Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

wireless Mundi - Cultura da Mobilidade

31 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
13 de Abril de 2010, 0:00 http://www.arede.inf.br/inclusao/component/banners/click/65 Al. Campinas 150 - São Paulo - SP

www.arede.inf.br/inclusao/component/banners/click/65

Mobilidade,

Banda larga,

cidade digital

tecnologia 3 G



Comunicação: Nova Logo do MSLGuarulhos

19 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá Pessoal:

Há cerca de 2 meses, colocamos esta proposta abaixo, a criação de uma logomarca definitiva para identificação do MLSGuarulhos. - Movimento Software Livre Guarulhos.

Como não houve interessados voluntários e componetes do movimento a  construirem esta identificação, solicitamos ajuda ao nosso companheiro Rogério Aso, que prontamente começou a elaborar algumas propostas e nos apresentou.

Conversamos juntos, eu Jesulino, o Diego Fabro, o Carlos Cavalcante, e o próprio Rogério e definimos esta logo que está estampada na nossa página.

Ela representa um caminho, uma seguência de idéias,  Caminho Livre.

Nossa credibilidade também passa pelo nosso nível de organização,  E a logo original e independente começa a demarcar nossa proposta.  queremos que futuramente quando muitos verem esta marca, lembrem não de nós, mas do movimento e das nossas propostas lutas  e encaminhamentos.

Como foi proposto, seria dado como prêmio ao criador um Livro sobre inclusão digital ou software livre.
Por isso foi entregue pelo Diego ao Rogério Aso, um Livro do Prof. Doutor Sérgio Amadeu " Software Livre e Inclusão Digital"

Missão Cumprida!  Agradecemos publicamente ao Rogério e torcemos para que ele encontre nesta fonte de conhecimento que é o Livro sabedoria e informação para vir militar em nosso movimento.

Parabéns Rogério!!

Vamos em frente, trabalhando em rede, por uma sociedade livre e autônoma.

Jesulino.

 

Atenção Designers, Criadores Publicitários, Simpatizantes e Militantes do Software Livre  etc.

Convidamos todos os companheiros e simpatizantes do software livre a  contribuirem com a criação de uma logomarca para a comunidade Software Livre Guarulhos.    (MSLGuarulhos).

  1. Qualquer pessoa pode participar enviando uma sugestão de logo para o e-mail; mslguarulhos@gmail.com mesmo não sendo integrante do Movimento.
  2. A logo deve ser uma imagem simples, porém criativa, moderna e inédita,  cujo tema atenda aos objetivos do movimento descritos nesta página.
  3. As imagens podem ser enviadas até o dia 22/02/2010.
  4. A logomarca será selecionada pelos integrantes  do MSLGuarulhos.
  5. A logo escolhida será apresentada em 25/02/2010 por ocasião do encontro estadual BrOffice.org que acontecerá em Guarulhos.
  6. A imagem deve ser elaborada em softwares livres como Gimp, Draw ou outros.
  7. A participação é voluntária, porém  o criador da logomarca escolhida ganhará um livro,  e todos os demais participarão de um sorteio também de um livro.
  8. Obs. Como não temos recursos próprios, para comprar os 2 livros, o  livro precisa ser doado ou comprado através de rateio entre os integrantes do movimento.
  9. Os livros podem ser com temas de importãncia  sobre questões  de tecnologia da informação c/ software livre  e suas aplicações sociais.

 

Jesulino Alves.
MSLGuarulhos



Software Livre e Redes Sociais. Com o Prof. Doutor Sérgio Amadeu em Guarulhos

2 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Movimento Software Livre  Guarulhos - MSLGuarulhos - http://softwarelivre.org/mslguarulhos - está organizando uma agenda com atividades mensais para o ano de 2010, em Guarulhos apresentando e debatendo temas sobre, Software Livre, Inclusão digital, Governança Eletrônica, Lixo Eletrônico, Universalização da banda Larga, Redes Sociais, Cidade Digital, e Comunicação Alternativa.

Para o Mês de Março a nossa atividade será uma palestra sobre Politicas de Uso de Software Livre e Redes Sociais, com o Professor Doutor Sérgio Amadeu da Silveira.
Prof. Sergio Amadeu é Sociologo, Doutor em Ciência Politica pela Usp, professor de pós-graduação da faculdade Casper Líbero, Autor de vários livros e artigos sobre Software Livre e inclusão Digital e um dos mais respeitados ativistas do software livre no Brasil e no exterior e da defesa da liberdade  e produção de conteúdo na internet. Também é um dos autores do Blog trezentos  e escreve na revista Arede.
Foi diretor de conteúdo das últimas edições do evento Campus Party Brasil.

Evento. Palestra com Debate;
Tema: Software Livre e Redes Sociais.
Data: 05/03/2010 - Das 19 Ás 21 horas.  Sexta feira.
Local: Faculdades Torricelli
Rua do Rosário 300 - Centro - Guarulhos.
Entrada Livre e Gratuita.



Formato do Evento:
Das 19:00 ás 19:30
Saudação de representante da Faculdade Torricelli.
Do MSLGuarulhos.
Da secretaria de educação.
Das 19:30 as 20:15 - Conferência com Doutor Sérgio Amadeu 
das 20:15 ás 21:00 debates e perguntas e considerações finais.

Obs;  A Palestra e debate é Livre e  Aberta a população Guarulhense em geral, principalmente estudantes e professores  de informática e comunicação, operadores e administradores de redes, programadores, desenvolvedores, gestores de empresas públicas e privadas, funcionários públicos, e organizações do terceiro setor.

Participem!!  traga todos do seu grupo.      É imperdivel!!

Jesulino Alves.
MSLGuarulhos
11 8271-6476



Software livre

24 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ubuntu Linux pode se tornar um exterminador de Windows?

Algumas distribuições Linux foram projetadas para jogarem pesado no negócio dos netbooks, mas um estudo do NPD Group mostra que o Windows tem uma participação de 90% do mercado dos netbooks. Parece bobagem falar sobre qualquer área onde o Windows seja o um "matador" de Linux. Há tão poucos sistemas operacionais Linux implantados em comparação ao Windows que esta discussão está fora de cogitação, especialmente porque parece que o Windows 7 é uma grande melhoria sobre o Windows Vista.

Hoje, cerca de 25 ou 26 dos Windows "saem de fábrica" para cada Linux embarcado, de acordo com a IDC. Pagos, os sistemas operacionais Windows tem mais de 90% de market share, enquanto o Mac e Linux compõem a maioria das partes restantes. A diferença de quota de mercado que o Windows tem além do Linux não deve mudar muito no futuro próximo.

Há cerca de 30 vezes mais pessoas que pagam pelos sistemas Windows do que aqueles que pagam pelo Linux implantado. E há cerca de 13 vezes mais Windows não-pagos em uso, e a maioria das distribuições Linux continua sem ser paga.

Downloads e cópias gratuitas do Linux estão crescendo mais rápido do que as cópias pagas, como eu mesmo esperaria. Enquanto isso, o número de cópias pagas do Windows cresce mais do que o número de cópias piratas. Estas duas tendências são igualmente verdadeiras para Linux e Windows. Qualquer noção de que as distribuições Linux estão tirando os usuários do Windows é, pelo menos, mal fundamentada.

O Windows 7 era esperado como a melhor versão do Windows, para desktop, de todos os tempos. E, para muitos usuários, isto está se concretizando.

Por um desktop Linux unificado

Portanto, se o Linux tem qualquer possibilidade de "tomar" parte do mercado do Windows, qual o "tipo" de Linux que conseguirá?

O Ubuntu tem "clientes pagos", como da mesma forma o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e o SUSE. Mas O Ubuntu é, de longe, o sistema Linux que mais cresce, tanto entre os "de grátis" como entre os pagos. Algumas fontes chegam a dizer que o Ubuntu cresce 5 ou 6 vezes mais que o Red Hat ou o SLED. Se o Ubuntu continuar a crescer dessa forma, em breve poderá ser um rival de peso diante de "outros" sistemas.

Há algum tempo o Ubuntu recebeu um impulso quando a IBM e a Canonical fecharam um acordo para computação nas nuvens. Oferecem softwares de colaboração, com uma economia de até 50% na implementação versus uma implementação baseada em Windows. O projeto inclui processador de texto, planilhas, entre outros itens, baseados no IBM Lotus.

Claro, ainda falta muito para o Ubuntu fazer frente ao Windows no campo de clientes desktop. Mas é claro que a Novell e a Red Hat não vem sendo bem sucedidas, e provavelmente não o serão no futuro. Nos últimos anos, segurança e estabilidade tem sido citados como razões fundamentais para trocar o Windows pelo Linux em diversas empresas e organizações. Conforme muitos dizem, segurança não é mais um diferencial, e tampouco é diferencial a usabilidade. Especialmente para os clientes do Windows 7. Além do fato que muitos programas disponíveis na plataforma Windows não estão disponíveis para Linux.

Eu acredito que o único meio do número de usuários Linux em desktops sonhar em chegar perto do número de usuários Windows é: "vendedores" de sistemas Linux adotando uma única distribuição em comum, como o Ubuntu, e "lutarem" a favor do ganho de mercado. Isso seria ótimo, inclusive para os "vendedores". Imagine quanto tempo e pessoal seria poupado se eles deixassem de criar distros ridiculamente diferentes (e às vezes, quase inúteis) apenas alterando detalhes de distros mais populares. Até financeiramente seria mais interessante. Seria ainda melhor se agissem coletivamente, investindo em marketing para maior penetração no mercado consumidor.

A comunidade Open Source tem o Firefox, e seu market share vem crescendo constantemente, ano a ano. Isto poderia também acontecer com o Ubuntu, se houver suporte. Se o Ubuntu chegar a 10% de market share em 2014, cerca de 25 milhões de cópias do Ubuntu seriam "vendidas", dando ao Linux um volume, necessário para investimento sério no crescimento do sistema. E ainda seria um competidor real do Windows. Com um valor de US$ 5 por cópia, o Ubuntu poderia gerar US$ 125 milhões em 2014.

É esperar para ver.

Comente!



III Encontro Estadual do BrOffice.org. em Guarulhos-SP Será realizado em Maio/2010

25 de Janeiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Depois de reunião que aconteceu no dia 19/01/2010 às 10h00 na secretaria de educação, com Vera cavalcante, coordenadora estadual do Broffice.org, o evento III Encontro estadual Broffice.org foi adiado para o Mês de Maio.


1- A realização do evento em 25 e 26 de fevereiro foi desconsiderada por conta do pouco tempo para organização e divulgação.

Surgindo como proposta as datas de 14 e 15 de maio ou 21 e 22 de maio. Sugeitas a aprovação e confirmação do Teatro Adamastor Centro.
O formato será:  01 dia de Palestras sobre os aplicativos.
E o 2º dia com minicursos práticos sobre o aplicativos.

2- A prefeitura de Guarulhos disponibilizará 4 laboratórios para realização dos mini-cursos, sendo:

- Laboratório da Secretaria de Educação - equipado com 20 computadores;
- Laboratório do Adamastor Centos - Equipado com 20 computadores;
- Telecentro da Secretaria do Trabalho Centro - equipado com 10 computadores;
- Laboratório da Secretaria de Governo - equipado com 20 computadores.

Obs: Instalação da última versão do BrOffice.org para a realização do evento.

3- A BrOffice.org disponibilizará um instrutor para ministrar os mini-cursos para cada laboratório. Total 04 instrutores
A Secretaria de Educação disponibilizará 2 monitores para cada laboratório. Total 08 monitores

4- Os Mini-cursos terão duração de 3 horas para cada turma, sendo:

- duas turmas por laboratório
- nos horários das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

5- A BrOffice.org:

- disponibilizará o conteúdo programático para os mini-cursos.
- enviará relação de palestrantes para o evento.


6- A divulgação deverá ser feita em conjunto entre BrOffice.org e Prefeitura de Guarulhos / SE.

A sociedade civil local, e empresas  poderão  apoiar e colaborar com o evento.

Veja alguns itens que podem ser disponibilizados por parceiros.

Produzir camisetas e sacolas ecológicas para os inscritos no evento.
Produzir cds com a nova versão atualizada do Broffice.org para distribuir entre os inscritos.
Ajudar na divulgação em seu grupo e sua rede social.
Patrocinar  almoço para os palestrantes e instrutores dos mini cursos.

Em breve divulgaremos a data exata do evento e outras informações adicionais.

Acompanhe!  Participe!     O Broffice.org é um projeto público comunitário. Um Software livre e aberto.
Uma poderosa ferramenta de trabalho.

Mais informações:  www.broffice.org

veracape@gmail.com