Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

links muito interessantes para sua informação.

14 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/de-2005-para-2008-acesso-a-internet-aumenta-75-3-e-mais-da-metade-dos-brasileiros-passa-a-ter-telefone-celular

http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/slti-disponibiliza-orientacoes-para-o-desenvolvimento-de-sitios-publicos

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/planejamento-vai-recomendar-a-aquisicao-de-computadores-verdes

http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/banda-larga-e-tema-de-publicacao-da-camara-dos-deputados.

www.broffice.org    A melhor suite de escritório mantida por uma comunidade  livre.

Software Livre é questão de soberania nacional

O Exército Brasileiro avança no uso de softwares livres e intensifica compartilhamento de experiências com outras instituições públicas do país.

Participante ativo do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre no Governo Federal (CISL), o Exército já conta com algumas experiências de sucesso nesse setor, e a perspectiva é que, em breve, o novo modelo esteja plenamente consolidado na instituição.

Dentre as experiências, encontra-se o Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos (SPED), construído em parceria com a Força Aérea, é uma ferramenta desenvolvida em Java voltada para controlar toda a sistemática de documentação de uma organização militar, mas que também pode ser utilizada por repartições públicas civis. Outro exemplo é o Sistema de Avaliação Operacional (Sistavop), do Comando de Operações Terrestres, que estabelece todo o fluxo de informações da unidade, elaborando os devidos relatórios, planejamentos e outros itens. Um terceiro caso de sucesso é o Sistema Unificado de Obras (Opus), que permite fazer todo o cadastramento físico das unidades do Exército no país, incluindo as benfeitorias, obras e alterações de cada uma delas.

Segundo o coronel Lemos Pita, do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), o uso de tecnologias livres no Exército teve origem há cerca de dez anos, e foi um movimento que começou "de baixo para cima". De acordo com Lemos Pita, a nova versão do Plano de Migração para o modelo livre chegará fortalecida com recente assinatura, pelo Exército, do Protocolo Brasília, que prevê a utilização do padrão aberto para utilização e arquivamento de documentos.

Para saber mais detalhes, acesse matéria na edição nº 199 da Revista Tema do Serpro.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 7 de dezembro de 2009

http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/2009/dezembro/software-livre-e-questao-de-soberania-nacional




Reunião do MSLGuarulhos

14 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá Camaradas

Como muitos sabem, estamos buscando formar um bom grupo da sociedade civil de Guarulhos para articulações em torno de temas do software livre, da inclusão digital, governança eletrônica, lixo eletrônico e cidade digital.

Já um pequeno grupo de integrantes, que estão se formando em torno desta proposta de discussão, formulação e encaminhamentos de propostas para estas políticas públicas.
Batizamos este grupo de MSLGuarulhos - Movimento Software livre Guarulhos.

Já estamos participando de alguns eventos sobre este tema dentro ou fora de Guarulhos, entre eles a conferência de comunicação que trata também da comunicação digital em rede.

Convidamos  a todos aqueles que queiram participar deste movimento, contribuindo com esta nova sociedade da informação, como sociedade civil que nos procure e entre no espaço http://softwarelivre.org/mslguarulhos

Lembramos que o movimento é apartidadário,  aceita qualquer pessoa, homens, mulheres, jovens, senhores e senhoras técnicos ou não técnicos, doutores  e professores, engenheiros, estudantes e   basta ter um ideal e querer lutar  e dar sua contribuição efetiva para estas causas citadas acima.

Continuando nossa articulação e organização deste movimento, faremos nossa reunião de avaliação nesta segunda 14/11 segunda as 18 hs em um bar na rua Luiz Faccini (atrás da câmara municipal de Guarulhos)

A reunião é aberta. Quem quiser participar o nome do bar/restaurante é Millenium (fica ao lado do CAPS - Centro de Apoio PsicoSocial, equipamento público da Secretaria de Assistência Social) quase final da Rua Luiz Faccini.

Esperamos por todos.



Teste!!!

26 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Só para testar....



O que é inclusão digital?

1 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 1616 comentários
Inclusão Digital é a democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs), o que permite a introdução de todos, especialmente das pessoas de baixa ou nenhuma renda, na sociedade da informação.

A Inclusão Digital constitui-se em um tema central na pauta de discussão do Governo Federal como meio de promoção do desenvolvimento humano e econômico do País. O programa de Inclusão Digital do Governo Federal visa proporcionar à população excluída o acesso e a apropriação de TICs, por meio de instituições governamentais e não-governamentais, para que essa disponha de meios e capacitação para acessar, utilizar, produzir e distribuir informações e conhecimento. Desta forma, pretende-se que diversas comunidades encontrem soluções para problemas locais de modo participativo e com autonomia crítica, provocando, assim, mudanças nas práticas políticas.

O acesso cotidiano às redes, equipamentos e o domínio das habilidades relacionadas às tecnologias de informação e comunicação é requisito indispensável à integração social, atividade econômica e fortalecimento da cidadania. A atuação dos governos em parceria com a sociedade na promoção da inclusão digital é componente que se insere no esforço nacional em direção à inclusão social, à garantia dos direitos de cidadania e ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico.

Fonte: Portal do software público brasileiro



Participação na conferência Municipal de Comunicação de Guarulhos

17 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No último sábado (12/09) ocorreu em Guarulhos a I Conferência Municipal de Comunicação, momento histórico para a cidade. Muitos temas foram discutidos referentes a democratização da comunicação, dentre eles a democratização dos meios digitais. Nós do movimento do software livre Guarulhos nos concentramos nesta sala de discussão. Foram duas horas de intensa construção coletiva sobre possibilidades da democratização da comunicação via digital, desde a gratuidade na banda larga até o desenho de um marco regulatório que garanta os direitos da população no que se refere a este tema. As principais propostas levantadas foram: -Construção de um marco regulatório que garanta a produção, difusão e consumo da informação digital de forma livre como direito. -A utilização do software livre em equipamentos públicos. -Banda larga enquanto serviço público e gratuito.

Tem outras proposta mais completas e densas, contudo ainda não foram sistematizadas. Tentaremos postar aqui o mais breve possível.

A conferência avançou muito em termos de discussão e articulação política. Talvez tenha sido o primeiro momento na história de Guarulhos, que diferentes setores da sociedade, juntamente com o Poder Público sentaram para refletir a situação atual dos meios de comunicação e pensar propostas para enfrentar o monopólio que está hoje as concessões públicas.

O grande avanço, para nós da sociedade civil foi poder conhecer outros movimentos, compartilhar experiências e articular politicamente, aumentando nossa rede de atuação e contato político, que é de fundamental importância para avançar na agenda de reivindicações.