No último sábado (12/09) ocorreu em Guarulhos a I Conferência Municipal de Comunicação, momento histórico para a cidade. Muitos temas foram discutidos referentes a democratização da comunicação, dentre eles a democratização dos meios digitais. Nós do movimento do software livre Guarulhos nos concentramos nesta sala de discussão. Foram duas horas de intensa construção coletiva sobre possibilidades da democratização da comunicação via digital, desde a gratuidade na banda larga até o desenho de um marco regulatório que garanta os direitos da população no que se refere a este tema. As principais propostas levantadas foram: -Construção de um marco regulatório que garanta a produção, difusão e consumo da informação digital de forma livre como direito. -A utilização do software livre em equipamentos públicos. -Banda larga enquanto serviço público e gratuito.
Tem outras proposta mais completas e densas, contudo ainda não foram sistematizadas. Tentaremos postar aqui o mais breve possível.
A conferência avançou muito em termos de discussão e articulação política. Talvez tenha sido o primeiro momento na história de Guarulhos, que diferentes setores da sociedade, juntamente com o Poder Público sentaram para refletir a situação atual dos meios de comunicação e pensar propostas para enfrentar o monopólio que está hoje as concessões públicas.
O grande avanço, para nós da sociedade civil foi poder conhecer outros movimentos, compartilhar experiências e articular politicamente, aumentando nossa rede de atuação e contato político, que é de fundamental importância para avançar na agenda de reivindicações.
0sem comentários ainda