Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

Tela cheia
 Feed RSS

Nuvenus Chovendus

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

[Estratégias de SEO - Elementos da Página]

29 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaOlá bom dia meus amigos, hoje o tema de nosso estudo será os elementos principais de uma página.

Como comentei em um dos artigos de estudos anteriores, que se não me engano foi o que se tratava de Plano de SEO Avaliação de Site, existem alguns elementos principais que devemos considerar em nossa página para que a mesma seja indexada corretamente pelos motores de busca. Tendo em mente que cada motor de busca tem seu critério e da maior importância a um determinado tipo de elemento. O motor de busca Google, por exemplo, ele se interessa muito por palavras-chave, mas também da valor a popularidade de seu site e as tags e links de cada página.

O sucesso de seu site em um mecanismos de busca é determinado pelo modo como os elementos da página em questão estão sendo trabalhados e se atendem aos critérios daquele mecanismo. O que podemos saber é que os principais critérios usados por todos eles são: o texto do site (palavras-chave), as tags tanto HTML quanto meta tags, os links do site e a popularidade.
Vamos detalhar um pouco mais esses elementos.

Texto


Este elemento é um dos mais importantes para qualquer site, sendo que, a importância maior desse texto são as palavras chave contidas nele, onde elas aparecem e a freqüência que elas aparecem. É por isso que temos agora uma indústria tão grande de marketing de palavras-chave em tão pouco tempo. As suas palavras chave fazem toda a diferença quando o motor de busca indexa o seu site para posteriormente apresentá-lo nos resultados de busca.

As palavras-chave tem que atender as expressões que os usuários ou visitantes em potêncial irão usar quando estão a procura pelo seu conteúdo, tópico ou produto contido em seu site. Para garantir que suas palavras chave serão eficientes temos que despender um bom tempo testando quais delas darão o melhor resultado para nosso objetivo. Isso implica em fazer pesquisas de palavras-chave, testa-las, para avaliar a real eficiência delas.

Tags


Existem na otimização dos motores de busca dois tipos de tags que são importantes para seu site: as meta tags e as tags HTML. Vendo pelo lado técnico as meta tags são tags HTML porém encontradas ou localizadas em uma parte bem específica de sua página. Temos duas metas tags consideradas as mais importantes: keywords e description.
A tag keyword é a lista de palavras-chave que você lista em seu site, um exemplo de meta keywords em uma página otimizada seria assim:

<meta name="keywords" content="pólo industrial, anúncios, artigos, produtos industriais, serviços industriais, marcas industriais, orçamento online, publicidade industrial" />

A tag description fornece uma breve descrição da página em questão, um exemplo de meta description em uma página otimizada seria assim:

<meta name="description" content="Encontre aqui produtos, serviços ou marcas industriais!"/>

Nem todos os motores de busca levam as meta tags em consideração por esse motivo, o seu site deve usar tanto as meta tags quanto outras tags HTML que iremos ver no próximo post ok.

Forte abraço a todos e tenha um ótimo final de semana.




[Estratégias de SEO - Links Quebrados Popularidade do Site]

27 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaBom dia pessoal, hoje dando continuidade ao estudo de Estratégias de SEO irei abordar o tema Links Quebrados, Popularidade do site e outros critérios a se considerar.

Links


O valor dos links está na relação que este link tem com o conteúdo da página e esses links precisam ser ativos e que levem o usuário a uma página real. Links que aprecem quebrados pode baixar seu posicionamento no ranking do motor de busca, que, no caso, podemos resolver facilmente com .htacces como por exemplo o que fiz para o portal Pólo Industrial:

No arquivo .htacces coloquei:

ErrorDocument 404 http://www.poloindustrial.com.br/pagina404.html

Isso retorna uma mensagem para o usuário de que o link que ele tentou acessar não existe mais e aguardando 4 segundos o arquivo redireciona para home do portal - veja aqui

Um segundo exemplo é para o site que desenvolvi de Móveis para Escritórios - Móveis Visual
Neste caso eu fiz o redirecionamento para a página de produtos do cliente - veja aqui

Os links sempre tiveram uma grande importância no modo como os sites são posicionados no ranking, e algumas pessoas percebendo isso deram início a um desenfreado abuso em relação a quantidade de links colocados em uma página e não faz muito tempo isso, mais ou menos quando o Google se tornou um grande nome no mercado.

Esse abuso de links estava dando início ao que chamamos hoje de SEO Black-Hat com suas "Fazendas de Links", que são sites com as páginas cheias de links. Claro que não demorou muito tempo para os admins dos motores de busca perceberem essas técnicas ilegais de otimização e, então, modificaram os critérios de seus algoritmos tornando as fazendas de links bem ineficazes, mas não deixe de confiar em links pois eles são muito importantes para o seu site pois mostram uma interatividade com a comunidade (outros sites), o que implica a legitimidade do seu site. Os links não são o único, nem mesmo o mais importante, critério para elaboração dos rankings, mas mesmo assim são importantes.

Popularidade


Antes mesmo de criar o seu site, é bom ter em mente em mais uma consideração que é a popularidade. Os critérios incluídos em muitos motores é relativo a quantidade de cliques que o seu link recebe quando ele aparece na busca feita por um usuário nos motores de busca. quanto mais o seu site for visitado a partir dos resultados de busca, mais alto será o seu posicionamento, não esquecendo que neste caso você pode encontrar um termo chamado Bounce ou Bounce Rate, que podem ter 2 interpretações. A mais natural que encontramos é que Bouce significa o usuário que entra em seu site atrávez de um resultado de busca e no mesmo instante clica no botão voltar do navegador retornando a página de resultados de busca. Mas existe também a interpretação que Bouce Rate são os usuários que entram em seu site e sai do mesmo sem visitar nenhuma outra página de seu site.
Então leve em consideração trabalhar a popularidade do site antes mesmo de criá-lo. Desperte o interesse das pessoas com propagandas, informativos, tutoriais ou até mesmo as famosas newsletters ou mail marketing. Depois que seu site for ao ar duplique esses esforços.
Esse mistério de posicionamento não é fácil, você otimiza seu site para os motores com objetivo de aumentar sua popularidade, as sua posição pode ser definida pela popularidade do seu site.
Não há uma fórmula mágica que lhe ajude a resolver essa charada. Tempo e Esforço consiste para atrair visitantes ao seu site.

Outros critérios a considerar


Outro elemento importante que devemos considerar é o texto no corpo do site que será examinado pelo crawler que o indexar. Neste texto deverá conter palavras-chave suficiente para obter atenção do crawler, mas não tanto como se estivesse "estufando" com essas palavras.

Tags alternativas para figuras também são importantes pois mostram uma breve descrição sobre o que é a figura ou gráfico de um site que não esteja sendo exibido corretamente. Essas tags são chamadas de Tags alt e Tags title. Essas tags são bons lugares para se colocar palavras-chaves com coerência.

Bom amigos mais uma etapa do estudo finalizada, para o próximo post iremos entrar no estudo para entender a otimização de sites, um pouco sobre Hosting e dicas de Domínio.
Um forte abraço e até o próximo post.




[Estratégias de SEO - Tags HTML]

21 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaBom dia amigos espero que o final de semana tenha sido tranquilo, dando continuidade a nosso estudo este post será a segunda parte do post anterior que aborda os elementos de uma página.

Sabemos que nem todos os motores de busca levam em consideração as meta tags e por esse motivo devemos usar também as tags HTML. Vejamos a seguir três tags HTML importantes para sua otimizção.

Title


Esta tag é aquela que forma o título do seu site, ela tem a seguinte aparência:

Digite seu Título Aqui

Após ter criado a tag title para o seu site, sempre que algum usuário acessá-lo o que foi colocado nesta tag irá aparecer no alto da página ou em alguns navegadores como IE acima do 7, Firefox ou Chrome, o título será mostrado na guia de navegação.

Cabeçalho H1

Os cabeçalhos de alto nível (H1s) é um elemento que os crawlers examinam quando estão visitando seu site. As palavras chaves deverão aparecer nos seus cabeçalhos H1 e nas tags HTML que você usar para criá-los, um exemplo de tag H1:

Digite seu Cabeçalho Aqui


Tag Anchor

Utilizamos as tags anchor para criação de links para outras páginas. Essa tag anchor pode levar o usuário para as outras páginas existentes em seu site, para um arquivo de som, imagem ou até mesmo para um download. Essa tag é de conhecimento geral praticamente todos usamos para poder criar links para outros sites, veja a aparência desta tag a seguir:


O link criado pode ser de preferência em formato texto, pois esse texto é onde a SEO entra em ação. Você mesmo pode ver em meus posts que eu faço uso da tag anchor para poder levar você para um outro post mais antigo onde abordei mais detalhadamente sobre alguma parte do texto.

Hoje foi um post curtinho mas importante, amanhã dando sequência iremos ver mais sobre links, popularidade e alguns critérios a mais que devemos considerar.
Tenha um dia tranquilo e de muito sucesso.
Abraços.




[Estratégias de SEO - Conheça o seu Alvo]

17 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaBom dia, hoje seguindo os estudos sobre Estratégias de SEO, vamos ver um próximo tópico que aborda sobre Conhecer nosso Alvo.

Devemos antes de iniciar uma criação, ter em mente quais motores de busca mais importantes iremos trabalhar. Além dos motores primários, secundários e objetivados, temos alguns outros tipos que são determinados pelo modo como as informações são inseridas no índice de busca ou catálogos. Vamos ver mais 3 tipos que são os seguintes:

  • Motores que usam Crawlers: praticamente todos os exemplo que discutimos ao longo deste estudo são dessa categoria e sabemos que o Google é o que tem a maior fatia do mercado. O Google tem um software que pode ser chamado de agente automatizado ou como conhecemos Crawler, que visita as páginas, lê e indexa tudo que encontra em seu gigantesco índice, esse processo se chama indexação. É o resultado desse índice que vemos na tela quando buscamos algo. E esses motores ainda tem capacidade de revisitar seu site , de acordo com um cronograma determinado pelo administrador;
  • Motores Operados Manualmente: neste caso, os motores de busca esperam que as pessoas submetam suas informações para formar um índice que será retornado quando for executada alguma consulta. Esses buscadores são muitas vezes chamados de catálogos ou diretórios. E um famoso exemplo é o Yahoo! que em um certo período ele foi buscador operado manualmente. Ele começou como uma lista de favoritos de duas pessoas que queriam organizar e compartilhar seus links favoritos. Vendo a necessidade da evolução o Yahoo! não é mais completamente controlado manualmente. Existe também no mercado um outro buscador que é controlado totalmente por seres humanos, chamado Mahalo que já está causando alguma revolução na web;
  • Motor Híbrido: Este motor trata-se de uma combinação dos dois tipos citados acima, é abastecido por ambos processos. Um motor híbrido permite que as pessoas submetam seus sites manualmente mas também tem um crawler que monitora a web em busca de novos sites para incluir em seu índice de resultados. Hoje a maioria dos buscadores estão nesta categoria híbridos, sendo que muitos são preenchidos quase totalmente por crawlers, outros permitem as pessoas inserir as informações dos seus sites;
É importante ter esse conhecimento pois o modo que seu site será indexado poderá ter influência sobre quando ele será indexado. Um exemplo é os motores que usam crawlers, a indexação pode demorar semanas ou até meses e a razão para isso é que os crawlers é uma aplicação automatizada. No caso dos que são operados manualmente, poderá ter uma política de que todas as informações que são submetidas irão passar por uma revisão para uma maior precisão, antes de ser inseridos no índice de resultados de busca.
Mesmo assim em ambos os casos essa precisão irá variar de acordo com o que está sendo buscado, por exemplo uma entrada no motor manual poderão ser tecnicamente mais precisas, mas a questão de busca usada é que determinará se os resultados desejados serão obtidos.

Agradeço a todos que estão participando deste estudo, a finalidade é realmente essa mesmo estudar e se aprofundar sobre este tema tão amplo que é a SEO.
Um forte abraço a todos e desejo ótimos negócios.




[Estratégias de SEO]

15 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaOlá amigos depois de um feriadão e a segunda feira para colocar a casa em ordem vamos continuar nossos estudos e hoje vamos abordar o segundo capítulo que o tema será voltado para Estratégias de SEO.

Todos sabemos que SEO da um grande trabalho e é preciso muito esforço para se otimizar os elementos certos do seu site, para que os motores de busca não apenas o encontrem, mas também indexem o seu site de forma que ele apareça nos melhores e mais altos resultados do ranking de busca. Todo esse esforço é de sua responsabilidade. Ainda não existem ferramentas capazes de arrumar todos os elementos de SEO para nós, por isso, temos que desenvolver todo o site com a SEO em mente, escolher as palavras-chave certas e usá-las nos lugares certos, equilibrar o seu site, determinar se os programas de pay-per-click e de inclusão paga são interessantes para você, usar as meta tags certas nos lugares certos, criar um excelente conteúdo e adicionar os links certos. Uffaa trabalhoso não? Mas não se deixe abater pela quantidade de trabalho. Com seu constante esforço e as estratégias que iremos abordar durante este estudo, logo iremos conquistar nossos objetivos de SEO. Neste capítulo que estamos entrando iremos ver os elementos e como eles afetam a SEO e como podemos criar e implementar estratégias que irá nos ajudar explorar o elemento em questão para nos ajudar atingir os objetivos da SEO.

Criando seu Site com a SEO em Mente


A otimização dos motores de busca (também conhecidos como mecanismos de busca ou buscador) é um conjunto de estratégias que melhoram o nível em que o seu site está posicionado no ranking dos resultados que os recebe ao fazer uma busca por uma palavra ou expressão-chave.

A citação acima não já está bastante familiar a você. O que provavelmente não sabe (AINDA) é como obter a SEO. Saiba que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. Em vez disso, a SEO precisa ser realizada em etapas. Se você implementar estratégias demais ao mesmo tempo, duas coisas irão acontecer:

Primeiro, você não conseguirá saber quais dos esforços aplicados tiveram sucesso. Implementar uma estratégia de cada vez possibilita que você determine quais estratégias estão funcionando e quais não estão;

Segundo, implementar estratégias demais ao mesmo tempo faz com que os esforços que estão dando certo se perca no meio da confusão. É como ter crianças demais correndo pela casa no fim de semana. Se não prestar atenção em todas elas (o que é praticamente impossível) pelo menos uma acabará se metendo em problemas.

A SEO tem um maior sucesso quando você se concentra em um esforço de cada vez. Um ótimo ponto de partida é se concentrar na maneira como seu site é construído. Uma das primeiras coisas que atraem um Crawler de motor de busca é o projeto de seu site. Tags, Links estrutura de navegação e conteúdo são apenas alguns dos elementos que atraem a atenção dos crawlers.

Antes de Construir seu Site


Um dos enganos mais comuns sobre a SEO é que ela só deve ser implementada depois de o site já ter sido criado. Isso pode ser feito sim, mas é muito mais difícil. Uma opção melhor é ter a SEO em mente antes mesmo de começar a construção do seu projeto, se possível. Mas se mesmo assim preferir, você ainda poderá implementar suas estratégias, mas será muito mais difícil incorporá-la.

Bom pessoal creio que essa parte dos estudos vai abrir muito nossa mente em relação a elementos e pretendo postar todos os dias ok. Quem estiver acompanhando um forte abraço e conto com seus comentários e sugestões.

Forte abraço e um grande dia de sucesso.




Tags deste artigo: nuvenus chovendus ipad app apple tecnologia software