Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Maregito

Tela cheia
 Feed RSS

Maregito

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Chamada de Trabalhos FISL17 está prorrogada até 22 de abril

11 de Abril de 2016, 15:32, por Lis Rodrigues - 0sem comentários ainda

Atendendo aos pedidos da comunidade livre, informamos que a Chamada de Trabalhos FISL17 está prorrogada até 22 de abril.

A programação do FISL é montada pela comunidade. Você pode participar compartilhando seus conhecimentos conosco ministrando palestras ou oficinas, ou organizando encontros comunitários. Vocẽ também pode votar nas atividades que preferir, caso tenha sido palestrante no FISL no ano anterior.

Para saber como inscrever sua proposta de atividade, acesse:



Textos sobre o falecimento do Ian Murdock

30 de Dezembro de 2015, 21:49, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Veja abaixo alguns textos sobre o falecimento do Ian Murdock, criador do Debian:

 

Debian mourns the passing of Ian Murdock

In Memoriam: Ian Murdock

In Memoriam: Ian Murdock (em português)

Criador do Debian, Ian Murdock faleceu hoje aos 42 anos

Morre aos 42 anos o fundador do Debian GNU/Linux!

Ha muerto Ian Murdock, fundador del proyecto Debian

The latest Tweets from Iam Murdock

Debian founder and Docker employee Ian Murdock has died at 42

Fundador de Debian y el empleado Docker Ian Murdock ha muerto a los 42

R.I.P Ian Murdock, Founder of Debian Linux, Dead at 42

New release under development; suggestions requested

https://groups.google.com/forum/m/#!msg/comp.os.linux.development/Md3Modzg5TU/xty88y5OLaMJ

 

  

Ian-4

Ian-5

Ian-2

Ian-3



Lançado o Debian 7.0 “Wheezy”

5 de Maio de 2013, 0:00, por Marcos Egito

Compartilho e-mail que recebi na lista do Debian! Obrigado M. Santana!

———————————————————————— O Projeto Debian http://www.debian.org/ Lançado o Debian 7.0 “Wheezy” press@debian.org 4 de Maio de 2013 http://www.debian.org/News/2013/20130504 ————————————————————————

Após muitos meses de constante desenvolvimento, o projeto Debian tem o prazer de apresentar sua nova versão estável 7.0 (codinome “Wheezy”). Esta nova versão do Debian inclui vários recursos interessantes tais como suporte à multiarquitetura 1, várias ferramentas específicas para implantar nuvens privadas 2, um instalador melhorado, e um conjunto completo de codecs de multimídia e front-ends que eliminam a necessidade de repositórios de terceiros.

1: http://www.debian.org/News/2011/20110726b 2: http://www.debian.org/News/2012/20120425

O suporte à multiarquitetura, um dos principais objetivos de lançamento do “Wheezy”, permitirá aos usuários do Debian instalarem pacotes de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Isso significa que você agora pode, pela primeira vez, instalar tanto programas de 32 quanto 64 bits na mesma máquina e ter todas as dependências relevantes corretamente resolvidas, automaticamente.

O processo de instalação foi bastante melhorado: o Debian agora pode ser instalado usando software de voz, sobretudo, por pessoas com deficiência visual que não usam dispositivos Braille. Graças aos esforços combinados de um número enorme de tradutores, o sistema de instalação está disponível em 73 idiomas, e mais de uma dúzia deles também está disponível para síntese de voz. Além disso, pela primeira vez, o Debian suporta instalação e inicialização usando UEFI para novos PCs de 64 bits (amd64), embora não haja suporte para “Secure Boot” ainda.

Esta versão inclui inúmeros pacotes de software atualizados, tais como:

  • Apache 2.2.22
  • Asterisk 1.8.13.1
  • GIMP 2.8.2
  • uma versão atualizada do ambiente de área de trabalho GNOME 3.4
  • Coleção de Compiladores GNU 4.7.2
  • Icedove 10 (uma versão sem marca do Mozilla Thunderbird)
  • Iceweasel 10 (uma versão sem marca do Mozilla Firefox)
  • Espaços de trabalho KDE Plasma e Aplicativos do KDE 4.8.4
  • kernel kFreeBSD 8.3 e 9.0
  • LibreOffice 3.5.4
  • Linux 3.2
  • MySQL 5.5.30
  • Nagios 3.4.1
  • OpenJDK 6b27 e 7u3
  • Perl 5.14.2
  • PHP 5.4.4
  • PostgreSQL 9.1
  • Python 2.7.3 e 3.2.3
  • Samba 3.6.6
  • Tomcat 6.0.35 e 7.0.28
  • Xen Hypervisor 4.1.4
  • o ambiente de área de trabalho Xfce 4.8
  • X.Org 7.7
  • mais de 36.000 outros pacotes de software prontos para uso, construídos a partir de cerca de 17.500 pacotes fonte.

Com essa ampla seleção de pacotes, o Debian mais uma vez permanece fiel ao seu objetivo de ser o sistema operacional universal. É adequado para muitos casos diferentes de uso: de sistemas desktop a netbooks; de servidores de desenvolvimento a sistemas de cluster; e para servidores de banco de dados, web ou de armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços adicionais para garantia de qualidade como testes de instalação automática e atualização para todos os pacotes nos repositórios Debian garantem que o “Wheezy” satisfaz as altas expectativas que os usuários têm de uma versão estável do Debian. Ele é sólido como uma rocha e rigorosamente testado.

Você pode instalar o Debian em computadores que vão desde sistemas portáteis até supercomputadores, e em quase tudo entres eles. Um total de nove arquiteturas são suportadas: PC de 32 bis / Intel IA-32 (i386), PC de 64 bits / Intel EM64T / x86-64 (amd64), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Sun/Oracle SPARC (sparc), MIPS (mips (big-endian) e mipsel (little-endian)), Intel Itanium (ia64), IBM S/390 (31 bits s390 e 64 bits s390x), e ARM EABI (armel para hardware mais antigo e armhf para hardware mais novo usando unidade de ponto flutuante).

Quer experimentá-lo? Se você quiser simplesmente experimentá-lo sem ter que instalá-lo, você pode usar uma imagem especial, conhecida como imagem live, disponível para CDs, dispositivos USB e montagens via netboot. Inicialmente, essas imagens estão disponíveis apenas para as arquiteturas amd64 e i386. Também é possível usar essas imagens live para instalar o Debian. Mais informações estão disponíveis a partir da página inicial do Debian Live 3.

3: http://live.debian.net/

Se, ao invés disso, você quiser instalá-lo diretamente, você pode escolher entre vários meios de instalação, tais como mídias Blu-ray, DVDs, CDs, e dispositivos USB, ou via rede. Vários ambientes de área de trabalho — GNOME, área de trabalho KDE Plasma e aplicativos, Xfce, e LXDE — podem ser instalados por meio de imagens de CD; o que for desejado pode ser escolhido a partir dos menus dos CDs/DVDs. Além disso, CDs e DVDs de multiarquitetura estão disponíveis, os quais suportam instalação de múltiplas arquiteturas a partir de um único disco. Ou você sempre pode criar a mídia de instalação USB inicializável (veja o Guia de Instalação 4 para mais detalhes).

4: http://www.debian.org/releases/wheezy/installmanual

As imagens de instalação podem ser baixadas agora mesmo via bittorrent 5 (o método recomendado), jigdo 6, ou HTTP 7; veja Debian em CDs 8 para mais informações. O Wheezy estará disponível em breve em mídias de DVD, CD-ROM e Blu-ray a partir de vários fornecedores 9, também.

5: http://www.debian.org/CD/torrent-cd/ 6: http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/#which 7: http://www.debian.org/CD/http-ftp/ 8: http://www.debian.org/CD/ 9: http://www.debian.org/CD/vendors

Já é um usuário feliz do Debian e você quer apenas atualizar? As atualizações para o Debian 7.0 a partir da versão anterior, Debian 6.0 (codinome “Squeeze”), são manipuladas automaticamente pela ferramenta de gerenciamento de pacotes apt-get para a maioria das configurações. Como sempre, os sistemas Debian podem ser atualizados de forma indolor, no local, sem qualquer indisponibilidade forçada, mas é fortemente recomendado que você leia as notas de lançamento 10, assim como o guia de instalação 11 para possíveis problemas, e para instruções detalhadas de como instalar e atualizar. As notas de lançamento serão melhoradas e traduzidas para outros idiomas nas semanas após o lançamento.

10: http://www.debian.org/releases/wheezy/releasenotes 11: http://www.debian.org/releases/wheezy/installmanual

Sobre o Debian ————–

O Debian é um sistema operacional livre, desenvolvido por milhares de voluntários ao redor do mundo que colaboram através da Internet. O pontos chave do projeto Debian são a sua base de voluntários, a sua dedicação ao Contrato Social do Debian e ao Software Livre, e o seu compromisso de fornecer o melhor sistema operacional possível. O Debian 7.0 é mais um passo importante nessa direção.

Informações de contato ———————-

Para mais informações, por favor, visite as páginas web do Debian em http://www.debian.org/ ou envie um e-mail (em inglês) para .



Um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta

20 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Bom dia a Tod@s!

quase boa trade ...

Pois bem, desculpem o incomodo, a muito venho me preparando para socializar com vocês um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta, porem não queria apenas relatar um sonho um Desejo, quero falar de algo palpável que me da Gás e força e quem sabe pode ajudar outr@s também, dai venho algum tempo preparando o terreno e hoje é o dia escolhido por mim, para tal coisa ...

Dai fiz algumas coisa incomum, dormir um pouco mais me levantei as 6 horas e tomei mate as 7, liguei o pc e fui arrumar meus papeis, enquanto organizava as idéias para o e-mail que socializaria com vocês, e quando acontece a 1ª coisa boa um e-mail que me levou a uma saudosa conversa por telefone a uma pessoa que não tenho palavras para defini e que me sinto completo a seu lado ..., ai vejo um e-mail meio acanhado deixei para lelo depois, passado algumas horas que o vi, resolvi para a arrumação e lelo, e depois de ter emocionado-me ao ler, socializo com todos, e não preciso escrever mais nada, eis um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta.
Perdão por ser tão extenso, são as palavras de um mais que educando um IRMÃO, que uso para dizer o sinto!

Não deixem de ler e criticar se for o caso!



19 de maio de 2012
Formiga: Leon de Oliveira Pedrosa
Espécie: Formiga doida
Característica: Enlouquecer com a presença do perigo eminente, e acalmar-se com a solidez do formigueiro
Konesans o reencontro parte I
    Deu-se inicio a reunião que tem como ponto principal o retorno das formigas e o reencontro das mais esfadigadas pela ação do tempo com as formigas mais novas que estão com todo gás para iniciar com as mais experientes que mesmo sendo poucas ainda acompanha e orienta algumas meio que de longe e de forma conturbada, mais nunca esqueceu o prazer que é socializar não só conhecimento de forma técnica e pedagógica, mais sim em forma de diálogos que são chamados popularmente de 'abrobrinha'.
    Em fim o reencontro foi extremamente bom e esperançoso para todos tanto para os que acabaram de chegar e os que já tinha um certo período no grupo, ideias novas foram expostas na mesa como quem jogar baralho em uma  mesa de bilhar, mais sem esquecer de todas as cartas que já estavam na mesa desde o inicio da rodada.
    Sem esquecer da filosofia Linux de difundir o conhecimento em qual seja a situação desde diálogos por telefone, e-mail, SMS, seja lá qual for a maneira de se comunicar... Posso ter uma noite de descanso com a sensação ou sentimento, não sei bem como descrever tal façanha ou situação que o destino tem preparado pra mim ou eu mesmo criei em meios meus atos e minhas atitudes de forma direta ou indireta, para tamanha felicidade, alegria, euforia ou paixão. 
    Tudo se da inicio quando dialogamos, quer dizer na verdade conversarmos abrobrinha de como seria a oficina de eletricidade que talvez fosse ministrada por Breno formiga admirável do konesans que mesmo de forma singela socializava seu conhecimento sobre eletricidade, quando derrepente Marcos Egito (Mestre Yoda, também formiga), perguntou qual participante tinha um conhecimento aprofundado sobre eletricidade para que junto com Breno oferta-se uma oficina gratuita a comunidade da redondeza com o intuito de que todos que assistisem torna-se técnicos em eletricidade mais sim deixassem de serem leigos no assunto para que com isso soubessem que o conhecimento trás dúvida, que traz vontade de saber que é conhecimento, que mais uma vez por si só traz mais dúvida e mais uma vez entra em um laço infinito  que somente pode ser quebrado quando um semelhante precisa de tal conhecimento, mesmo que seja na forma de diálogo ou por meio de sua execução na prática. E eis que meio que distante e ofuscado com a claridade do sol do meio dia, vejo três jovens aproximando-se de nós e ouço Egito dizer:
    -Peça para que entre pois tudo já estar organizado.
    E nesse exato momento tomei conta de que eram alunos da oficina de manutenção de micro computadores que ouvi falar logo de manhã, e com isso meu coração começou a palpitar como se fosse a primeira vez em que estive na situação de palestrante, e quase de forma simultânea Breno perguntou a todos:
    -Quem pode ajudar-me com a oficina?
    E de maneira tímida e bem tranquila, fui voluntário para isso. Entrei na sala, onde lá estava a mesa que a poucas horas discutíamos nossas ideias, formas de conseguirmos deixar o konesans sustentável e a vaquinha para o almoço, e vi o surrado mais quase indestrutível notebook de Egito com o adesivo do pinguim que nunca ficou encardido ou borrado com  a frase 'Linux copie isso é legal', depois veio um frio na barriga junto com o não entender da situação mais com uma pitada de certeza de estava fazendo a coisa certa.
    A oficina começou com a exibição de um vídeo bem explicativo do que era Hardware, Software e periféricos (entrada, saída e mistos), e meio que de forma embaralhada e muito sutil Breno iniciou a falar, em seguida dei continuidade a explicação do vídeo com exemplos bem clássico e simples de tais periféricos. Nesse exato momento reparei no canto direito (minha direita) um garoto meio franzino de olhar bem atento e estonteante para todas as palavras que para mim parecia se a primeira vez em que ele ouvia. E mim fez lembrar de quando eu era bem mais novo e ficava admirado com qualquer pessoa que falava sobre seu trabalho de programar máquinas para realizar cálculos monstrosos, ou máquinas que funcionavam para que tornasse a vida de qualquer pessoa um paraíso na terra. Isso fez com que o sentimento de repassar conhecimento fosse tipo uma brasa que com a mais simples brisa torna-se uma chama flamejante que clareia tudo ao seu redor, deixando o ambiente quente para que as outras não esfriem e apaguem com o sereno que é frio e implacável. Mesmo que só por uma tarde, deixe-me levar mais uma vez pela situação em trazia-me felicidade ao coração, ao ver o brilho do olhar do garoto e fez sentir-me vivo e capaz de preparar uma oficina com apenas um computador velho que pelas mão leigas estaria no lixo, mais uma simples máquina em que seus resistores e retificadores estavam oxidados pela ação do tempo, tornou-se assunto de toda uma tarde de sábado que valeu por todo um final de semana inspirado e confiante no próximo, por que não é o improviso que marca o momento, mais sim o momento que provoca que você improvise.
    (Leon de Oliveira Pedrosa)
-- 
Marcos Egito  
GNU/Linux User #491326               

 



HackDay - pug-pe

23 de Abril de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

O que é/Como vai ser? A idéia desse hackday é colaborar com softwares livres de forma simples, livre e imediata.

Simples e imediata porque para participar basta chegar, sentar, se juntar a um grupo e programar! Livre porque o participante escolhe qual projeto open souce colaborar.

É também uma ótima oportunidade para que nunca colaborou com software livre, mas tem vontade! Não sabe que projeto colaborar? Sem problemas, venha e se junte a algum grupo que está desenvolvendo para um projeto que você tenha interesse.

Não deixe de participar! O evento é a partir das 8:00 no IFPE! FAQ Qual o horário? O evento ocorre de 8:00 a 18:00 Quanto custa? O evento é gratuito! O projeto precisa ser escrito em Python? Não! O tema é livre, você que escolhe o projeto a colaborar. Local: IFPE (Antigo CEFET) – Sala A38 Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária – Recife/PE

Mapa completo Você vem? Diga quais são os softwares livre que pretende colaborar!

Marcos Egito

Robótica Livre Yelken Heckman

KDE Daker Fernandes Pinheiro

KDE Plasma Guilherme Troll Medeiros

PHP Marcel Pinheiro caraciolo

python-recsys(crab) Walmir Neto

PythonBrasil8 Pug-PE Andrews Medina

splinter pythonbrasil Rafael Caricio

pythonbrasil8 simple_code_review Thiago Araujo

Projeto Amadeus Jonas Xavier

MediaWiki Outros Renato Oliveira

PythonBrasil8 Pug-PE Django Fernando Rocha

Provy PythonBrasil8