Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Exibição gratuita do filme 10 táticas para transformar informação em ação

22 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1215 vezes


19/02/2010 - O filme 10 táticas.para transformar informação em ação mostra como o uso de aplicativos e plataformas de redes sociais como Google Earth, Twitter e Facebook podem ser usados para tranformações sociais positivas. O filme apresenta dez estratégias para transformar informação em ação, sendo especialmente importante para os interesssados nos usos de novas mídias, ativistas e militantes, em geral.

Stephanie Hankey, co-fundadora da ONG Tactical Technology Collective, realizadora do filme, explica: “A tecnologia e as mídias sociais revolucionaram a comunicação e a maneira de criar campanhas por causas locais ou globais. Podemos ver o poder dessa nova forma de comunicação na maneira como se acenderam os holofotes para a opressão sofrida pela população do Iraque e da Birmânia, recentemente, o que fez pressão nos governos daqueles países.”

“Usar tecnologia e mídias sociais também podem, no entanto, apresentar riscos enormes para os indivíduos em termos de segurança e visibilidade. Por isso, o filme fornece conselhos práticos por meio de histórias inspiradoras de grupos de direitos humanos que têm usado a tecnologia para maximizar o impacto do seu trabalho”, acrescenta Stephanie.

São contadas histórias de 25 ativistas de todo o mundo que têm usado com sucesso informações e tecnologias digitais para criar mudanças positivas. Isso inclui a história de Noha Atef, cujo blog, TortureinEgypt.net, levou à libertação de prisioneiros inocentes no Egito. Na Índia, Dina Menezes explica como era fazer parte de um grupo que utilizou o Twitter para conseguir doadores de sangue e outras ajudas essenciais aos hospitais durante os ataques terroristas de Mumbai.

No Brasil, essa é a primeira exibição de 10 táticas, que servirá ainda como ponto de partida para um debate na Casa da Cultura Digital.

As 10 táticas para transformar informação em ação

1. Mobilize pessoas

2. Testemunhe e grave

3. Visualize sua mensagem

4. Amplifique histórias pessoais

5. Adicione humor

6. Investigue e exponha

7. Saiba trabalhar dados complexos

8. Use a inteligência coletiva

9. Permita que as pessoas façam perguntas

10. Administre seus contatos

Exibição do filme:
24 de fevereiro, às 20h
Casa da Cultura Digital
Rua Vitorino Carmilo, 459, próximo ao metrô Marechal Deodoro, São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Mais informações: www.culturadigital.org.br/2010/02/10-taticas-para-transformar-informacao-em-acao

Fonte: Revista arede


Tags deste artigo: cultura digital redes sociais mídias sociais tecnologias digitais

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.