O Fórum municipal de democratização digital é um espaço que tem como finalidade agregar movimentos sociais, entidades, grupos da sociedade civil em geral que discutam formas de democratização dos meios digitais. O Fórum se propõe a ser um espaço que articule os grupos, fomente as discussões, compartilhe experiências e promova a agenda de reivindicações sobre o que acreditamos ser uma sociedade de informação democrática.
Nos dias atuais vivemos em uma sociedade tecnológica, onde a maior parte das informações caminham para os meios digitais, portanto, não podemos deixar que as grandes corporações monopolizem estes canais. Por isto acreditamos que nossos objetivos tenham uma grande interface com as questões colocadas pela Conferencia Municipal de Comunicação. Pensar a democratização digital como elemento central da comunicação pública é estratégico para o Estado e a sociedade do século XXI. Isto deve-se ao fato, de que a comunicação digital interliga diferentes pessoas de todo o mundo, rompendo territórios e barreiras culturais. Por ter esta abrangência se constitui enquanto coluna vertebral no novo tipo de relações sociais posta nas sociedades deste século.
Tendo isto em vista os argumentos expostos, as nossas principais propostas para a conferência são:
- Adoção do Software livre em toda a administração pública.
- Apoio ao Software livre.
- Criação de bairros digitais (Banda larga gratuita).
- Desenvolvimento do E-Gov (Governo Eletrônico).
- Desenvolvimento de um parque tecnológico tendo o código aberto e livre como plataforma central.
- Unificação e Ampliação da Politica Municipal de Inclusão Digital, Atendendo com telecentros todos os bairros periféricos da cidade.
1Um comentário
mslguarulhos na conferência de Comunicação
Apenas acrescentei um último ítem mais específico para inclusão digital. O telecentro é acima de tudo um espaço de comunicação comunitária incluindo o estímulo a produção de conteúdos locais e diversidades culturais.
Mas para mim os governos cometem erros de pulverizar recursos e políticas de inclusão digital, aumentando custos de inplantação e não atendendo a demanda como politica unificada e mais abrangente. Exemplo: cada secretaria faz o seu projeto.