Servidores de Itapeva (MG) visitam prefeitura de Monte Sião para acompanhar implantação do E-Cidade
10 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
Cinco servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal do município de Itapeva (MG) estiveram em Monte Sião no fim da semana passada para acompanhar a implantação do software gratuito de gestão pública “E-Cidade”. O objetivo da visita foi levantar informações para avaliar uma eventual mudança no sistema de gestão daquela prefeitura. Os servidores passaram o dia na sede do Poder Executivo juntamente com a equipe que trata da migração de software. Eles conversaram com os técnicos e conseguiram esclarecer diversas dúvidas. Segundo eles, a prefeitura de Monte Sião tornou-se uma referência no estado por ser a primeira a aceitar o desafio de mudar o software de gestão pública. Eles também elogiaram a intenção da equipe que está promovendo a mudança em disponibilizar o “E-Cidade” adaptado à legislação mineira para outros municípios que queiram aderir ao programa. O conteúdo está sendo disponibilizado no site www.softwarepublico.gov.br . Após a reunião de trabalho, o Prefeito José Rafael recebeu os visitantes em seu gabinete e reafirmou sua posição a respeito do software livre. “Estas mudanças vão deixar a administração mais moderna, mais ágil e com maior integração entre as diretorias da prefeitura”, destacou José Rafael, que elogiou o trabalho da equipe local encarregada de realizar a migração.
Prefeitura Municipal de Monte Sião também implanta o E-Cidade
9 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
Município de Juramento é modelo de informatização
9 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO município de Juramento - MG é hoje uma referência no Estado de Minas Gerais no quesito utilização de software livre. Todos os serviços contábeis, financeiros, recursos humanos, patrimonio, educação e saúde são gerenciados pelo software e-Cidade. Por ser a primeira cidade do Estado, inúmeras outras estão procurando o Municipio com a finalidade de estabelecer parcerias para intercãmbio de informações. Entre os dias 06 a 6 de agosto, o Contador Municipal Luciano Neres, estará ministrando um treinamento com base na experiência do Municipio de Juramento - MG, para a equipe do Município de Monte Sião - MG.
Prefeitura começa a implantar software E-cidade
9 de Agosto de 2010, 0:00 - Um comentárioO processo de implantação do software livre E-cidade na administração municipal começou esta semana com uma palestra do especialista Jackson Tiola, da Flux Software – empresa vencedora da licitação para migração do sistema e treinamento dos servidores públicos. Monte Sião é o primeiro município de Minas Gerais a implementar este sistema.
Dentre os principais avanços tecnológicos desta plataforma estão a possibilidade dos contribuintes realizarem a impressão dos carnês do IPTU, ISS, além de consultas de dívidas e emissão de certidões, com a possibilidade de tudo ser feito on line através do site da prefeitura. O software também permite maior agilidade na tomada de decisões em todos os níveis hierárquicos da prefeitura fornecendo dados mais precisos e com fácil acesso.
O software público permite que a administração reduza custos em Tecnologia de Informação com um sistema livre, sem copyright, evitando custos e transtornos com aquisição de programas vendidos através do sistema de licença de uso. Até então, quando a licença de uso do software expirava, a administração corria o risco de ver outro software vencer o pregão e ter que fazer migrações entre sistemas, o que prejudicaria o andamento dos procedimentos internos, atravancando a gestão pública. Este risco acaba com a implantação do software livre.
Na palestra, os servidores públicos foram informados sobre como se dará este processo de migração e adaptação do software livre à legislação mineira, previsto para durar seis meses. Durante este período a empresa disponibilizará uma equipe para acompanhar todo o processo in loco.
Após a adaptação do software à legislação estadual, a prefeitura decidiu que vai disponibilizar o software aos demais municípios mineiros, conforme a idéia base do software público, já que o E-cidade foi obtido desta forma pela administração municipal.
Para o prefeito José Rafael “A adoção da ferramenta de software público pelo município vem de encontro ao princípio de continuidade dos serviços, pois existe uma total independência de fornecedor, além da economia no dinheiro e com o fato de estar de acordo com aquilo que o Governo Federal propõe, já que o programa foi aprovado e indicado pelo Ministério do Planejamento”.
Servidores participam de curso sobre software E-Cidade em Piranguinho (MG)
9 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaTrês servidores municipais, entre eles a Chefe de Governo, Planejamento e Gestão interina, Elisângela Ferreira, estiveram no município de Piranguinho nesta quinta-feira (14) acompanhando curso sobre o software livre E-Cidade do Ministério do Planejamento. O programa é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo padronizar a gestão da informação para prefeituras com custo zero de aquisição, ou seja, as prefeituras que hoje pagam licença para utilizarem programas de computador para acompanhar os diversos processos na administração pública, como é atualmente o caso do município de Monte Sião, passarão a contar com um software livre, reduzindo drasticamente os custos operacionais.
Na oportunidade os servidores acompanharam a demonstração de utilização do e-cidade e ficaram impressionados com o desempenho e a funcionalidade do sistema. Dentre os principais avanços tecnológicos desta plataforma está a possibilidade dos contribuintes realizarem a impressão dos carnês do IPTU, ISS, além de consultas de dívidas e emissão de certidões, tudo feito on line através do site da prefeitura.
O software também permite maior agilidade na tomada de decisões em todos os níveis hierárquicos da prefeitura fornecendo dados mais precisos e com fácil acesso. Para Ferreira, “A questão principal de trabalhar com software livre é trazer para administração pública a independência com a redução de custos de aquisição de sistemas, além de garantir que os processos não parem por mudanças no sistema cada vez que a licença expirar ou mesmo na mudança dos governantes.”
A proposta de mudança no software ainda está em estudo pela prefeitura, que está elaborando um estudo de viabilidade técnica para avaliar outras opções e equipamentos necessários para melhorar o Centro de Processamento de Dados existente.