Ir para o conteúdo
ou

12ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social

Patrocínio

Mídias Sociais

      

OID

Brasil

 Voltar a Últimas novi...
Tela cheia Sugerir um artigo

Palestra debate o direito à comunicação, Direitos Humanos e Políticas de Inclusão Digital

27 de Novembro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1353 vezes

Por Rafaela Melo

A segunda palestra da manhã da 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social no Salão Rio Grande, contou com a participação de Atahuapha Bianchet Coelho, João Brant, Rogério Santana - Secretário de Direitos Humanos do Estado do RS,  com a mediação de Vilmar Simion. Dentre os principais destaques, os palestrantes trataram da importância da mobilização da sociedade civil na luta do direito à comunicação, reconhecendo-a como um novo direito básico, das ações da secretária dos Direitos Humanos visando à garantia do direito à comunicação e da defesa de aperfeiçoamento e criação de novas políticas de banda larga de qualidade em todo o país.

Também foram mencionados os entraves na votação do Marco Civil da internet (adiada por cinco vezes, só volta à pauta do plenário da Câmara dos Deputados nesta semana se houver acordo entre os líderes dos partidos), além de duras críticas aos retrocessos e perdas nas políticas públicas de inclusão, frutos de lutas de décadas.

“Não podemos apenas discutir formas de participação na formulação dessas políticas, precisamos de fato participar!”, afirma João Brant do Coletivo Intervozes. Por fim, os palestrantes destacaram a importância da recriação de novos mecanismos de mobilização popular e a necessidade de renovação na política nacional.


Tags deste artigo: inclusão digital redes troca aprendizagem compartilhamento telecentro ongs software livre streaming participação social

Nenhum artigo selecionado ainda.