Bairros não são muito comuns no OSM. Não vejo muitos por aí... pelo menos nos mapas por onde naveguei até hoje. No Google Maps eles aparecem mais. Porque isso acontece e qual a importância dos bairros?
Acredito que seja em função da aparente dificuldade em estabelecer os seus limites. Nunca se sabe com exatidão. A importância principal dos bairros se dá em função de - numa cidade - os logradouros se repetirem, mas isso geralmente não acontece dentro de um mesmo bairro. Ou seja, geralmente num bairro existem apenas um logradouro com um mesmo nome. Sem o bairro fica complicado se definir a localização (por mapas)
Para conseguir os mapas com os limites de bairros, uma boa dica é pesquisar em sites de prefeituras. Muitas delas disponibilizam mapas em seus sites. Geralmente o endereço desses sites começa com o nome da cidade + a sigla do estado + o .gov + .br. Exemplo: Itaporã/MS - site: http://www.ipapora.ms.gov.br
Mas onde as relações se encaixam nos limites dos bairros? Quando comecei a utilizar o OSM (Jul/2014), comecei a delimitar bairros através de áreas, com a tag landuse=residential. Não é uma má ideia, como a própria wiki do OSM diz, e não está totalmente incorreto.
Depois, sofrendo e graças à ajuda de outros usuários mais experientes, percebi que não é a melhor formar de fazer, pois gera repetição de elementos (linhas, áreas... deixando o mapa mais "sujo" e menos leve) e também porque não segue as próprias especificações do OSM.
Elementos mínimos de uma relação tipo fronteira
- Name (nome a relação);
- Boundary=administrative;
- admin_level=10 (10 para bairros, existem outros níveis);
- type=boundary.
Como limitar um bairro através de uma relação
A lógica da relação é que eu não preciso criar mais uma linha ou área entre bairros, se por ali já passa uma via, um rio, lago ou já tem alguma linha e mesmo uma área. A ideia é exatamente aproveitar esse elemento natural para delimitar o bairro.
Vou tentar explicar abaixo resumidamente. Pode não ser a forma mais clara o rápida, mas á que eu aprendi, com o editor iD.
Um passo-a-passo básico:
- Selecione um elemento, uma via por exemplo
No menu à esquerda, na parte de baixo, vá em Relação e Depois em Nova Relação
Volta para aparte de cima do menu e escolha a do tipo limite administrativo/fronteira
Defina o nome, tipo (administrative) e o nivel administrative (10)
Pronto, a relação está pronta (para o elemento selecionado)
Basta ir adicionando outros elementos imediatamente próximos ao primeiro da relação, até fechar a área do bairro que será delimitado
Importante: se os elementos selecionados não coincidirem com o limite desejado, basta "quebrar" o elemento, adicionando nós até que corresponda ao limite real do bairro
Quando a área for completada, adicione um ponto isolado mais ou menos no centro do bairro com as tags Name=nome do bairro e place=suburb.
Quando a relação estiver concluída, será visualizado mais ou menos assim:
Agradeço ao usuário OSM naoliv (Nelson) por ter pacientemente me ajudado no entendimento básico sobre relações para delimitação de bairros, de forma correta. Quantas mensagens foram necessárias.
0sem comentários ainda