Grupo: Bianka, Márcia Cristina e Patricia Cavalcante
O vídeo Mix e Remix nos esclareceu e nos fez refletir sobre os Direitos autorais, monopólio, domínio público, capitalismo, cultura e tudo que envolva a arte e criação, principalmente mostrando que por causa dos Direitos Autorais não é possível que a partir de algo pronto se crie algo novo.
Realizamos algumas leituras sobre o tema, tentando entender um pouco mais como funciona os direitos autorais, pesquisamos a lei que está sendo estudada para a revisão dos direitos autorais, como irá ficar depois de aprovada. O Ministro da Cultura (Juca Ferreira) no ultimo dia 20 prorrogou por mais 40 dias o debate sobre a revisão, alegando que ainda não se está claro de como irá ficar. Mas uma coisa é certa, não podemos estar burlando as leis do direito autoral, tudo o que se pega do outro é preciso citar, para que não haja incomodação no futuro.
Assim sendo, depois de todas essas leituras, construímos o Mapa conceitual, nos inspirando nos textos e no vídeo, já que com sua abordagem pudemos visualizar o quanto se ramifica e é extenso esse assunto. Para darmos continuidade, escolhemos construir uma História em Quadrinhos de uma forma popular e que a criançada pudesse entender.
Para a produção da História em Quadrinhos, foi nos mostrado e propostos alguns sites, e acabamos escolhendo o “TOODOO”, porque vimos que este site nos proporcionaria um leque grande de opções, é mais divertido, com cenários coloridos e vários personagens, estimulando a criatividade dos educandos.
Começamos planejando, escolhendo como seriam as tiras da HQ, em seguida criamos a história para que fosse mais fácil na hora de montar, mas nem sempre o que planejamos nos é proporcionado pelo site e aí começaram as adaptações, parece que não vamos conseguir, pois as idéias têm que conciliar com as ferramentas, porém acabou sendo prazeroso por conter também muitas opções.
Então, saiu esta historinha baseada na nossa realidade dentro da escola, não esquecendo dos detalhes do cenário, usando um pouco de humor através de um dialeto típico manézinho, expressando a problemática de forma sutil e engraçada.
Ai está o link para que vocês possam conferir.
http://www.toondoo.com/bookEmbed.jsp?bookid=221313
0sem comentários ainda