Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 amigos

Nenhum(a)

0 comunidades

Nenhum(a)

Notícias

redirection forbidden: http://www.google.com/reader/public/atom/user/01228555001512002737/state/com.google/broadcast -> https://www.google.com/reader/about/

 Voltar a Olá Mundo
Tela cheia

Mini-aplicativo indicador

13 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 664 vezes

Olá todos,

desculpem ter ficado fora tanto tempo. Estou bem ocupado com a tese. Hoje arrumei um tempinho para escrever e resolvi falar sobre o novo Ubuntu que estou achando fantástico. Vou falar aqui especificamente sobre uma novidade que me agradou muito: o miniaplicativo indicador.Vamos começar pelo indicador. O indicador são aquelas coisinhas que costumam ficar no canto superior direito da sua tela no ubuntu. No meu caso elas ficam no canto inferior direito:

Para adicionar o indicador, caso ainda não esteja inserido na barra, clique com o botão direito do mouse na barra -> adicionar ao painel -> mini-aplicativo indicador -> adicionar. Agora você deve estar vendo algo parecido com a figura acima.

 

O primeiro ícone da lista é um miniaplicativo gerenciador de rede que mostra o status da rede. No meu caso conectado a uma rede sem fio. O segundo é o ícone do banshee (meu tocador de música predileto). O próximo é o ícone do transmission (programa para baixar torrents). Em seguida temos um controlador de som, um notificador de emails, um calendário, um botão para definir o status das suas contas de chat e para mandar mensagens para as contas de broadcasting e por fim um botão para alterar usuário, reiniciar, desligar etc..

O novo tema do ubuntu vem com os decoradores de janelas e barras em cinza escuro. Assim, os botões precisam estar em branco para contrastar. Gostei bastante desse novo tema.

Outra coisa que me impressionou muito é a integração das contas de chat (msn, gtalk, facebook etc) e de bradcasting (tweeter, facebook, identica etc.) ao indicador. A primeira usa o empathy que está cada vez melhor enquanto a segunda usa o gwibber que ainda é muito novo, mas já impressiona. Ambos, se configurados para tal, notificam quando há novas mensagem no seu padrão fundo preto com bordas arredondadas e letras brancas.

 

A interface do empathy na área de notificação permite alterar o status (ocupado, ausente, disponível etc.) direto da barra:

Além disso é possível enviar mensagens para todas as contas configuradas no gwibber direto ali embaixo da minha foto. Tudo muito elegante.

Apesar de grande crítico do gmail ainda não consegui me livrar dele. Assim, achei útil desinstalar o indicador do evolution e instalar o gm-notify que é completamente integrado ao miniaplicativo indicador e notifica quando recebo novas mensagens pelo gmail.

Como é a primeira vez que estou falando sobre pacotes do Ubuntu vou dar o passo a passo da instalação e desinstalação.

Para desinstalar o indicador do evolution: sistemas->administração->synaptic procure por evolution-indicator clique com o botão direito->marcar para remoção.

Para instalar o gm-notify primeiro adicione o repositório:  sistemas->administração->synaptic->configuração->repositórios->outro software->adicionar. Então digite: http://ppa.launchpad.net/gm-notify-maintainers/ppa/ubuntu e recarregue. Em seguida instale o pacote: procure pelo pacote gm-notify clique com o botão direito e marque para instalação.

A última dica desse post é sobre o ícone do banshee. Se você usa o banshee deve ter notado que o botão na barra está com fundo branco que não combina com o tema novo. Para inserir esse botão bonito que aparece na primeira figura instale usando o synaptic o pacote: banshee-extension-appindicator. Em seguida abra o banshee e faça o seguinte: editar->preferências->extensões desselecione "ícone da área de notificação" e selecione "application indicator for banshee". Pronto! Agora você deve estar vendo o ícone da primeira figura.

Se tiver tempo pretendo escrever um post sobre as novas funcionalidade do ubuntu one, mas por hora é só. Vou voltar para minha tese.


Tags deste artigo: gnome ubuntu indicator banshee gwibber empathy

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.