Você sabia que não só é possível quanto fácil produzir conteúdo multimídia com software livre? Se não sabia, uma oficina em especial da vasta programação da 12º OID pode ser o seu destino: a de Aplicativos Multimídias Livres.
O objetivo da oficina, que vai ser realizada na quinta-feira, dia 12, das 15 às 19h, é compartilhar com os participantes uma série de ferramentas que são disponibilizados como Software Livre. Gabriel Fedel, ministrante da oficina, vai trazer também a discussão da importância do uso do SL na sociedade e mostrar que é possível fazer vídeos, áudios e imagens de ótima qualidade de forma livre.
"Vou mostrar o Inkscape e o Gimp [que servem para editar imagens], o Audacity [para edição de áudio] e Kdenlive [vídeo], e se ainda tivermos tempo, o Darktable e Ardour [softwares mais avançados de edição de imagem e som]", diz.
"Pelas minhas contas, essa oficina já foi ministrada mais de uma dezena de vezes. Desde em espaços mais formais, como os da rede SESC e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, até dentro de um ônibus (o Ônibus Hacker, durante o fisl12 em Porto Alegre, na foto que abre esse post)", diz Fedel, que é graduado em Ciências da Computação pela USP e mestre na mesma área pela Unicamp.
A oficina foi proposta inicialmente para ajudar pessoas que trabalhavam na área multimídia a migrarem para o SL, já que a área do vídeo, imagem e áudio é tradicionalmente tomada pelos aplicativos proprietários, notadamente os da Adobe. Com o tempo e a circulação por cidades como Campinas, São Paulo, Porto Alegre, São João da Boa Vista e Ouro Preto, a oficina foi se tornando uma introdução aos aplicativos multimídias livres para todos os públicos, do mais leigo ao mais avançado.
Fedel desconstrói um dos mitos em relação ao SL, o de que é muito mais dificil trabalhar com eles e os resultados são piores que os realizados em softwares proprietários. "Quem nunca trabalhou com um aplicativo para edição de imagens vetoriais antes (como o Corel, por exemplo), vai se dar muito bem com o Inkscape, que é bem simples e leve. Quanto ao rendimento, não dá pra dizer que um ou outro é melhor ou pior, são apenas diferentes", finaliza.
Aos poucos vamos divulgando neste espaço a programação completa da oficina, que está sendo finalizada nos próximos dias. Acompanhe!