Nos dias 22 e 23 de outubro aconteceu na sede da Agência Popular Solano Trindade, Capão Redondo zona sul de São Paulo, mais uma de nossas oficinas abertas de edição de vídeo. A oficina teve como facilitadora Sília Moan e contou com: apresentação dos trabalhos do Pontão Nós Digitais, introdução a formatos de documentação livre, instalação do Ubuntu 12.10 nos três computadores da entidade com apresentação de recursos básicos do sistema e instalação do Kdenlive (Software Livre utilizado para a edição dos vídeos), Gimp, Krita e Inkscape.
A Agência Popular Solano Trindade é uma entidade que tem como objetivo viabilizar financeiramente produções artísticas da periferia, pensando formas de autofinanciamento e sustentabilidade econômica. A Agência hoje atua em três linhas principais de ação:
“FOMENTO - a empreendimentos e ações culturais, através da criação de um Fundo Popular de Cultura e da Linha de Crédito Cultural, gerenciada em parceria com o Banco Comunitário União Sampaio.
PRODUÇÃO - cultural ampliando a democratização do acesso aos meios de produção, através da criação de uma moeda cultural;
COMERCIALIZAÇÃO - fortalecendo o escoamento e novos espaços de comercialização.”
A Solano Trindade possui também uma moeda social, chamada de “MOEDA CULTURAL”, que tem como objetivo facilitar a troca de serviços culturais entre grupos e produtores locais. A proposta é fortalecer a economia local, desenvolvendo um arranjo produtivo local da cultura.
Devido a característica agregadora e a inserção que possuí no bairro a oficina teve participação de outros grupos existentes na região, como: Atelie PopulArte, Afromix e o Terreiro de Umbanda Ogum Guerreiro.
No total a oficina contou com a participação de nove pessoas que foram dividida em três grupos, cada um produzindo um vídeo com imagens já colhidas anteriormente.
Os vídeos finalizados foram:
“Protesto” - http://vimeo.com/77618761
“Terreiro de Umbanda Ogum Guerreiro” - http://vimeo.com/77630593
Para mais informações sobre a Agência Popular Solano Trindade acesse aqui.
0sem comentários ainda