Espaço para os integrantes publicarem informações e trocarem idéias.
Vivência em Metareciclagem
22 de Outubro de 2014, 11:02 - sem comentários aindaVivência aberta visando colaborar com a construção de um novo espaço hackativo em São Carlos.
Ocupando um novo espaço cultural que vem sendo ocupado poe divesos grupos culturais da cidade, o Pontão Nós Digitais chega somando com a ação de metareciclagem.
Nesta quinta, dia 23 e na próxima dia 30 das 14h ás 18h. não é necessária inscrição prévia.
Só chegar!!!
Endereço: Rua Getúlio Vargas 2311 , São Carlos - SP
Teia Nacional da Diversidade 2014
19 de Maio de 2014, 20:43 - sem comentários aindaNesta semana (19 a 24 de maio) estamos participando da Teia Nacional da Diversidade 2014 em Natal – RN. Cujo o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (IV FNPC) é parte e acontece nos dias 19 e 20 de maio. Os trabalhos iniciaram esta manhã, com a abertura e a leitura do regimento do IV FNPC. Atividades que contaram com um pouco de conturbação e contestação como costuma ser e é esperado. Tudo faz parte da diversidade e da multiplicidade na qual estamos imersos. Algumas mudanças na programação pré-definida, afinal tudo se alonga porque somos muitas pessoas vindas de muitos lugares que querem falar, trocar se fazer presente das mais variadas formas. No fim da tarde tivemos a "Mesa Cultura Viva" com a presença de Célio Turino e Pedro Vasconcellos, falando e avaliando um pouco da trajetória do Programa Cultura Viva e seus horizontes.
A noite termina com a discussão no Grupo de Trabalho Estadual. A Teia transborda em muitas teias e nós estamos assim transbordando, conhecendo, trocando e vivenciando.
Para acompanhar ao vivo a Teia da Diversidade acesse aqui
Programação N'GOMA Tec
11 de Março de 2014, 17:02 - sem comentários aindaEstamos na semana do N'GOMA Tec, nos últimos preparativos para receber tod@s aqueles que venham para somar e trocar conosco. Expectativa de muitos encontros e re-encontros para seguir somando na caminhada.
As atividades do encontro são abertas à participação de qualquer interessad@, pedimos apenas que preencha o formulário aqui.
Aguardamos a presença de todxs.
Até breve!!!
Aditamento de convênio com o MinC
3 de Fevereiro de 2014, 15:34 - sem comentários aindaCom alegria informamos que o prazo de execução do convênio junto ao Ministério da Cultura que viabiliza as ações do Pontão Nós Digitais foi aditado até junho de 2014.
A continuidade do convênio por mais 6 meses garante que permaneçam as ações dos projetos especiais já em andamento, a realização de oficinas abertas para grupos que já manifestaram interesse anteriormente e a elaboração de novos produtos digitais.
Vamo que vamo!!! Até junho com a garantia de recursos financeiros para seguir com o projeto fortalecendo na caminhada e somando junto d@s parceir@s.
ESC 2: O sinal vai longe... Pela reforma agrária do ar!
9 de Dezembro de 2013, 15:43 - sem comentários aindaDe 26 a 28 de novembro aconteceu a Conferência Internacional Espectro, Sociedade e Comunicação 2 (ESC2) . Essa foi a segunda edição da conferência e aconteceu na PUC-Rio(Rio de Janeiro) sob a coordenação do Laboratório do Departamento de Informática da PUC-Rio. A conferência reuniu radialistas, engenheiros, desenvolvedores de software e ativistas de padrões livres para os meios de comunicação.
Os dias foram repletos de discussões sobre a importância do espectro livre, que é baseado no entendimento do ar e do espectro como um bem comum, ou seja, podemos utilizar esse ar para transmitirmos o conteúdo que quisermos com total liberdade desse espectro, já que os dois não tem proprietários. Também foi discutido o conceito de multiprogramação, que possibilita 4 programações no mesmo canal e discussões sobre as possibilidades de experimentação de transmissão via rede mesh, que permite a utilização de um dispositivo comum que pode ativar a comunicação para que aconteça, por exemplo, um bate papo sobre o que está sendo veiculado via rádio. Esse conceito viabiliza maior interação entre quem está do outro lado dá rádio e pode ser utilizado para formações continuadas e fortalecimento da relação entre interlocutor e ouvinte, tirando o ouvinte desse lugar e o levando para o campo do ativo, daquele que faz parte da produção daquele programa.
No segundo dia aconteceu uma oficina sobre o Ginga-NCL, que é um movimento fundamental da capoeira e no caso das rádios também, pois é um middleware que permite o desenvolvimento rápido e fácil de aplicações que podem contribuir para a construção colaborativa de sistemas que possibilitem maior interação do público e das rádios. Por ser uma especificação aberta, de fácil aprendizagem e livre de royalties, permite que todos os brasileiros produzam conteúdo interativo, o que mudam o panorama atual dentro da rádio brasileira, que é dominado por grandes empresas. E o mais bacana é que os próprios usuários podem editar colaborativamente o aplicativo.
Também fez parte da conferência a construção colaborativa de uma carta para o ministérios das comunicações, com projeto de financiamento de pesquisa em rádio digital, com a seguinte proposta:
- Abarcar a diversidade de atores/as através do uso do espectro sem restrição de faixas para pesquisa.
- Possibilitar o desenvolvimento de novos padrões (por exemplo redes mesh) e usos mais experimentais.
- Possuir múltiplas faixas sem necessidade de obtenção desse tipo de permissão em cada banda do espectro.
- Espectro Livre (experimentação e liberdade de expressão) combinado com o Open Spectrum (associado à inovação mercadológica).
- Criar uma rede pública de pesquisa multidisciplinar.
Ainda dentro da redação colaborativa da carta foi discutido o que poderia ser apresentado como Lei de Meios:
- Que evite a barreira de entrada, como por exemplo a imposição de parâmetros técnicos mínimos (caso da Argentina).
- Que seja inclusivo e não marginalizante, incluindo por exemplo imigrantes e estrangeiros como atores/as.
- Que permita a regulação em diversas instâncias (estadual, municipal), ao invés de ser uma regulação federal única.
- Estabelecendo a complementaridade de uso do espectro sem confundir a liberdade de expressão com um sistema de outorgas.
E decidido qual caminho seria trilhado para a construção da carta aberta do Conselho Consultivo do Rádio Digital:
- Para que a Portaria 290/2010 (em anexo) seja respeitada e levada em consideração.
- Utilizar o Ginga como o sistema de interatividade do rádio digital e interoperável com a tv digital.
- Permitir a multiprogramação.
- Adoção de tecnologias abertas como DRM sendo base do SBRD através da incorporação de melhorias desenvolvidas no Brasil, excluindo tecnologias cobertas por royalties que possuam sobreposição de recursos já implementadas pelo Ginga; que permitam o desenvolvimento local; que estimule a colaboração com outros países; e outros objetivos que devem ser explicitados.
- Que os receptores suportem as tecnologias definidas pela norma.
- Que os receptores funcionem em todas as bandas (OM, OT, OC e VHF).
- A carta deve conter uma afirmação explícita de que emissoras comunitárias não devem ser discriminadas no processo de digitalização do espectro.
- A decisão do padrão não é meramente técnica. É preciso apresentar claramente como a escolha do DRM representa uma decisão estratégica com a política de desenvolvimento e integração com outros países.
- Exclusão de tecnologias que necessitem de licenças e certificações que saiam da esfera pública.
- Criação do fórum do SBRD dialogando com o fórum do SBTVD de filiação aberta, gestão democrática e participação da academia.
- O rádio digital deve reforçar a redução da desigualdade social do país como um dos processos norteadores da decisão do padrão.
- A exclusão do HD Radio da análise do governo com o intuito de adoção no Brasil dada a notável incompatibilidade do sistema com a portaria:
- Codec de áudio é segredo industrial
- Licenciamento da tecnologia proprietária é feito por uma única empresa somente, o que caracteriza um monopólio
- O HD Radio não funciona em todas as faixas de frequência
- O HD Radio não proporciona a otimização do uso do espectro.
- A digitalização do rádio pede uma nova lei de meios.
A carta na integra pode ser conferida aqui.
Oficina aberta Fazenda Roseira
6 de Novembro de 2013, 12:35 - sem comentários aindaDias 24 3 25 de outubro o Pontão Nós Digitais contribuiu para a construção do espaço Afro HACKER no Ponto de Cultura Comunidade Jongo Dito Ribeiro. A Comunidade é a guardiã da Casa de Cultura Fazenda Roseira, espaço destinado ao público geral e interessados em cultura negra em Campinas e região. Trata-se de uma casa grande da antiga fazenda Roseira que, no processo de concessão do loteamento da fazenda, ficou destinada como Equipamento Público Comunitário. Um processo importante, descrito no vídeo Nossa Casa Ninguém Leva. A comunidade ocupou o espaço e desde então vem desenvolvendo inúmeras atividades, principalmente relacionadas com a cultura afro - brasileira e de formação da lei 10639/03 para docentes e discentes.
O Afro HACKER é o espaço de cultura digital pensado para a Roseira que vem sendo construído com a colaboração de diversos parceiro a partir de doações de máquinas. O Nós digitais chegou para somar com a instalação e atualização das maquinas para que o espaço possa finalmente ser inaugurado.
Participaram da oficina dez pessoas, que integram diversos grupos culturais ligados à Casa de Cultura Fazenda Roseira, todxs colocaram a mão na massa para instalação das máquinas. Junto às instalações nosso facilitador Chico Simões pode abordar as temáticas: o que é software livre e sua importância, particionamento de hds para instalação de Linux, interfaces gráficas e distribuições GNU/Linux e história do Linux para aquelxs que tinham menos experiência e contato com software livre.
Saímos fortalecidos por somar nessa caminhada.
Fazem parte da construção do Afro HACKER: Nós Digitais, Unicult Campinas, Nina Griô, CDI Campinas, Rede Mocambos, Casa de Cultura Digital, IBECA, Ponto de Cultura IBAÔ.
Oficina Aberta Agência Popular Solano Trindade
31 de Outubro de 2013, 11:24 - sem comentários aindaNos dias 22 e 23 de outubro aconteceu na sede da Agência Popular Solano Trindade, Capão Redondo zona sul de São Paulo, mais uma de nossas oficinas abertas de edição de vídeo. A oficina teve como facilitadora Sília Moan e contou com: apresentação dos trabalhos do Pontão Nós Digitais, introdução a formatos de documentação livre, instalação do Ubuntu 12.10 nos três computadores da entidade com apresentação de recursos básicos do sistema e instalação do Kdenlive (Software Livre utilizado para a edição dos vídeos), Gimp, Krita e Inkscape.
A Agência Popular Solano Trindade é uma entidade que tem como objetivo viabilizar financeiramente produções artísticas da periferia, pensando formas de autofinanciamento e sustentabilidade econômica. A Agência hoje atua em três linhas principais de ação:
“FOMENTO - a empreendimentos e ações culturais, através da criação de um Fundo Popular de Cultura e da Linha de Crédito Cultural, gerenciada em parceria com o Banco Comunitário União Sampaio.
PRODUÇÃO - cultural ampliando a democratização do acesso aos meios de produção, através da criação de uma moeda cultural;
COMERCIALIZAÇÃO - fortalecendo o escoamento e novos espaços de comercialização.”
A Solano Trindade possui também uma moeda social, chamada de “MOEDA CULTURAL”, que tem como objetivo facilitar a troca de serviços culturais entre grupos e produtores locais. A proposta é fortalecer a economia local, desenvolvendo um arranjo produtivo local da cultura.
Devido a característica agregadora e a inserção que possuí no bairro a oficina teve participação de outros grupos existentes na região, como: Atelie PopulArte, Afromix e o Terreiro de Umbanda Ogum Guerreiro.
No total a oficina contou com a participação de nove pessoas que foram dividida em três grupos, cada um produzindo um vídeo com imagens já colhidas anteriormente.
Os vídeos finalizados foram:
“Protesto” - http://vimeo.com/77618761
“Terreiro de Umbanda Ogum Guerreiro” - http://vimeo.com/77630593
Para mais informações sobre a Agência Popular Solano Trindade acesse aqui.
Oficina Aberta Instituto Cultural Janela Aberta
16 de Outubro de 2013, 18:27 - sem comentários aindaAconteceu nos dias 7 e 11 de outubro mais uma das nossas oficinas abertas, desta vez a ação foi feita com nossos “vizinhos” do Instituto Cultural Janela Aberta.
O Instituto Cultural Janela Aberta é uma associação sem fins lucrativos que busca, através de parcerias público-privadas, dar suporte e incentivo à produção artística local, funcionando como uma incubadora de artistas. Os associados do Instituto têm a possibilidade de utilizar a infraestrutura do Instituto gratuitamente para a realização de ensaios, cursos, exposições e apresentações, além de contar com serviços de assessoria técnico-teórica, auxílio na formação de público e na divulgação de seus trabalhos. Além da função de incubadora, pensando na formação cultural da comunidade são-carlense como um todo, o Janela Aberta também abre espaço para aqueles que desejam ter contato com produções artísticas como apresentações musicais, filmes, oficinas, palestras, etc, buscando sempre realizar eventos gratuitos ou a preços populares, a fim de democratizar o acesso à arte.
A oficina realizada foi de edição de vídeo com o Kdenlive e teve a presença de seis membros da instituição. O início da oficina contou com uma breve introdução sobre a importância de disseminar o conhecimento livre e os por quês da utilização de Softwares Livres em produção de conteúdos livres e os primeiros passos para utilização do Kdenlive. Já no segundo dia de oficina foi de mão na massa, o grupo trabalhou com vídeos institucionais que estavam parados devido a falta do empoderamento técnico necessário para edição.
Agora o Janela Aberta segue nas finalizações dos vídeos para em breve colocá-los para circular. Ficamos no aguardo dos produtos finais e felizes por contribuir em mais uma caminhada.
Site do Janela Aberta - http://janelaaberta.art.br/
III Fórum da Internet no Brasil
3 de Setembro de 2013, 10:48 - 109 comentáriosComeça hoje, em Belém-PA, o III Fórum da Internet no Brasil, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br. A realização, que acontece entre os dias 3 e 5 de setembro, receberá também o Pré Fórum de Governança da Internet - IGF, reunindo assim importantes pautas sobre governança e uso da internet no Brasil.
Participam do Fórum diversos setores governamentais, empresariais, acadêmicos e do terceiro setor, sociedade civil e todos interessados em participar desta construção. A programação do evento é dividida em trilhas temáticas, organizadas nos seguintes temas: “Universalidade, Acessibilidade e Diversidade”, “Inovação Tecnológica e Modelos de Negócios na Internet”, “Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet”, “Privacidade, Inimputabilidade da Rede e Liberdade de Expressão” e “Neutralidade de Rede”.
Todas as trilhas e debates serão transmitidos ao vivo pela internet através do link http://nic.br/aovivo/forum/
Mais informações sobre o III Fórum da Internet no Brasil no site http://www.forumdainternet.cgi.br
Kdenlive no Ponto de Cultura Arte Brasil
22 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAs Oficinas Abertas continuam acontecendo e esse mês, nos dias 17 e 18 de julho, foi a vez do Ponto de Cultura Arte Brasil, de Barretos/SP, receber a atividade.
A demanda apresentada pelo Ponto, que realiza um trabalho de enraizamento da capoeira na cidade, foi a de edição de vídeos em software livre. Mais de 20 pessoas participaram da Oficina, que abordou aspectos práticos do Kdenlive e suas ferramentas, assim como conceitos e fundamentos das tecnologias livres e estética e linguagem audiovisual.
Na prática da oficina 2 materiais foram finalizados e já estão disponíveis nos seguintes links http://www.youtube.com/watch?v=URLYkUUxiJw&feature=youtu.be e http://www.youtube.com/watch?v=W-h7sA4vePk&feature=youtu.be
Visite nossa wiki e acompanhe o relato completo realizado por Sília Moan, que conduziu a atividade.