Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

Nuvem de Marcadores

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog da comunidade

27 de Abril de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Espaço para os integrantes publicarem informações e trocarem idéias.


Pela Cultura Viva: Manifesto em SP

1 de Junho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 


Dando continuidade aos esforços para que o Programa Cultura Viva torne-se um projeto de Estado, contínuo, independente das cores partidárias que assumam os poderes do País, mais um ato aconteceu em prol desse marco na cultura brasileira.


O evento, que aconteceu no domingo (31), na Casa das Caldeiras, também homenageou o idealizador e executor do Programa Cultura Viva, no Ministério da Cultura, Ex-Secretário da SCC, Historiador e Escritor Célio Turino.

Assine o manifesto do Pela Cultura Viva: http://www.culturaviva.org.br
 
Fonte: Jornal iTEIA
 

 


Encontro Estadual de Pontos de Cultura de Santa Catarina

24 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

 

 

 

 
O Pontão de Cultura da UFSC, em parceria com a Representação Estadual de Pontos de Cultura, promove o Encontro Estadual de Pontos de Cultura nos dias 22 e 23 de maio em Lages.
 
Além dos Pontos e Pontões de Cultura, o evento reúne representantes regionais eleitos na Teia Sul 2010,   representantes catarinenses nos grupos de trabalho da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) - eleitos no Teia Nacional -, Tuxauás, Griôs e Aprendizes catarinenses, para debater e planejar ações integradas no estado.

Acompanhe as informações em tempo real pelo Twitter

Pontão Ganesha: http://twitter.com/pontaoganesha
Tuxáua Juliana Bassetti: http://twitter.com/juba7
Tuxáua Juliana Bassetti: http://twitter.com/_tuxaua
Tuxáua Thiago Skárnio: http://twitter.com/skarnio
Hashtag: #PontosSC

Acompanhe as informações em tempo real pelo site da Teia Sul
www.teiasul.org (link “A rede agora”)

Outras informações: www.pontao.ufsc.br

 

 


Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais

24 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

 

Lançado pela Revista Fórum e pela Fundação Banco do Brasil, o concurso tem o objetivo de continuar dando visibilidade e estímulo às experiências bem sucedidas com tecnologias sociais reaplicáveis e de baixo custo dentro das escolas e espaços de ensino não-formal.

 

A primeira edição alcançou mais de 3 mil inscritos em todo país e descobriu centenas de propostas inovadoras de como trabalhar as tecnologias sociais como processos educativos de grande impacto. A ideia é que a iniciativa cresça ainda mais e revele o quanto os professores já tem se apropriado do conceito e como eles têm transformado o cotidiano escolar de todo país.


As 5 experiências vencedoras do ano passado revelaram uma diversidade de temas e aplicações – os exemplos passam pela criação de um forno solar por alunos, até a criação de uma farmácia viva na escola, passando por formas de motivar alunos surdos através da arte.

 



Tutorial de Python para iniciantes

20 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 33 comentários

 

 

 

 

 

Tutorial de Pyhton online e gratuito para iniciantes nesta sexta-feira, dia 21 de maio de 2010.



Mais informações podem ser obtidas em:



http://blog.xiru.org/2010/05/cursos-e-tutoriais-maio-de-2010.html

Visite o blog: http://blog.xiru.org e saiba mais sobre tutorais e cursos à distância sobre software livre.


 



Edital de Convocação de Membros para Compor a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura 2010

20 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 
 

Edital de Convocação de Membros para Compor a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura 2010

Inscrições até 14 de julho


Atualizado em 17 de maio de 2010

Portaria de Retificação

___________________________________________

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com seu processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2011/2012. O Edital, publicado no Diário Oficial da União no último dia 7, torna pública a abertura das inscrições e traz como novidade uma metodologia que visa ampliar a representatividade das cinco regiões brasileiras em seu plenário.

 

O processo de habilitação dos representantes da sociedade civil organizada para indicarem os membros que comporão a CNIC será realizado entre os dias 13 de maio e 14 de julho de 2010. Poderão participar do processo as entidades de caráter associativo de âmbito nacional representativas de setor cultural, artístico ou do empresariado nacional, devendo preencher o Formulário de Inscrição e encaminhar toda a documentação das seguintes formas:

 



Direito à Cultura!

18 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

 Imagem sob licença Creative Commons

 

 

 

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA


DIREITO, NÃO PRIVILÉGIO

 


Marcelo Dino Fraccaro

Consultor PNUD/MinC

 

 

A Constituição Federal de 1988, conforme seu Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo II, garante como direitos sociais em seu Art.6º, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

 

É conhecida como “constituição cidadã”, justamente porque, contrariando a lógica das cartas anteriores, busca reforçar o primado do cidadão frente ao Estado. Tal avanço, inserido no contexto histórico do processo de redemocratização em meados da década de 1980, contribuiu que fossem abertas possibilidades reais para o necessário protagonismo da sociedade civil e sua participação efetiva na reordenação política do país.

 



Manifesto pela Cultura Viva

14 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

 

Clique aqui para assinar

 

Nós, cidadãos brasileiros, reconhecendo que a cultura de um povo é capaz de determinar o seu destino, convocamos a todos que se preocupam com a cultura brasileira a apoiar este manifesto. Sabemos que sua produção artística, a diversidade de sua expressão simbólica, suas relações sociais e seu imaginário são capazes de fecundar utopias e ampliar as possibilidades de atuação política deste povo. Tudo isso amplia sua capacidade de intervir e transformar sua realidade social, contribuindo para a construção de um país mais justo, mais humano e mais feliz.

 

Nossa cultura, gestada e enraizada nas entranhas do Brasil, é pulsante, criativa e forte. Queremos garantir esta Cultura Viva! Queremos continuar a “desesconder” o Brasil, reconhecendo e reverenciando a cultura de um povo capaz de assumir sua história e construir no presente, o futuro desejado. Queremos garantir a expressão da pluralidade brasileira, esta revolução silenciosa que fazemos, trazendo os atores de baixo para cima, na construção de uma memória presente, através das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura.

 

É preciso reconhecer nossa latente criatividade e afirmar que nós, atores sociais, produzimos cultura e, portanto, fazemos a nossa história. Nesse sentido, os Pontos de Cultura cumprem um importante papel no confronto aos padrões produtivos hegemônicos, intervindo na democratização dos meios de produção e acesso à cultura, valorizando as demandas produtivas de parcelas da população que anteriormente foram alijadas do acesso ao recurso público, não sendo reconhecidas em seus direitos e possibilidades históricas. Incentiva a preservação e promove a diversidade cultural brasileira, contemplando manifestações culturais de todo o país, reconhecendo a cultura em toda a sua complexidade, desde as que ocorrem nas grandes cidades, em favelas e periferias, às que se encontram em pequenos municípios, ou em aldeias indígenas, assentamentos rurais, comunidades quilombolas e universidades. Sempre preservando a autonomia, visando o exercício máximo da potência de cada sujeito envolvido e reconhecendo os Pontos como protagonistas da sua realidade.

 

Por isso, estamos propondo a criação de uma Lei que garanta os princípios desta Cultura Viva e a torne uma política de Estado. Queremos a Lei Cultura Viva!

 



Marco Civil da Internet - Seus direitos e deveres

12 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

 

Regras de responsabilidade civil para provedores e usuários. Medidas para preservar a liberdade de expressão e a privacidade. Princípios e diretrizes para garantir o bom funcionamento da rede. Essa é, em linhas gerais, a temática do processo colaborativo para estruturar o Marco Regulatório Civil da Internet, lançado no dia 29 de outubro pelo Ministério da Justiça (MJ) em parceria com a Fundação Getulio Vargas.

 

O blog que concentrará essa construção coletiva está hospedado na página do Fórum da Cultura Digital Brasileira, no endereço www.culturadigital.br/marcocivil. O Fórum constitui uma rede permanente de formulação e construção de consensos por meio da qual atores governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado consolidarão diretrizes para uma política pública da área. Sua realização é propiciada por parceria do Ministério da Cultura com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

No dia 8 de abril de 2010 foi reaberto o debate público do Marco Civil da Internet no Brasil. Nesta fase, a discussão tem por base a minuta preliminar de anteprojeto de lei elaborada pela equipe do Ministério da Justiça, em parceria com o Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas-RJ, a partir das contribuições recebidas na primeira fase.

 

Nos próximos 45 dias, até 23 de maio, a sociedade poderá novamente opinar sobre as regras propostas para garantir direitos, determinar responsabilidades e orientar a atuação do Estado no desenvolvimento da rede mundial de computadores.  Em seguida, uma nova versão do anteprojeto irá incorporar o resultado dessa segunda fase e deve ser enviado até o final de junho ao Congresso Nacional.

 

Mais uma vez, a participação plural da sociedade é essencial. Participe e divulgue.

 


 

 

 



Direitos Autorais

12 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Porque os ‘direitos de autor’ devem voltar à sua intenção original

 

 

 http://culturadigital.br/

Tradução livre do Editorial do
“The Economist”, em 08/04/2010:


Copyright and wrong – Why the rules
on copyright need to return to their roots

Quando o Parlamento decidiu, em 1709, criar uma lei que protejesse os livros da pirataria, as editoras e livreiros com sede em Londres, que vinham clamando por proteção, ficaram extasiados. Quando a Rainha Anne deu seu parecer favorável em 10 de abril do ano seguinte — em data que completa 300 anos esta semana — ao que considerou “um ato para o encorajamento da aprendizagem”, eles já não pareciam tão entusiasmados. O Parlamento concedeu-lhes direitos de proteção, mas estabeleceu um limite de tempo para tal: 21 anos para os livros já impressos e 14 anos para as novas publicações, com um adicional de 14 anos caso o autor ainda estivesse vivo ao final do primeiro mandato. Depois do período de proteção, todo este conteúdo entraria em domínio público, estando liberado para que qualquer um possa reproduzi-lo. Os parlamentares fizeram valer sua intenção de equilibrar o incentivo à criação com o interesse que a sociedade tem no acesso livre ao conhecimento e a arte. O Estatuto de Anne, assim, ajudou a fomentar e canalizar a onda de criatividade que a sociedade iluminista e seus sucessores empreenderam deste então.

Nos últimos 50 anos, porém, o equilíbrio foi alterado. Em grande parte graças aos advogados e lobistas da indústria do entretenimento, o escopo e duração da proteção dos direitos autorais aumentou muito. Nos Estados Unidos, detentores de direitos autorais obtiveram proteção de 95 anos como resultado de uma prorrogação concedida em 1998, ato que foi ironizado pelos críticos como o “Mickey Mouse Protection Act”. Moções em curso estão apelando para uma proteção ainda maior, e tem havido esforços para introduzir termos semelhantes na Europa. Tais argumentos devem ser combatidos: é hora de fazer a balança voltar ao prumo.



"A arte de dar nós em buraquinhos... tecendo a rede”

6 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Formação para o registro de memória e histórias de vida através da metodologia do Museu da Pessoa e apropriação tecnológica para uso de softwares livres.


CONVITE

Dando continuidade ao ciclo de formação para os Pontos de Cultura do Vale do Ribeira interessados em desenvolver e/ou aperfeiçoar projetos de registro de memória e histórias de vida e de conhecer e/ou aprofundar na discussão sobre uso e difusão de Software Livre, o Ponto de Cultura “Caiçaras”, através do Pontão de Cultura Brasil Memória em Rede/Museu da Pessoa e do Pontão de Cultura “Nós Digitais”, realizará nos dias 13 e 14 de Maio o primeiro módulo do curso “Software Livre e Revolução Midiática”.

Além disso, no dia 12 de maio haverá o encontro dos Pontos de Cultura da Macro-região Vale do Ribeira que visa dar andamento a articulação desses projetos em relação a diversas questões, como: administrativas, financeiras, operacionais, etc, afim de apoiar as organizações que estão com dificuldades de iniciar seus projetos e fomentar a troca de experiências entre as que estão caminhando.


PROGRAMAÇÃO
(sujeita a alterações)

Quarta-feira – 12 de maio
9h-12h - Chegada dos participantes
14h – Reunião dos Pontos de Cultura da Macro - Vale do Ribeira (gestão, comunicação, articulação, prestação de contas, tecnologias, etc)

Quinta-feira – 13 de maio
08h – Café da manhã
09h – Curso de “Software Livre e Revolução Midiática”
13h – Almoço
14h – Curso de “Software Livre e Revolução Midiática”
19h – Jantar
22h – Apresentações culturais, feira de trocas, sarau e palco aberto

Sexta-feira – 14 de maio
08h – Café da manhã
09h – Curso de “Software Livre e Revolução Midiática”
13h – Avaliação e encaminhamentos
14h – Almoço
15h - Retorno dos participantes



Tags deste artigo: nós digitais blog