Sobre os limites e suas superações
16 de Setembro de 2014, 2:30 - sem comentários aindaAo invés de ficarmos apontando os limites das coisas, deveríamos entendê-las enquanto possíveis respostas a determinadas questões, que carregam consigo mesmo as condições históricas do seu desenvolvimento.Tais "coisas" são germinadas a partir de condições objetivas e subjetivas, que sabemos, são também condições que são dadas pela história. Mas, nossa mente pequena e histórica, que não enxerga os fenômenos da história enquanto um processo dinâmico de movimentos e fluxos.
Será que aquelas respostas, dadas por tantos outros antes e agora, tinham mesmo condições de ir além daquilo? É muito fácil olhar, pensar e sugerir ideias. É muito fácil idealizar. E nossa mente pequena também nos engana.
Quando deixarmos de ficar observando apenas os limites das coisas e agir para fazê-las ir além dos seus limites, iremos de fato avançar. Chegaremos onde queremos, no "para além" de todas as coisas que nos limitam.
É a partir das condições concretas, das condições que temos, que iremos construir o novo, que iremos fazer diferente. No dia a dia, no presente. Vendo cada manhã como uma oportunidade para superar as limitações do mundo e de nós mesmos.
Coragem, amor, coragem!
14 de Agosto de 2014, 2:30 - sem comentários aindacantemos
dancemos
façamos amor e poesia
destruamos
os amos
os muros
as cercas
façamos novas cores
novas portas, janelas e pontes
nosso peito pulsa
nossas mãos tem força
nossas pernas pressa
sigamos um novo caminho
um novo rumo
novos ares nos esperam
pintemos um novo mundo
de muitas cores
quentes, frias, ardentes, brilhantes
plantemos sementes
mesmo que custe nosso suor
nosso sangue
nossa dor
porque o coração do mundo arde
gritemos:
coragem, amor, coragem!
(Matheus Sampaio, 13/08/14)