Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 amigos

Nenhum(a)

0 comunidades

Nenhum(a)

Notícias

redirection forbidden: http://www.google.com/reader/public/atom/user/01228555001512002737/state/com.google/broadcast -> https://www.google.com/reader/about/

 Voltar a Olá Mundo
Tela cheia

Google Buzz

22 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 538 vezes

Ultimamente tenho lido várias posts de pessoas que estão deixando de usar os serviços do google. Certamente a polêmica entrevista com Eric Schmidt (já comentada nesse blog) foi a gota d'água para a maioria dessas pessoas. Esse post de Alexandre Oliva, porém, aponta um outro motivo não menos importante ligado ao recém inaugurado google buzz.

Alexandre cita dois casos de "invasão de privacidade" promovidos pelo uso do google buzz. O primeiro é um relato de uma mulher cujo ex-marido teve acesso a comentários que ela fez no google reader para seu namorado.  O segundo é sobre jornalistas que tiveram sua lista de informantes publicada.

Me intrigou mais o segundo caso. O que aconteceu foi o seguinte: minha lista de contatos do gmail é um dado privado do qual só eu tenho acesso através de uma senha. A lista de contatos do google buzz, porém, é um dado público. Ao aceitar o uso do google buzz o usuário torna pública uma parte considerável (todos aqueles que também usam o google buzz) da sua lista de contatos privada. Não posso acreditar que os engenheiros do GOOGLE não tenham pensado nisso antes de lançar o programa. Que vantagem o google leva em publicar minha lista de contatos?

Uma possível resposta seria promover o próprio buzz: se mais gente estiver conectado com você via google buzz, mais interessante é o produto e maior a chance de você usá-lo. Mas isso não explica a importância da lista de contatos ser pública.

Meu palpite tem a ver com uma nova outra aplicação do google que me parece muito mais promissora do que o buzz: o google social search. A idéia do google social search é fazer buscas nos blogs de pessoas publicamente associadas a você direta ou indiretamente. Uma pessoa está ligada diretamente a você  de diversas formas: se você a segue no twitter ou no last.fm e sua conta do google está associada a uma dessas contas, se você segue algum blog dela etc.. Uma pessoa está ligada indiretamente a você se você está ligado diretamente a alguém que está diretamente ligada a você. Finalmente, uma forma de uma pessoa estar ligada publicamente a você é você segui-la pelo google buzz.

O sucesso do social search depende fundamentalmente da construção desse grafo de relações públicas entre pessoas. Infelizmente, para o google, pouca gente hoje segue blogs e menos gente ainda se deu ao trabalho de associar sua conta do google a sua conta do tweeter. Aí entra o buzz. Ao se tornar usuário do buzz você está automaticamente publicizando parte de sua lista de contatos e dando essa informação valiosa para o google.

Eu entendo que o social search será uma mega aplicação web. Uma dessas que não conseguimos mais viver sem. Porém, mais uma vez o google mostrou que, para ele, oferecer uma grande aplicação justifica o desprezo da privacidade de seus usuários. Repito, se você busca privacidade, talvez você não devesse estar usando serviços do google.


Tags deste artigo: google privacidade buzz social search

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.