Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Projeto Noosfero

Noosfero

Chat sobre Noosfero no
cannal IRC #noosfero-br
na freenode.net

Se preferir existe uma
interface web
para entrar no Chat.

 Voltar a Blog do proj...
Tela cheia Sugerir um artigo

A versão 0.31 do Noosfero foi lançada!

13 de Maio de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 839 vezes

A versão 0.31.0 do Noosfero foi lançada!Elementais-juntos

Abaixo descrevemos as novas funcionalidades e melhorias incluídas nessa versão:

Novos pontos para adicionar plugins

Plugins são muito úteis para adicionar novas funcionalidades e/ou extender as existentes. Informações sobre plugins no Noosfero estão disponíveis na página de desenvolvimento do Noosfero.

Esse lançamento inclui novos pontos onde os plugins podem ser utilizados e acesso aos arquivos públicos do plugin (AI:1996). Com isso, os novos plugins podem adicionar conteúdo extra nas páginas relacionadas com produtos, como busca e catálogo e os plugins podem utilizar seus próprios arquivos de javascript e CSS.

Bloco de fãs

O Noosfero possui 3 tipos de perfis: pessoa, comunidade e empreendimento. Os usuários não podem pedir para entrar em um empreendimento, apenas o administrador pode adicionar o usuário como membro. Dessa forma, se uma pessoa não é membro mas quer associar seu perfil ao empreendimento, ele pode adicionar como empreendimento favorito.

Essa funcionalidade inclui o FansBlock (AI:356), um novo bloco que está disponível apenas para empreendimentos e lista as pessoas que adicionaram o empreendimento como favorito.

Fans block

Bloco listando os "fãs" do empreendimento

Nova opção para os blocos

Essa funcionalidade inclui uma nova opção para visualização dos blocos. Os usuários agora podem escolher mostrar um bloco em todas as páginas exceto na página inicial do perfil (AI:1981), disponibilizando mais opções para a customização dos perfis.

Options for block visualization

Nova opção para visualização dos blocos

Mais flexibilidades para os temas

Cada perfil pode ter seu próprio tema, então foram incluídas algumas mudanças para permitir mais flexibilidades para os temas:

  • Adicionamos =class= no =body= se a página visualizada é página inicial do perfil (AI:1988)
  • Alteramos o código de compartilhamento para permitir que os temas definam o ícone do addthis (AI:1982)
  • Separamos o nome do autor, data e link para os comentários nos posts do blog (AI:1997)

Novo template '2leftbars'

Com essa nova funcionalidade, os usuários tem mais uma opção de template para utilizar nos seus perfis. O novo template 2leftbars (AI:1979) posiciona as duas barras laterais no lado esquerdo do perfil.

 

Template 2leftbars

Template com as duas barras laterais à esquerda

Pequenas melhorias

Esse lançamento também inclui pequenas mudanças para melhorar o Noosfero. Agora há um link para editar o template de empreendimento inativo no painel de controle do administrador (AI:1934) e os administradores podem incluir blocos de HTML puro (AI:1985) nos perfis. Além disso, nós finalizamos a implementação de domínios por perfil (AI:1465)

Lista completa das alterações

http://noosfero.org/Development/NoosferoVersion00x31x00

Repositório do Noosfero

http://download.noosfero.org/debian/

Sobre o projeto Noosfero

O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, RSS, discussão temática, agenda de eventos e chat num mesmo sistema! O Noosfero utiliza a linguagem de programação Ruby com framework Rails e, portanto, suporta bancos de dados, PostgreSQL, MySQL, SQLite entre outros.

Mais informações sobre o projeto Noosfero podem ser encontradas no seu site oficial: noosfero.org. Informações sobre suporte comercial e serviços relacionados podem ser obtidas com a Colivre.


Tags deste artigo: noosfero release plugins 0.31

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.