Chamada de Trabalhos FISL17 está prorrogada até 22 de abril
11 de Abril de 2016, 15:32 - sem comentários aindaAtendendo aos pedidos da comunidade livre, informamos que a Chamada de Trabalhos FISL17 está prorrogada até 22 de abril.
A programação do FISL é montada pela comunidade. Você pode participar compartilhando seus conhecimentos conosco ministrando palestras ou oficinas, ou organizando encontros comunitários. Vocẽ também pode votar nas atividades que preferir, caso tenha sido palestrante no FISL no ano anterior.
Para saber como inscrever sua proposta de atividade, acesse:
Textos sobre o falecimento do Ian Murdock
30 de Dezembro de 2015, 21:49 - sem comentários aindaVeja abaixo alguns textos sobre o falecimento do Ian Murdock, criador do Debian:
Debian mourns the passing of Ian Murdock
In Memoriam: Ian Murdock
In Memoriam: Ian Murdock (em português)
Criador do Debian, Ian Murdock faleceu hoje aos 42 anos
Morre aos 42 anos o fundador do Debian GNU/Linux!
Ha muerto Ian Murdock, fundador del proyecto Debian
The latest Tweets from Iam Murdock
Debian founder and Docker employee Ian Murdock has died at 42
Fundador de Debian y el empleado Docker Ian Murdock ha muerto a los 42
R.I.P Ian Murdock, Founder of Debian Linux, Dead at 42
New release under development; suggestions requested
https://groups.google.com/forum/m/#!msg/comp.os.linux.development/Md3Modzg5TU/xty88y5OLaMJ
Lançado o Debian 7.0 “Wheezy”
5 de Maio de 2013, 0:00Compartilho e-mail que recebi na lista do Debian! Obrigado M. Santana!
———————————————————————— O Projeto Debian http://www.debian.org/ Lançado o Debian 7.0 “Wheezy” press@debian.org 4 de Maio de 2013 http://www.debian.org/News/2013/20130504 ————————————————————————
Após muitos meses de constante desenvolvimento, o projeto Debian tem o prazer de apresentar sua nova versão estável 7.0 (codinome “Wheezy”). Esta nova versão do Debian inclui vários recursos interessantes tais como suporte à multiarquitetura 1, várias ferramentas específicas para implantar nuvens privadas 2, um instalador melhorado, e um conjunto completo de codecs de multimídia e front-ends que eliminam a necessidade de repositórios de terceiros.
1: http://www.debian.org/News/2011/20110726b 2: http://www.debian.org/News/2012/20120425
O suporte à multiarquitetura, um dos principais objetivos de lançamento do “Wheezy”, permitirá aos usuários do Debian instalarem pacotes de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Isso significa que você agora pode, pela primeira vez, instalar tanto programas de 32 quanto 64 bits na mesma máquina e ter todas as dependências relevantes corretamente resolvidas, automaticamente.
O processo de instalação foi bastante melhorado: o Debian agora pode ser instalado usando software de voz, sobretudo, por pessoas com deficiência visual que não usam dispositivos Braille. Graças aos esforços combinados de um número enorme de tradutores, o sistema de instalação está disponível em 73 idiomas, e mais de uma dúzia deles também está disponível para síntese de voz. Além disso, pela primeira vez, o Debian suporta instalação e inicialização usando UEFI para novos PCs de 64 bits (amd64), embora não haja suporte para “Secure Boot” ainda.
Esta versão inclui inúmeros pacotes de software atualizados, tais como:
- Apache 2.2.22
- Asterisk 1.8.13.1
- GIMP 2.8.2
- uma versão atualizada do ambiente de área de trabalho GNOME 3.4
- Coleção de Compiladores GNU 4.7.2
- Icedove 10 (uma versão sem marca do Mozilla Thunderbird)
- Iceweasel 10 (uma versão sem marca do Mozilla Firefox)
- Espaços de trabalho KDE Plasma e Aplicativos do KDE 4.8.4
- kernel kFreeBSD 8.3 e 9.0
- LibreOffice 3.5.4
- Linux 3.2
- MySQL 5.5.30
- Nagios 3.4.1
- OpenJDK 6b27 e 7u3
- Perl 5.14.2
- PHP 5.4.4
- PostgreSQL 9.1
- Python 2.7.3 e 3.2.3
- Samba 3.6.6
- Tomcat 6.0.35 e 7.0.28
- Xen Hypervisor 4.1.4
- o ambiente de área de trabalho Xfce 4.8
- X.Org 7.7
- mais de 36.000 outros pacotes de software prontos para uso, construídos a partir de cerca de 17.500 pacotes fonte.
Com essa ampla seleção de pacotes, o Debian mais uma vez permanece fiel ao seu objetivo de ser o sistema operacional universal. É adequado para muitos casos diferentes de uso: de sistemas desktop a netbooks; de servidores de desenvolvimento a sistemas de cluster; e para servidores de banco de dados, web ou de armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços adicionais para garantia de qualidade como testes de instalação automática e atualização para todos os pacotes nos repositórios Debian garantem que o “Wheezy” satisfaz as altas expectativas que os usuários têm de uma versão estável do Debian. Ele é sólido como uma rocha e rigorosamente testado.
Você pode instalar o Debian em computadores que vão desde sistemas portáteis até supercomputadores, e em quase tudo entres eles. Um total de nove arquiteturas são suportadas: PC de 32 bis / Intel IA-32 (i386), PC de 64 bits / Intel EM64T / x86-64 (amd64), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Sun/Oracle SPARC (sparc), MIPS (mips (big-endian) e mipsel (little-endian)), Intel Itanium (ia64), IBM S/390 (31 bits s390 e 64 bits s390x), e ARM EABI (armel para hardware mais antigo e armhf para hardware mais novo usando unidade de ponto flutuante).
Quer experimentá-lo? Se você quiser simplesmente experimentá-lo sem ter que instalá-lo, você pode usar uma imagem especial, conhecida como imagem live, disponível para CDs, dispositivos USB e montagens via netboot. Inicialmente, essas imagens estão disponíveis apenas para as arquiteturas amd64 e i386. Também é possível usar essas imagens live para instalar o Debian. Mais informações estão disponíveis a partir da página inicial do Debian Live 3.
3: http://live.debian.net/
Se, ao invés disso, você quiser instalá-lo diretamente, você pode escolher entre vários meios de instalação, tais como mídias Blu-ray, DVDs, CDs, e dispositivos USB, ou via rede. Vários ambientes de área de trabalho — GNOME, área de trabalho KDE Plasma e aplicativos, Xfce, e LXDE — podem ser instalados por meio de imagens de CD; o que for desejado pode ser escolhido a partir dos menus dos CDs/DVDs. Além disso, CDs e DVDs de multiarquitetura estão disponíveis, os quais suportam instalação de múltiplas arquiteturas a partir de um único disco. Ou você sempre pode criar a mídia de instalação USB inicializável (veja o Guia de Instalação 4 para mais detalhes).
4: http://www.debian.org/releases/wheezy/installmanual
As imagens de instalação podem ser baixadas agora mesmo via bittorrent 5 (o método recomendado), jigdo 6, ou HTTP 7; veja Debian em CDs 8 para mais informações. O Wheezy estará disponível em breve em mídias de DVD, CD-ROM e Blu-ray a partir de vários fornecedores 9, também.
5: http://www.debian.org/CD/torrent-cd/ 6: http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/#which 7: http://www.debian.org/CD/http-ftp/ 8: http://www.debian.org/CD/ 9: http://www.debian.org/CD/vendors
Já é um usuário feliz do Debian e você quer apenas atualizar? As atualizações para o Debian 7.0 a partir da versão anterior, Debian 6.0 (codinome “Squeeze”), são manipuladas automaticamente pela ferramenta de gerenciamento de pacotes apt-get para a maioria das configurações. Como sempre, os sistemas Debian podem ser atualizados de forma indolor, no local, sem qualquer indisponibilidade forçada, mas é fortemente recomendado que você leia as notas de lançamento 10, assim como o guia de instalação 11 para possíveis problemas, e para instruções detalhadas de como instalar e atualizar. As notas de lançamento serão melhoradas e traduzidas para outros idiomas nas semanas após o lançamento.
10: http://www.debian.org/releases/wheezy/releasenotes 11: http://www.debian.org/releases/wheezy/installmanual
Sobre o Debian ————–
O Debian é um sistema operacional livre, desenvolvido por milhares de voluntários ao redor do mundo que colaboram através da Internet. O pontos chave do projeto Debian são a sua base de voluntários, a sua dedicação ao Contrato Social do Debian e ao Software Livre, e o seu compromisso de fornecer o melhor sistema operacional possível. O Debian 7.0 é mais um passo importante nessa direção.
Informações de contato ———————-
Para mais informações, por favor, visite as páginas web do Debian em http://www.debian.org/ ou envie um e-mail (em inglês) para .
Um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta
20 de Maio de 2012, 0:00Bom dia a Tod@s!
GNU/Linux User #491326
HackDay - pug-pe
23 de Abril de 2012, 0:00O que é/Como vai ser? A idéia desse hackday é colaborar com softwares livres de forma simples, livre e imediata.
Simples e imediata porque para participar basta chegar, sentar, se juntar a um grupo e programar! Livre porque o participante escolhe qual projeto open souce colaborar.
É também uma ótima oportunidade para que nunca colaborou com software livre, mas tem vontade! Não sabe que projeto colaborar? Sem problemas, venha e se junte a algum grupo que está desenvolvendo para um projeto que você tenha interesse.
Não deixe de participar! O evento é a partir das 8:00 no IFPE! FAQ Qual o horário? O evento ocorre de 8:00 a 18:00 Quanto custa? O evento é gratuito! O projeto precisa ser escrito em Python? Não! O tema é livre, você que escolhe o projeto a colaborar. Local: IFPE (Antigo CEFET) – Sala A38 Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária – Recife/PE
Mapa completo Você vem? Diga quais são os softwares livre que pretende colaborar!
Marcos Egito
Robótica Livre Yelken Heckman
KDE Daker Fernandes Pinheiro
KDE Plasma Guilherme Troll Medeiros
PHP Marcel Pinheiro caraciolo
python-recsys(crab) Walmir Neto
PythonBrasil8 Pug-PE Andrews Medina
splinter pythonbrasil Rafael Caricio
pythonbrasil8 simple_code_review Thiago Araujo
Projeto Amadeus Jonas Xavier
MediaWiki Outros Renato Oliveira
PythonBrasil8 Pug-PE Django Fernando Rocha
Provy PythonBrasil8