Ir para o conteúdo
ou

12ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social

Patrocínio

Mídias Sociais

      

OID

Brasil

 Voltar a Programação
Tela cheia

Oficinas

16 de Outubro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3991 vezes

Tradicionalmente a Oficina promove discussões sobre os principais temas de interesse coletivo relativos à Inclusão Digital e também à Participação Social, bem como oficinas formativas para os agentes da Inclusão Digital.

Confira a programação das oficinas da 12º OIDF. E baixe aqui (em pdf) o caderno completo da programação. 

Quarta-feira, 11 de dezembro

 14h

  • Utilização do G-Compris em comunidades carentes
    Apresentação do aplicativo G-Compris, discutirei o uso da TI não como consumo, mas como meio de produção. Apresentarei um roteiro de como montar um laboratório com equipamentos doados usados. E finalmente, como aplicar o G-Compris em uma turma com 10 crianças entre 6 e 12 anos de idade. 

    Ministrante: Marcelo Gonçalves da Cruz


  • Construindo um amolador de facas com HD
    Ministrante: Beatriz Maria do Nascimento Pereira  


  • Criando fanzine - analógico e digital juntos?
    Arte lúdica, seguida de olhar crítico da mídia unindo o analógico e o digital.
    Ministrante: Malu Viana 


    17h


  • Medição de Consumo de Energia Elétrica Residencial Usando o Arduíno.
    Apresentação a plataforma de prototipagem Arduino, que é um hardware livre e fácil de usar que tem por princípio a modalidade DIY "Do It Yourself"(faça você mesmo), que é uma poderosa ferramenta de aprendizagem.

    Ministrante: Sidney Aires de Paula 


     

    Cartografias socias com software livre
    "As cartografias sociais delineiam um subcampo da cartografia, e este se particulariza pela ênfase na participação de não-especialistas nos processos de elaboração de mapas", diz Henri Acselrad da UFRJ. A ideia da oficina é coletar dados oficiais e informais para visualizá-los tanto geograficamente quanto historicamente em mapas utilizando software livre. E, a partir disso, refletir sobre novas possibilidades de formulação do espaço público. 

    Ministrante: Camila Mello

     

     

  • Crie, diagrame e invente com o Scribus
    Mostar que o Scribus é um excelente programa livre para a produção de revistas, propagandas, jornais, enfim, qualquer documento que necessita de uma bela apresentação de texto e imagens. Além disso, ele também pode ser usado para a geração de PDFs, com formulários. Software Livre, equivalente ao PageMaker e InDesign. Apresentar, tutorial para produção de jornal e folder. 
    Ministrante: Marinez Siveris

 

Quinta-feira, 12 de dezembro

 

10h
 

 

Cinema Digital: um olhar racial.Análise conceitual do discurso implícito à maneira de fotografar personagens negras na indústria cinematográfica olhando para exemplos de filmes africanos em contraponto à filmes brasileiros. Debate sobre as possibilidades de democratização das ferramentas digitais com intuito de contribuir para equidade racial no Brasil. Exercício prático para fotografar e publicar nas redes sociais a presença de participantes negros e negras na Oficina de Inclusão Digital. Ministrantes: Viviane Ferreira, Velluma Azevedo, Gustavo Ferreira, Mazai Azevedo.

 


  • WEBTV.GZIP – Construindo um estúdio de WebTV que cabe na mochila

    A oficina terá como proposta a exposição de materiais, equipamentos, acessórios e softwares utilizados para configuração de diferentes cenários de produção audiovisual para web, com a particularidade de que todos esses componentes tenham, preferencialmente, alternativas de baixo custo; e que sejam versáteis, portáteis e compactos o suficiente para serem transportados numa mochila, facilitando assim o deslocamento, dando agilidade à produção, e ao mesmo tempo garantindo boa qualidade do material realizado.

    Ministrante: Eduardo Novaes 

     


  • METAGUARUX: Reciclando idéias e lixo eletrônico
    Implantação de políticas de destinação, uso e reaproveitamento de resíduos eletroeletrônicos para fins de capacitação, geração de renda, consumo consciente dentro do conceito de inclusão digital e Metareciclagem.
    Ministrantes: Adilson Soares e Soraya Brito Airosa 
     

 

 

 

14h
 

 

 

  • Oficina de Aplicativos Multimídia Livres

    Pretende-se compartilhar com os participantes dessa oficina uma série de aplicativos que são disponibilizados como Software Livre. A partir desses aplicativos espera-se trazer a discussão da pauta do software livre para o contato dos participantes, além de apresentar uma série de ferramentas com foco na produção de conteúdo multimidia: áudio, imagem e vídeo.
    Ministrante: Gabriel Fedel 



  • Produzindo Atividades Educativas com o Scratch

    A informática tornou-se um componente indispensável na educação das nossas crianças. Há muito se discute se a informática irá influenciar a educação e se esta influência será positiva ou negativa. O Scratch é uma ferramenta que possibilita ao aluno e ao professor desenvolver suas habilidades na área da informática sem deixar de lado o seu uso como ferramenta educacional. Saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as coisas funcionam. Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso programar é muito divertido! E é nesse ponto que o Scratch se torna uma ferramenta excelente.
    Ministrante: 
    Jocemar do Nascimento 


  • Faça seu próprio sistema operacional
    Personalização de sistema operacional livre para padronização de instalações me Telecentros. 
    Ministrante: Augusto Schwartz e Débora Gomes de Paula. 

 

18h

  • CMS - JOOMLA como fator de Inclusão Digital e social de jovens,adolescentes e adultos
    Estudo de causa do uso do CMS-JOOMLA em várias instituições sociais no RS quanto a sua utilização para a educação digital e inclusão social de jovens e adultos, tendo como foco principal a preparação para o mercado de trabalho na área de TI.

    Ministrante: Ben-hur Oliveira Morais


  • Oficina de Experimentação em Robótica Livre
    Troca de ideias sobre robótica sustentabilidade e metareciclagem, construção de circuitos, programação. Utilização de motores, Arduino e gambiarra.

    Ministrantes: Michel de Souza Menezes e Rodrigo José de Oliveira  

     

    Inkscape + Sozi = Apresenta

  • Ensino de como fazer uma apresentação dinamica e animada com usando o inkscape e sozi.
    Ministrante: Ike Banto


    Oficina de Lei de Acesso a Informação

    Ministranes: Joara Marchezini, Rafael Sampaio e Thiago Fírbida


  • 19h


  • Redes Livres, gestão técnica e social
    O debate é para estabelecer a importância do acesso de qualidade a internet sobre as politicas de inclusão digital, com foco em redes comunitárias para o cumprimento da função social da internet garantindo a universalização do acesso nas comunidades através do processo associativista em redes neutras, livres, com privacidade e liberdade de expressão.

    Ministrantes: Rodrigo Troian, Rodolfo Avelino e Marcelo Saldanha

 

Sexta, 13 de dezembro

 

10h

 


  • Construção de uma rádio livre

    Ministrantes: Fabiana Renata, Juliano Machado, Felipe Santos.


  • Metareciclagem, robótica e educação: como isso se conecta?

    Se você também acredita que robôs podem ser construídos por qualquer pessoa e que podemos usar lixo tecnológico para trabalhar novas formas de ensinar, se você se permite ser desconstruído, reconstruido, ter suas ideias modificadas, ré-significadas, pisoteadas e amadas, se você nã se importa em se emancipar de seus conhcimentos, suas emoções, se seu ego é grande o suficiente para ter amor ao que faz mas consegue reconhecer o que os outros fazem sem inveja, se não está aqui buscando promoção social, mérito ou grana, e se, acima de tudo, acredita em fadas, duendes e um mundo perfeito, venha participar dessa discussão.

    Ministrantes: Isaac Ferreira Filho e Marcos Antonio Rufino do Egito


Para conhecer as oficinas realizadas na última edição, clique aqui.


Nenhum artigo selecionado ainda.