Em 2009, depois de um grande esforço para conseguir concentrar o foco e colocar em texto um monte de ideias que flanavam soltas ao redor da rede MetaReciclagem, nós fomos selecionados (mesmo que em segunda chamada) na primeira edição do Prêmio de Mídias Livres do Ministério da Cultura. A inscrição foi feita através da Associação Agente Cidadão, parceiro da MetaReciclagem desde nossa pré-história. Logo depois da notícia da premiação, fizemos uma série de reuniões no IRC para conversar sobre como seria aplicado o dinheiro do prêmio. Decidimos por três eixos de atuação, cada um ficando com cerca de um terço dos recursos:
- A Infralógica, um grupo de pessoas dedicadas a desenvolver as tecnologias de comunicação online que possibilitam o contato, articulação e troca entre os projetos de MetaReciclagem espalhados por aí. Desde então, o grupo da infralógica desenvolveu um planejamento, uma proposta de interface parcialmente implementada, a atualização (mais complexa do que a gente imaginava) para a versão 6.x do drupal e uma série de pequenos protótipos e experiências de interface. Ponderamos algumas hipóteses que foram deixadas de lado, e nos próximos tempos ainda devem vir mais algumas mudanças.
- O Mutirão da Gambiarra, que de um esforço dedicado à documentação de ações de MetaReciclagem transformou-se em um coletivo editorial autônomo, com projetos próprios e produção constante. O MutGamb ganhou site próprio, tem desenvolvido publicações periódicas (o MutSaz, "Mutirão Sazonal"), vídeos e projetos específicos. O MutGamb também se inscreveu e foi selecionado na edição 2010 do Prêmio de Mídia Livre do Minc.
- O eixo MetaRecursos, formado com o objetivo de pesquisar, documentar e implementar alternativas de sustentabilidade, atuando também como apoio técnico e administrativo para projetos distribuídos de MetaReciclagem. Uma de suas ações principais foi a elaboração do projeto MicroReciclagem - uma incubadora de projetos baseada em microfinanciamento -, que chegou a ser inscrito no Prêmio Economia Viva do Minc em 2010, mas não levamos.
Por conta de alguns problemas burocráticos recentes na Associação Agente Cidadão, a finalização da implementação da nova interface do site da MetaReciclagem e toda a fase experimental do projeto MicroReciclagem tiveram que ser adiados por tempo indeterminado. O coletivo MutGamb já está pesquisando suas próprias formas de sobrevivência.
No mais, continuamos mantendo as atualizações de segurança da infralógica, fazendo algumas experiências de ferramentas e interface e desenvolvendo conceitualmente a plataforma como um todo (inclusive refletindo sobre novas questões que surgem a cada dia), além de prestar apoio a projetos de MetaReciclagem em desenvolvimento. Mas precisamos por algum tempo dar atenção a questões mais corriqueiras (subsistência, pagar as contas, etc.). Assim que der, voltamos à carga.
0sem comentários ainda