Assistir ao vídeo “ Rip a remix: o manifesto” nos fez refletir sobre o tema Remixagem, levando-nos a obter mais esclarecimentos sobre o assunto. O tema proporcionou abordagens diversas como: cultura, leis, internet, direitos autorais, software livre, liberdade de expressão, entre outros, levando-nos a elaboração de um rico mapa conceitual.
A partir deste, nos foi solicitado uma pesquisa e a criação de uma história em quadrinhos em pequenos grupos, e o nosso grupo optou em aprofundar sobre a problemática: “Como fazer um remix?” Utilizar a tipologia textual: História em Quadrinhos (HQ) como dinâmica de apresentação, nos permitiu explorar e vivenciar na prática as possibilidades e riquezas desta forma de linguagem.
No site: www.toondoo.com, apresentado como uma das possibilidades para elaborarmos a HQ, encontramos boas opções de imagens, cenários e personagens para explorar e assim criar nossa história. Nossa dificuldade foi em expressar por meio de diálogos nossa temática, pois o assunto era muito complexo e tínhamos preocupação de fornecer detalhes de informações possíveis.
A leitura de textos informativos e a pesquisa em sites diversos esclareceu um pouco nossa problemática, pois o assunto requer compreensão de informações técnicas. O momento de socialização dos trabalhos foi muito produtivo. As experiências compartilhadas contribuíram para aprendermos um pouco mais sobre os temas abordados, para observarmos aspectos importantes na elaboração de Histórias em Quadrinhos e para conhecermos outros sites que trazem recursos para a criação de Hqs, como o www.maquinadequadrinhos.com.br. São experiências que irão auxiliar muito no nosso local de trabalho, nos dando novas possibilidades de trabalhos na Sala Informatizada.
Para acessar nossa história é só clicar aqui. Boa leitura!
0sem comentários ainda