Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

NTE LIVRE

Espaço de registro do estudo sobre software livre e suas implicações nas escolas municipais de Florianópolis. Este estudo integra as ações de formação continuada dos auxiliares de tecnologia das salas informatizadas da Rede municipal de Ensino desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

0 comunidades

Nenhum(a)

0 amigos

Nenhum(a)

 Voltar a Retomando as...
Tela cheia

Diferenças entre Software Livre e Software Proprietário

8 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1566 vezes

GRUPO: Andressa Danielle Silva, Diane Schlieck, Gisely Córdova

O vídeo Rip a Remix foi de grande inspiração para que pudéssemos parar para refletir acerca dos direitos autorais, domínio público, cultura, entretenimento e também sobre mercados capitalistas e monopólios. Pensando que a ciência, a cultura e as artes, na maioria das vezes se inspiram em algo que já foi feito, descoberto, criado, fica complicado entender a lei dos direitos autorais que não possibilita que se faça uso de qualquer criação para uma nova criação.

Feito o mapa conceitual inspirado neste vídeo, nosso grupo decidiu abordar a problemática das diferenças entre software livre e software proprietário. A pesquisa sobre esse tema foi bastante simples, pois há diversas referências de sites que retratam este assunto, e a maioria deles possui uma linguagem bastante clara e acessível.

A atividade proposta foi de abordar os temas do mapa conceitual utilizando História em quadrinhos. Optamos por utilizar as ferramentas disponíveis na “Máquina de Quadrinhos”. Este site é bastante colorido, na língua portuguesa e traz os personagens da turma da Mônica. Porém, tivemos dificuldades com relação à poucas opções de cenários, balões e expressões dos personagens. Não é possível modificar o tamanho do texto sem modificar o tamanho do balão. Logo, são poucas opções de variação e todas já formatadas, ou seja, não é possível fazer nenhum tipo de edição seja em cenário ou personagem. No pacote que utilizamos também não conseguimos acentuar as palavras. orém, não estamos desmerecendo as ferramentas, acreditamos que seja uma excelente forma de começar a trabalhar as Hq's com os alunos, suas linguagens, cenários, temporalidades, visto que diante de poucas opções eles possam se concentrar no que é realmente mais importante na atividade, pois quando os alunos se veem diante de muitas opções de cores e etc, eles deixam de se preocupar com o conteúdo e passam a se concentrar somente na estética, nos detalhes.

Nossa história foi feita de maneira bem simples e com linguagem informal, num diálogo entre Cebolinha e Cascão. Tivemos um pouco de dificuldade em sintetizar todas as informações pesquisadas anteriormente, inclusive pelo fato de que o texto foi de primordial importância para a compreensão da história, uma vez que os elementos não textuais disponíveis não davam conta de transmitir a mensagem desejada. Acreditamos que a problemática foi respondida sim, porém sem se estender em detalhes, pois o objetivo de uma história em quadrinhos é que seja breve e dinâmica.

Acesse o link e confira a nossa história S.L X S.P.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.