mapeadores experientes nessa época), aos poucos percebi o potencial do OSM em tudo o que eu precisava de um mapa e até muito além disso.
Nessa época passei a mapear a área urbana do município onde moro e depois fiz a mesma coisa nos municípios vizinhos. Logo passei a mapear as estradas rurais e os córregos, ribeirões e rios (para as trilhas).
Em junho o usuário santamariense me apresentou o JOSM (que passei a usar com muita relutância), que hoje é meu editor padrão.
Com o tempo fui criando "metas" para me manter motivado no mapeamento, entre elas fazer contribuições em todos os estados brasileiros, mapear 70% dos dias em 2015, mapear as ruas da área urbana de todos o municípios com menos de 3000 habitantes em Minas Gerais e Goiás, mapear todo o Rio Tijuco (o maior do município onde moro) Mapear toda as ruas do Município de Araguari...
Acredito que consegui evoluir muito como mapeador esse ano e espero continuar em 2016, meus sinceros agradecimentos aos usuários que me ajudaram nessa caminhada em especial ao santamariense.
Seguem decalques do HDYC das minhas contribuições em 2015:
0sem comentários ainda