Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

Tela cheia
 Feed RSS

Blog Do Mário

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu estado original


Segundo dia na Feira do Empreendedor

6 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ontem, a feira foi excelente! Fiz bons contatos para a DeadSimple e para o Mural de Ideias! Tive a oportunidade de distribuir o folder que mandei fazer para muita gente bacana, como o Joselé Martins que organiza o Interaje e para o Ricardo Coêlho, diretor na Nexy.

O ponto alto da noite foi a palestra sensacional do JEX (http://www.jeffersonxavier.com.br/), com o título "Empreendedorismo é uma questão de atitude". Foi também uma excelente oportunidade para divulgar o Mural de Ideias e fazer networking.

Jex



Mural de Ideias de volta

3 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Informo que o meu projeto pessoal, o Mural de Ideias, está de volta e pode ser acessado através da minha página profissional, a deadsimple.com.br.

Trata-se de uma aplicação web onde os colaboradores podem expor e comentar ideias para melhorar a empresa onde trabalham!

Estou à procura de parceiros para comercializar este sistema. Se você estiver interessado entre em contato através do email contato@deadsimple.com.br.

No mais, veja a seguir a apresentação do sistema no Slideshare e não deixe de seguir @deadsimplerules no Twitter para receber mais informações.

 



Pluralizando strings internacionalizadas

20 de Outubro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Problema: tenho um sistema, o Mural de Ideias, onde todo o texto é internacionalizado. Desta forma, na área de estatísticas de acesso, por exemplo, tenho strings como "1 ideia" ou "2 ideias". Existem ainda textos como "usuário mais popular" e "usuários mais populares". Se o texto deve aparecer no plural ou não, depende da quantidade de elementos. No último caso, da quantidade de usuários populares.

Para resolver esse problema, fiz seguinte (vou utilizar o exemplo das "ideias mais populares"):

1 - Internacionalizei a palavra "ideia" e o texto "mais popular":

2- Configurei o plural de "mais popular" no arquivo config/initializers/inflections.rb:

3 - Implementei este método em app/helpers/application_helper.rb:

4 - Pronto! O trecho da página ficou assim:

É isso! Fiz esse código já faz um tempinho e resolvi divulgá-lo pois imagino que outros programadores possam precisar disso.



Resumo do ICCYBER 2010

23 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

image from foren6.files.wordpress.comRecentemente fui ao ICCYBER 2010 em Brasilia. Apesar de não trabalhar diretamente com segurança nem com computação forense, gostei muito do evento.

Entre as várias palestras, a que mais me interessou foi uma sobre um modelo baseado em CobIT para definir planos de ação e reação contra ataques a um sistema de informação. Isso me interessou por que nunca estudei direito a tal governança de TI (achei um material muito bacana), mas agora acho que é extremamente relevante, principalmente em empresas médias e grandes.

Do lado de fora, os stands apresentaram muitas soluções para recuperação de dados, mas o que mais chamou a atenção foi o software do NetWitness. Que interface fantástica! Veja este vídeo e depois este.

Bem, gostei muito do evento e se puder gostaria de ir novamente, ano que vem. Gostei muito das palestras e do pessoal, que é bem descontraído e engajado na luta contra os crimes cibernéticos.

Uma coisa a mais: alguns encartes e artigos traduzidos foram entregues no evento e através deles encontrei um wiki que parece reunir muito material bacana sobre computação forense: http://www.forensicswiki.org/wiki/Main_Page.



Nginx é o cara!

24 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estou desenvolvendo um webservice que faz umas consultas e inserts em uma base Oracle. Fiz um script que cria X requisições e manda para o webservice. A velocidade do programa no Apache estava boa, mas eu queria que fosse mais rápido.

Testei o Nginx e fiquei totalmente impressionado com a performance. Muuuito superior. Instalei-o a partir da minha instalação do Ruby Enterprise (achei esse tutorial bacana). Tive um probleminha com o script para executar o servidor como serviço e esse tutorial aqui resolveu.

Surgiu uma outra questão: a memória RAM não estava sendo liberada nem quando eu parava o serviço do Nginx (o sistema operacional é o CentOS e não sei por que isto está acontecendo). Então alterei o arquivo /etc/init.d/nginx e adicionei as seguintes linhas no final, logo antes da instrução exit 0:

Agora, sempre que eu fizer um /etc/init.d/nginx restart, por exemplo, a memória vai ser parcialmente limpa. Depois coloco mais dados sobre os testes que estou fazendo :)



Tags deste artigo: rails java ruby marketing administração empreendedorismo