Uma das mesas de destaque da programação do primeiro dia de 12º OID é a "A Participação Social das Mulheres através do uso das TICs", que vai acontecer hoje, 11/12, a tarde, às 16h, na Sala 2 do Hotel Nacional. Trata-se de uma conversa com lideranças femininas envolvidas nos projetos Ìyàlóòde e Cyberela sobre a questão da tecnologia e da participação das mulheres no mundo da tecnologia digital.
Ainda não há muitas pesquisas sobre a participação das mulheres brasileiras no mundo da TI, mas, por exemplo, nos Estados Unidos, mulheres são apenas 31% das formandas em cursos superiores de tecnologia, ciências, engenharia e matemática, um número que uma ida aos cursos brasileiras destas áreas mostra não ser muito diferente por aqui.
Algumas iniciativas que tem buscado fortalecer esse elo estarão, justamente, no debate. Uma delas é a Rede Cyberela, que capacita mulheres a editarem, montarem e compartilharem programas de rádio através da internet. Além de ajudar a romper essa barreira e qualificar mais brasileiras para trabalhar com tecnologia, o Cyberela incentiva a produção de conteúdos com perspectiva de gênero, criando diálogo entre as participantes e fortalecendo sua atuação nas comunidades.
A outra rede envolvida no debate é a Ìyàlóòde, um projeto de pesquisa feminista realizada em diferentes locais (Brasil, Índia e África do Sul) que visa criar modelos em potencial de governança local através das tecnologias digitais. No Brasil, a iniciativa é ligada ao Instituto Nupef, que, em parceria com a ONG Criola, está desenvolvendo pesquisa e atividades com um grupo de doze mulheres negras líderes em suas comunidades - algumas delas estarão presente na conversa de logo mais.
Como amostra, confira um dos depoimentos do projeto Ìyàlóòde com Dona Zica, fundadora do sindicato das domésticas do RJ e Coordenadora do Centro Comunitário de Vila Aliança.
A mesa "A Participação Social das Mulheres através do uso das TICs" está marcado para às 16h e estão confirmadas como participantes Silvana Lemos, Viviane Gomes, Maria da Fé, Maria Benedita, Ana Lucia Ferreira, Maria Conceição, Maria Natividade, Mayara Oliveira e Maria Angélica.