Reflexões sobre as políticas nacionais de Comunicação: debates realizados na I Conferencia Nacional de Comunicação do Brasil (Confecom 2009)
Depois de quase um ano discutindo sobre os rumos da comunicação em todo o território nacional os 26 estados mais o Distrito Federal se reúnem em Brasília nos dias 14, 15 e 16 de dezembro do ano passado para realizarem sua primeira conferencia nacional sobre o tema. Na oportunidade esteve presente os três seguimentos interessados: sociedade civil, governo e sociedade civil empresarial e por esse motivo o evento ficou conhecido internacionalmente como um debate democrático e conseqüentemente rico.Os três seguimentos representados trouxeram propostas a serem discutidas conforme seu estado de origem alem de estarem dentro dos mais variados temas e subtemas levantados.
Fazendo uma abordagem geral podemos considerar que os vários temas abordados pelos presentes giraram em torno da construção de uma nova política que venha dar rumos a comunicação social no país, se é que podemos considerar o que temos hoje de política. Assim, apesar de haverem interesses convergentes, o publico local tendia para a construção de um novo formato de concessão, produção e distribuição daquilo que é considerado o bem mais respeitado pela sociedade: a informação.
Dentro do ciclo de debates foi aprovada por unanimidade uma proposta que se levada a serio será um novo marco para a sociedade brasileira, o conselho nacional de comunicação, que será regido pelos três seguimentos da nação e caminhara para melhoria do0 sistema comunicacional que temos hoje em vigor.
A questão da comunicação é um tema que envolve varias áreas e não deve ser pensada isoladamente privilegiando um seguimento e deixando outro de lado, assim temos nesse momento a obrigação de apoiar e dar prosseguimento as discussões levantadas na Confecom, a democratização da comunicação.
0sem comentários ainda