Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog do Marcelo Soares Souza

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Consultor, Desenvolvedor, técnico, tradutor e docente em tecnologias da informação e comunicação (TIC). Atuou em Programas de Inclusão e Cultura Digital do Governo Federal como Casa Brasil (ITI/CNPq), GESAC (Ministério das Comunicações) e no Pontão de Cultura Digital juntaDados.org (Universidade do Estado da Bahia). Nestes participou do desenvolvimento e customização das distribuições GNU/Linux utilizada pelo programa GESAC e juntaDados.org e realizou oficinas e palestras técnicas sobre desenvolvimento de software, planejamento e montagem de infraestrutura. Ministrou aulas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia nos cursos de Certificação Linux LPI-1 e Certificação Conectiva/Mandriva. Já trabalhou com infraestrutura de redes de computadores, administração de servidores, desenvolvimento e analise de sistemas, pesquisa e desenvolvimento científico, docência técnica dentre outros.

Meus Projetos: https://gitlab.com/marcelo-soares-souza


EFF anuncia projeto para a reforma do sistema de patentes

20 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo Defend Innovation

Originalmente: http://h-online.com/-1622447

Logo EFFA Electronic Frontier Foundation (EFF) anunciou o lançamento de um novo projeto propondo reformas no sistema de patentes chamado "Defend Innovation". De acordo com a organização de defesa dos direitos digitais, o objetivo do projeto é promover as diversas sugestões de "correções" para o sistema de patente americano e apresenta-las aos legisladores.
 
"O sistema de patentes de software está quebrado," diz Attorney Julie Samuels, da EFF, e acrescenta que, "Patentes existem supostamente para ajudar a promover novas invenções e ideais, porém as patentes de software são utilizadas para limitar a competição e atrapalhar novas ferramentas e produtos". como parte do projeto "Defend Innovation", o grupo sem fins lucrativos EFF, publicou uma lista com sete propostas com o objetivo de proteger os inventores e para aprimorar o sistema de patentes.
 
Este inclui o encurtamento do período de validade das patentes de software de 20 anos para não mais que 5 anos, a necessidade de envio de trechos de código-fonte dentro da requisição de patente de software, obrigar ao "perdedor" em alguns casos de patentes a pagar as despesas processuais afim de tentar impedir processos judiciais frívolos. O texto prevê uma "responsabilidade flexível" para infratores de patentes que possam demonstrar que chegaram a invenção independentemente, melhorias nas notificações onde os detentores das patentes devem manter suas divulgações de patentes atualizadas e mudanças de como os "danos" são calculados, estão entre as correções sugeridas.
 
As últimas questões propostas são sobre se as patentes de software são realmente necessárias. Neste documento, a EFF diz que um estudo deve ser encomendado pelo governo americano e uma audiência deve ser realizada "para examinar se as patentes de software de fato beneficiam a economia como um todo".
 
Conheça mais
https://defendinnovation.org/



GNU/Linux juntaDados 4.04

20 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo DadosA nova versão da distribuição GNU/Linux juntaDados 4.04 traz as principais ferramentas para a produção audiovisual voltadas à atividades de Pontos de Cultura e ações de Inclusão Digital relacionadas a Cultura Digital. Esta versão totalmente atualizada possui novos recursos, melhorias na estabilidade, maior performance e suporte a novos dispositivos e periféricos (hardware) com a adoção do Kernel do Linux 3.4.3. Esta versão busca oferecer uma interface mais simples, amigável, rápida e atualizada.
 
Este é o primeiro lançamento da distribuição em 64 bits e com uma nova interface gráfica (LXDE), possibilitando maior performance com menor uso de recursos.
 
Entre as principais novidades desta versão estão o editor de vídeo Kdenlive 0.9.2 e Cinelerra CV 2.2, editor de áudio Audacity 2.0 e Ardour 2.8.2, ferramenta de modelagem 3D Blender 2.62, editor de imagens Gimp 2.6.12, editor de imagens vetoriais Inkscape 0.48.3.1, pacote de ferramensta para escritório LibreOffice 3.5.3.2, navegador web Firefox 13.0.1 e Google Chromium 18 e muito mais. Foram feitas diversas atualizações e otimizações para aumentar a estabilidade e performance do sistema.
 
Download: http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/4.04/juntaDados-4.04-amd64.iso
Download Mirror 1: http://estudiolivre.org/files/juntadados/4.04/juntaDados-4.04-amd64.iso
 
Torrent: http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/4.04/juntaDados-4.04-amd64.torrent
 
Esta distribuição é uma customização do Lubuntu 12.04 (Precise Pangolin) com diversas atualizações feitas desde o seu lançamento. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres, disponibilizadas nesta imagem, incluindo o Kernel do Linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu e em diversos sites na Internet.
 
O que é?
Um Sistema Operacional completo e livre baseado no GNU/Linux que tem como objetivo simplificar e facilitar as atividades de produção audiovisual dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão Digital e Cultura Digital. Algumas das ferramentas disponibilizadas nesta distribuição não são consideradas Software Livre tal como o Adobe Flash.
 
Esta distribuição GNU/Linux possui as principais Ferramentas para escritório, produção de conteúdo de Áudio, Vídeo, Imagem e Texto escolhidas através de levantamentos feitos em Pontos de Cultura e Ações de Inclusão Digital. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres disponibilizadas neste DVD, incluindo o kernel linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu para download ou em sites na Internet.
 
Quem somos?

Pontão de Cultura Digital, inicialmente sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conveniado pelo Ministério da Cultura no final de 2008 através do Programa Cultura Viva e tendo suas atividades financiadas por este programa entre Janeiro de 2009 e Janeiro de 2010. Desde Janeiro de 2010 os integrantes do Pontão de Cultura Digital juntaDados continuam suas atividades de forma voluntária.
 
A distribuição GNU/Linux juntaDados é um dos diversos produtos desenvolvidos pela equipe do Pontão que busca facilitar a produção, difusão e capacitação em ferramentas audiovisuais pelos Pontos de Cultura do Brasil.
 
Dúvidas e Sugestões nos envie um e-mail: juntadados@juntadados.org



BFS 0.422 e 3.4.0-ck1

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Tux GeniusCon Kolivas anunciou o lançamento da nova versão do escalonador de processos Brain Fuck Scheduler (BFS) para o Kernel do Linux 3.4 e o -ck1 patch. O BFS esta disponível a mais de três anos e continua sem ambições para entrar no código mainline do Kernel. Este lançamento basicamente é um resync para a nova versão do Kernel do Linux.

BFS 422 para o Kernel 3.4.0:
http://ck.kolivas.org/patches/bfs/3.4.0/3.4-sched-bfs-422.patch

3.4-ck1 patches para Kernel 3.4.0:
http://ck.kolivas.org/patches/3.0/3.4/3.4-ck1/
BFS 0.422 e 3.4.0-ck1



Nova versão estável do Redmine

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo RedmineA nova versão estável (2.0.2) da ferramenta de apoio a gestão de projetos Redmine traz sua base atualizada para o framework Ruby on Rails 3.2.5 que contém importantes correções de segurança, além de outras cinco correções a ferramenta. A versão 2.0.1 trouxe 11 correções a série estável 2.0.x que promoveu uma grande mudança com a adoção do Ruby on Rails 3.x.

Mudanças no Redmine 2.0.2
Defect #11032: Project list is not shown when "For any event on the selected projects only..." is selected on user edit panel
Defect #11038: "Create and continue" should preserve project, issue and activity when logging time
Defect #11046: Redmine.pm does not support "bind as user" ldap authentication
Defect #11051: reposman.rb fails in 1.4.2 because of missing require for rubygems
Defect #11085: Wiki start page can't be changed
Feature #11084: Update Rails to 3.2.5

Mudanças no Redmine 2.0.1
Defect #10923: After creating a new Version Redmine jumps back to "Information"
Defect #10932: Links to delete watchers are escaped when gravatars are enabled
Defect #10964: Updated column doesn't get updated on issues
Defect #10965: rake yard does not work for generating documentation.
Defect #10972: Columns selection not displayed on the custom query form
Defect #10991: My page > Spent time 'project' column is html-encoded
Defect #10996: Time zones lost when upgrading from Redmine 1.4 to 2.0
Defect #11013: Fetching Email from IMAP/POP3 - uninitialized constant RAILS_DEFAULT_LOGGER error
Defect #11024: redmine_plugin_model generator does not create the migration
Defect #11027: Saving new query without name causes escaping of input field
Defect #11028: Project identifier can be updated



nginx 1.2.1 e 1.3.1

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo nginxA equipe de desenvolvimento do nginx, servidor web e de proxy reverso de código fonte aberto, disponibilizou uma versão de desenvolvimento (1.3.1) contendo 7 correções e 4 novas funcionalidades e uma versão estável (1.2.1) com 9 Correções e 4 novas funcionalidades

Mudanças no nginx 1.3.1

  • Funcionalidade: the "proxy_pass", "fastcgi_pass", "scgi_pass", "uwsgi_pass" directives, and the "server" directive inside the "upstream" block, now support IPv6 addresses.
  • Funcionalidade: the "resolver" directive now support IPv6 addresses and an optional port specification.
  • Funcionalidade: the "least_conn" directive inside the "upstream" block.
  • Funcionalidade: it is now possible to specify a weight for servers while using the "ip_hash" directive.
  • Correção: a segmentation fault might occur in a worker process if the "image_filter" directive was used; the bug had appeared in 1.3.0.
  • Correção: nginx could not be built with ngx_cpp_test_module; the bug had appeared in 1.1.12.
  • Correção: access to variables from SSI and embedded perl module might not work after reconfiguration.
  • Correção: in the ngx_http_xslt_filter_module.
  • Correção: memory leak if $geoip_org variable was used.
  • Correção: in the "proxy_cookie_domain" and "proxy_cookie_path" directives.
  • Correção: now nginx/Windows ignores trailing dot in URI path component, and does not allow URIs with ":$" in it.


Mudanças no nginx 1.2.1

  • Funcionalidade: the "debug_connection" directive now supports IPv6 addresses and the "unix:" parameter.
  • Funcionalidade: the "set_real_ip_from" directive and the "proxy" parameter of the "geo" directive now support IPv6 addresses.
  • Funcionalidade: the "real_ip_recursive", "geoip_proxy", and "geoip_proxy_recursive" directives.
  • Funcionalidade: the "proxy_recursive" parameter of the "geo" directive.
  • Correção: a segmentation fault might occur in a worker process if the "resolver" directive was used.
  • Correção: a segmentation fault might occur in a worker process if the "fastcgi_pass", "scgi_pass", or "uwsgi_pass" directives were used and backend returned incorrect response.
  • Correção: a segmentation fault might occur in a worker process if the "rewrite" directive was used and new request arguments in a replacement used variables.
  • Correção: nginx might hog CPU if the open file resource limit was reached.
  • Correção: nginx might loop infinitely over backends if the "proxy_next_upstream" directive with the "http_404" parameter was used and there were backup servers specified in an upstream block.
  • Correção: adding the "down" parameter of the "server" directive might cause unneeded client redistribution among backend servers if the "ip_hash" directive was used.
  • Correção: socket leak.
  • Correção: in the ngx_http_fastcgi_module.
  • Correção: now nginx/Windows ignores trailing dot in URI path component, and does not allow URIs with ":$" in it.



Kernel Linux 3.4.1

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Tux WorkerUma nova versão do Kernel do Linux estável, da série 3.4.x, traz 88 correções. O Kernel 3.4.1 tem como destaque correções para arquitetura ARM, subsistema DRM (mais especificamente no driver i915 para placas gráficas Intel), subsistema USB dentre outros.

Lista completa de mudanças
8250.c: less than 2400 baud fix.
8250_pci: fix pch uart matching
Add missing call to uart_update_timeout()
ARM: 7365/1: drop unused parameter from flush_cache_user_range
ARM: 7409/1: Do not call flush_cache_user_range with mmap_sem held
ARM: dt: tegra cardhu: fix typo in SDHCI node name
b43legacy: Fix error due to MMIO access with SSB unpowered
cfg80211: warn if db.txt is empty with CONFIG_CFG80211_INTERNAL_REGDB
docs: update HOWTO for 2.6.x -> 3.x versioning
drivers/staging/comedi/comedi_fops.c: add missing vfree
drm/i915: Avoid a double-read of PCH_IIR during interrupt handling
drm/i915: don't clobber the pipe param in sanitize_modesetting
drm/i915: [GEN7] Use HW scheduler for fixed function shaders
fbdev: sh_mobile_lcdc: Don't confuse line size with pitch
Fix blocking allocations called very early during bootup
gma500: Fix Poulsbo suspend/resume crash on devices with SDVO ports
gpio: mpc8xxx: Prevent NULL pointer deref in demux handler
HID: logitech: read all 32 bits of report type bitfield
HID: wiimote: Fix IR data parser
hvc_xen: NULL dereference on allocation failure
i2c: davinci: Free requested IRQ in remove
i2c: tegra: notify transfer-complete after clearing status.
IB/core: Fix mismatch between locked and pinned pages
intel-iommu: Add device info into list before doing context mapping
iommu: Fix off by one in dmar_get_fault_reason()
isci: fix oem parameter validation on single controller skus
isdn/gigaset: fix CAPI disconnect B3 handling
isdn/gigaset: improve error handling querying firmware version
isdn/gigaset: ratelimit CAPI message dumps
KEYS: Use the compat keyctl() syscall wrapper on Sparc64 for Sparc32 compat
MCE: Fix vm86 handling for 32bit mce handler
md: using GFP_NOIO to allocate bio for flush request
media: uvcvideo: Fix ENUMINPUT handling
mmc: cd-gpio: protect against NULL context in mmc_cd_gpio_free()
mmc: omap_hsmmc: pass IRQF_ONESHOT to request_threaded_irq
mmc: sdio: avoid spurious calls to interrupt handlers
mm: mempolicy: Let vma_merge and vma_split handle vma->vm_policy linkages
nouveau: nouveau_set_bo_placement takes TTM flags
perf/x86: Update event scheduling constraints for AMD family 15h models
persistent_ram: Fix buffer size clamping during writes
powerpc: Fix broken cpu_idle_wait() implementation
RDMA/cxgb4: Always wake up waiters in c4iw_peer_abort_intr()
RDMA/cxgb4: Drop peer_abort when no endpoint found
RDMA/cxgb4: Use dst parameter in import_ep()
regulator: core: Release regulator-regulator supplies on error
s390/pfault: fix task state race
SCSI: mpt2sas: Fix for panic happening because of improper memory allocation
SELinux: if sel_make_bools errors don't leave inconsistent state
smsusb: add autodetection support for USB ID 2040:c0a0
spi/spi-fsl-spi: reference correct pdata in fsl_spi_cs_control
tile: fix bug where fls(0) was not returning 0
tty: Allow uart_register/unregister/register
um: Fix __swp_type()
um: Implement a custom pte_same() function
usb: add USB_QUIRK_RESET_RESUME for M-Audio 88es
USB: cdc-wdm: cannot use dev_printk when device is gone
USB: cdc-wdm: fix memory leak
USB: cdc-wdm: poll must return POLLHUP if device is gone
USB: cdc-wdm: remove from device list on disconnect
USB: cdc-wdm: sanitize error returns
usbcore: enable USB2 LPM if port suspend fails
USB: EHCI: OMAP: Finish ehci omap phy reset cycle before adding hcd.
USB: ehci-platform: remove update_device
USB: ffs-test: fix length argument of out function call
USB: fix resource leak in xhci power loss path
USB: ftdi-sio: add support for Physik Instrumente E-861
usb: gadget: fsl_udc_core: dTD's next dtd pointer need to be updated once written
USB: gpio_vbus: provide an appropriate debounce interval
usbhid: prevent deadlock during timeout
USB: ohci-at91: add a reset function to fix race condition
USB: Remove races in devio.c
usb-serial: ftdi_sio: fix oops during autosuspend
USB: serial: ti_usb_3410_5052: Add support for the FRI2 serial console
usb-storage: unusual_devs entry for Yarvik PMP400 MP4 player
usb: usbtest: two super speed fixes for usbtest
usb-xhci: Handle COMP_TX_ERR for isoc tds
vfs: make AIO use the proper rw_verify_area() area helpers
workqueue: skip nr_running sanity check in worker_enter_idle() if trustee is active
x86-32, relocs: Whitelist more symbols for ld bug workaround
x86/mce: Fix check for processor context when machine check was taken.
x86, relocs: Add jiffies and jiffies_64 to the relative whitelist
x86, relocs: Build clean fix
xen: do not map the same GSI twice in PVHVM guests.
xhci: Add Lynx Point to list of Intel switchable hosts.
xhci: Add new short TX quirk for Fresco Logic host.
xhci: Avoid dead ports when CONFIG_USB_XHCI_HCD=n
xHCI: keep track of ports being resumed and indicate in hub_status_data
xhci: Reset reserved command ring TRBs on cleanup.



Atualização de segurança do PostgreSQL

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo PostgreSQLOriginalmente: http://h-online.com/-1604757

O grupo de desenvolvimento do PostgreSQL disponibilizou atualizações de segurança de todas as versões suportadas, (9.1.x, 9.0.x, 8.4.x e 8.3.x) do sistema de banco de dados relacional de código fonte aberto. A atualização inclui as versões 9.1.4, 9.0.8, 8.4.12 e 8.3.19 do PostgreSQL que solucionam duas falhas de segurança e incluem outras 42 correções.

Usuários utilizando a função crypt do módulo pgcrypto devem atualizar o PostgreSQL imediatamente pois esta atualização corrige uma transformação de senha incorreta que pode levar a senhas curtas a serem facilmente descobertas. Após a atualização, os usuários deverão regerar todas as senhas que contenham o byte 0x80 para corrigir as senhas criptografadas truncadas pelo código defeituoso.

O outro problema de segurança que foi corrigido é um erro que pode derrubar o servidor quando aplicado SECURITY DEFINER e atributos SET. Este problema pode ser explorados para se criar situações de Denial of Service (DoS).

Download
http://www.postgresql.org/download/



LibreOffice 3.5.4

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo LibreOfficeOriginalmente: http://h-online.com/-1586636

Menos de um mês após o último lançamento do pacote de ferramentas para escritório de código fonte aberto o time do LibreOffice anunciou o LibreOffice 3.5.4, que supostamente dobra a velocidade do seu predecessor na abertura de arquivos grandes.
 
O aumento de desempenho é o resultado de muitas otimizações de código feitas nos últimos meses de desenvolvimento e de correções regulares feitas desde o último lançamento. Os desenvolvedores orgulhosamente anunciaram que isto faz com que o LibreOffice 3.5.4 seja "a versão mais rápida do melhor pacote de escritório livre desde sempre". No total, mais de 70 erros foram corrigidos nesta versão, muitos dos quais estavam afetando a estabilidade. Uma lista completa de mudanças pode ser encontrada na lista de mudanças.


Lista de Mudanças
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC1
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC2

Download
http://www.libreoffice.org/download/



Apache JMeter 2.7

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo Apache JMeterOriginalmente: http://h-online.com/-1585273

A versão 2.7 do Apache JMeter chegou e traz um novo sistema de amostragem (sampling) para processos de sistema operacional, JMS aprimorado e gráficos e relatórios melhorados. JMeter é uma aplicação para teste de carga e avaliação de performance; este pode testar serviços web, SOAP, JDBC, LDAP, JMS, Mail ou comandos nativos usando um framework multithread para simultaneamente avaliar diversas operações.

Entre os destaques da versão 2.7, um novo "OS Process Sampler" permite que comandos sejam executados na máquina local e que seja capturado a saída destes para análises posteriores. O "JMS sampler" pode fazer uso de entrega não persistente e suporta o envio de mensagens XStream serializada. O WebService sample agora permite o controle do tamanho dos cache dos documentos.

Os relatórios foram aprimorados no Aggregate Graph mudando para um gráfico em barra com colunas mostrando median, average, a "90% line", min e max; o novo gráfico também adicionam opções de configurações extra.

Download
http://jmeter.apache.org/download_jmeter.cgi



Redmine 2.0.0

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo RedmineO Redmine 2.0.0 abandonou o Ruby on Rails 2.3 (que não é mais mantido pela equipe do Rails) em favor da última série de lançamento estável do RoR 3.x, utilizando a versão 3.2.3 como base este já esta disponível para Download. Novas funcionalidades virão na próxima versão estável, 2.1.0.

Esforços foram feitos para facilitar a atualização dos plugins existentes, porém a maioria necessitará de algum trabalho para compatibilizar com a base do Rails 3.x.

Notas de Lançamento
http://www.redmine.org/news/66

Download
http://rubyforge.org/frs/?group_id=1850



Kdenlive 0.9 aprimora workflow de efeitos

16 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo KdenliveOriginalmente: http://h-online.com/-1577228

A versão 0.9 do Kdenlive, editor de vídeo de código fonte aberto, foi lançado[3], trazendo melhorias na usabilidade e no workflow de efeitos. De acordo com os desenvolvedores, o conjunto (pilha) de efeitos foi completamente reescrita agora permite que os usuários ajuste os parâmetros de múltiplos efeitos ao mesmo tempo. Estes podem ser agrupados e os grupos podem ser salvos para o uso em outro clipes de vídeo.

Para aqueles filmando usando mais de uma câmera, as atualizações adicionam novas funções que automaticamente alinha múltiplas pistas (tracks) de vídeo usando fluxos de áudio. Adicionalmente, um navegador online para busca rápida e importação de recursos de áudio, gráfico e vídeo foi incluindo. Assim como suporte para gravação de áudio apenas e classificação de clipes pela data.

Discutindo o futuro do projeto, os desenvolvedores dizem que esperam publicar algumas correções para a versão 0.9.x. Eles também dizem, que ao  mesmo tempo, o time de desenvolvimento ira trabalhar na limpeza do código no caminho para a versão 1.0, que é esperado para o final do ano.

Notas de lançamento
http://kdenlive.org/users/j-b-m/kdenlive-09-released



Em breve no Kernel Linux 3.4 - Parte 3 - Placa Gráficas

16 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Tux GeniusAutor: Thorsten Leemhuis (Copyright (c) 2012 Heise Media UK Ltd.)
Traduzido: Marcelo Soares Souza (Dúvidas e melhorias na tradução envie por E-mail)
Originalmente: http://h-online.com/-1571683

 O Kernel do Linux 3.4 vê o driver nouveau DRM/KMS - classificado como driver em avaliação até o momento, embora localizado no subsistema DRM desde a sua criação - finalmente dá adeus[1] ao estado de avaliação. Isto significa que qualquer mudança futura na interface oferecida pelo kernel ao driver nouveau no libdrm, Mesa 3D e X.Org precisara[2] ser compatível com as versões anteriores.
 
A saída do Nouveau da área de avaliação foi uma surpresa e foi realizada em conjunto[3] com um destaque adicional ao Linux 3.4. Apenas algumas horas[4] após a NVIDIA ter lançado a placa gráfica GeForce GTX 680, os desenvolvedores do Kernel adicionaram um suporte rudimentar a esta ao driver nouveau DRM/KMS. Inicialmente este apenas habilita as funcionalidades básicas como configuração comuns de modos de display; entre estas resoluções padrões para visualização Widescreen que não são suportadas pelos drivers VESA.
 
Alguns dias depois[7], extensões experimentais foram adicionadas ao código do nouveau no libdrm e X.Org habilitando este, em conjunto com o driver DRM/KMS no Linux 3.4, a oferecer aceleração 2D e Xv na GeForce GTX 680. Pouco depois disto[8], mudanças[9] foram acrescentadas ao driver Mesa 3D nouveau ncv0. Até então o driver apenas lidava com os chips gráficos Fermi, utilizado em placas da série GeForce 400 e 500. As mudanças significam que o driver Mesa 3D agora suporta também o chip GTX 680's NVE4/GK104 Kepler, o qual a NVIDIA introduziu como mudança das arquiteturas Fermi para Kepler. Mais placas gráficas com chips Kepler desde então foram lançadas, mas ainda não serão suportadas no Linux 3.4.
 
É provável que vários meses se passem antes que as distribuições GNU/Linux adicionem todos os componentes necessários para o suporte a GTX 680. É também provável que se passe algum tempo antes de serem capazes de utilizar plenamente a aceleração destas placas gráficas; para que isto ocorra é preciso antes que alguém escreva um firmware aberto para esta. Assim como em alguns chips gráficos recentes da arquitetura Fermi, algumas funcionalidades de aceleração oferecidas pelas primeiras GPU Kepler podem ser utilizadas apenas após a extração do firmware[10][11] do driver proprietário da NVIDIA.
 
O driver proprietário da NVIDIA suporta o GTX 680 desde a versão 295.33, que foi lançado juntamente com a placa. Este driver também suporta as funcionalidades de gerenciamento de energia e controle da fan, funcionalidades apenas suportada de forma rudimentar no driver nouveau.
 
AMD
O driver Radeon DRM/KMS no Kernel 3.4 irá suportar a família Southern Islands (SI) e Trinity (TN). A geração SI, também conhecida como RAxx, inclui os chips gráficos Tahiti, Pitcairn e Verde encontrados em placas mid a high-end que consiste nas séries Radeon HD 7700, 7800 e 7900. Um driver Gallium3D  para o Mesa 3D que trabalha em conjunto com os drivers DRM/KMS esta em desenvolvimento. Uma versão de pré-lançamento foi disponibilizada no inicio de Abril[16]. Uma vez disponibilizada, um driver para o X Server da X.Org (DDX/Device Dependent X) também fara uso deste driver Gallium3D para funções de aceleração.
 
Trinity é o codinome da série de processadores equipadas com um core gráfico on-board, o qual a AMD espera disponibilizar nas próximas semanas. Eles esperam herdar características dos processadores Llano da série A da AMD, que é primariamente utilizado em desktops e laptops de baixo custo. A adição do suporte para a GPU Trinity dentro do Kernel foi seguido dos lançamentos dos drivers proprietários 6.14.4[17] dos drivers Radeon para o X-Org X Server, que agora suporta o núcleo gráfico do Trinity (aka Aruba[18]). A velocidade que isto ocorreu foi resultado das semelhanças entre esta GPU e o chip Cayman. Este último pertence a geração de chips Northern Islands (encontrado em muitas placas da série 6000) e que já é suportado já a algum tempo. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores da AMD também adicionaram suporte ao libdrm[19] e na árvore de desenvolvimento do Mesa 3D[20].
 
O Linux 3.4 adicionar suporte a 2D tiling[23] para os chips Northern Islands e ao chip Evergreen (encontrado nas séries 5000). A tecnologia distribui dados de forma diferenciada dentro da memória gráfica, que pode resultar em melhorias de performance. Este também pode ser utilizado em conjunto com o driver  Radeon x86-video-ati 6.14.4 DDX.
 
Enquanto isto, uma mudança de apenas duas linhas[24], adicionada dentro do Kernel 3.4, possibilita que o DisplayPort em adaptadores VGA, em processadores da série A (aka Nutmeg), funcione. A correção foi produzida após várias semanas de bug-hunting, descrita pelo desenvolvedor Jerome Glisse em sua mensagem no blog, "Weeks in the life of GPU driver developer[25]", que ilustra até onde, às vezes, um desenvolvedor do kernel pode ir.
 
Intel
Desenvolvedores da Intel adicionaram um patch[26] que faz com que o Linux 3.4 utilize o RC6 por padrão, a funcionalidade de gerenciamento de energia do núcleo gráfico em processadores Sandy Bridge que contém uma GPU (graphics processing unit) integrada. Tipicamente esta funcionalidade reduz o consumo de energia enquanto esta inativo entre três e cinco watts, isto deve ampliar a vida da bateria e reduzir o nível de ruído, desde que a fan terá menos ar quente para expelir do sistema.
 
Esta funcionalidade já estava disponível e poderia ser ativada usando o parâmetro do kernel i915.i915_enable_rc6=1, porém poderia levar a instabilidade do sistema. A Intel esta esperançosa que desabilitando o modo de deep sleep do RC6 irá por fim ao problema. De acordo com a equipe de desenvolvimento da Intel, o ganho na economia de energia neste modo é pequeno se comparado com o modo shallower sleep. Usuários que desejem utilizar o modo deep sleep podem utilizar parâmetros para ativa-lo.
 
A equipe de desenvolvimento da Intel também corrigiu[28] um erro no driver i915 DRM/KMS que resultava ocasionalmente em corrupção da memória quando se saia do modo hibernate/software suspend/ACPI S4; o problema existia a mais de um ano. Esta correção também foi adicionado nos Kernel's estáveis 3.0.27, 3.2.14 e 3.3.1.
 
A partir do 3.4, o driver da Intel irá suportar também interlacing nas saídas HDMI e SDVO (1[29], 2[30]). Em núcleos gráficos mais recentes, o driver i915 DRM/KMS irá agora utilizar as funcionalidades swizzling[31] e ppgtt[32], que pode melhorar um pouco a performance. Durante a fase de estabilização, problemas foram encontrados envolvendo o uso entre o DMA remapping (requerido para o VT-d) e o ppgtt. Consequentemente, o kernel irá usar este apenas [33] quando o DMA remapping estiver desativado - onde, por exemplo, o VT-d esta desativado no BIOS.
 
Rodando Monitores USB
O Kernel também ganhou[34] um driver DRM/KMS de nome udl. Este implementa o protocolo DisplayLink[35], que é utilizado para controlar monitores USB. O driver foi escrito por Dave Airlie e suporta as funcionalidades básicas de dispositivos UDL. O recentemente disponibilizado driver[36] xf86-video-modesetting pode ser usado com o driver udl KMS; este driver DDX se baseia inteiramente no KMS e, em contraste aos drivers da Intel, nouveau e Radeon (que também faz uso intensivo do KMS), não inclui funcionalidades especificas de um chip gráfico. O driver de mode setting é portanto capaz de trabalhar em conjunto com outros drivers KMS incluindo, por exemplo, o driver para GMA500 do chipset Intel US15W (Poulsbo).
 
grande parte do código do udl são baseados no udlfb, um driver para framebuffer USB DisplayLink que é parte do Kernel já a algum tempo e oferece funcionalidades semelhantes. Por portar-lo para a infraestrutura DRM/KMS usada por outros drivers gráficos, este é capaz de se beneficiar da mesmas bases.  
 
O driver udl é apenas uma das muitas mudanças para o kernel, X Server e etc. atualmente em desenvolvimento e projetadas para possibilitar que dispositivos gráficos sejam conectados e desconectados de sistemas sem a necessidade de reiniciar o X Server.
 
Outras melhorias básicas no framework[37] prime/dma-buf, permitem que núcleos gráficos troquem dados com um overhead minimo e foram adicionadas no Kernel 3.4. A longo prazo, isto tem com objetivo de aprimorar o suporte para chips gráficos hot plug, permitindo, por exemplo que um chip NVIDIA transfira uma imagem que este calculou para um outro processador gráfico de saída sem muito esforço. Embora nenhum driver atualmente esteja utilizando esta nova infraestrutura, extensões para os drivers nouveau, i915, udl, exynos e omap DRM/KMS estão sendo esperadas[38] para serem adicionadas no Linux 3.5.
 
Diversos
Um driver para o dispositivo gmux usando em alguns sistemas Apple para a troca entre dois chips gráficos foi adicionado[39] ao Kernel do Linux. Este driver não adiciona suporte completo para a troca para o segundo chip gráfico (ligando e desligando), e permite a mudança de brilho em sistemas Apple suportado.
 
Novas funções[40] possibilita a transferência de informações necessárias, através do sysfs, de endereçamento de monitores (EDID/extended display identification data) para o Kernel durante o Boot. Isto pode ser útil quando chaveadores KVM corrompe informações quando as placas gráficas e monitores não transmite as informações EDID corretamente. Detalhes podem ser encontrados em artigo da OSADL (Open Source Automation Development Lab)[41].

Links deste Artigo
[1] http://git.kernel.org/linus/f3c93cbde7eab38671ae085cb1027b08f5f36757
[2] http://git.kernel.org/linus/ba331d5decbfe1cc8b1bf10fb7005f4b972c4f0e
[3] http://git.kernel.org/linus/ba331d5decbfe1cc8b1bf10fb7005f4b972c4f0e
[4] http://thread.gmane.org/gmane.linux.kernel/1271464
[5] http://thread.gmane.org/gmane.linux.kernel/1292477
[6] http://thread.gmane.org/gmane.linux.kernel/1292856/focus%3D1293551
[7] https://plus.google.com/u/0/109430210070297725121/posts/SywKQGG8K6J
[8] https://plus.google.com/u/0/109430210070297725121/posts/cf2eqYGBD9R
[9] http://cgit.freedesktop.org/mesa/mesa/commit/?id=e44089b2f79aa2dcaacf348911433d1e21235c0c
[10] http://nouveau.freedesktop.org/wiki/InstallDRM#Firmware
[11] http://nouveau.freedesktop.org/wiki/NVC0_Firmware
[12] http://git.kernel.org/linus/cb28bb341c2e43dde599d888a99a4a83f50369cc
[13] http://git.kernel.org/linus/fc7dbcc371c2b35d41f4db71aed7c55bb2a1175e
[14] http://git.kernel.org/linus/8848f759c0de139bada271aa446f48637c98ca1a
[15] http://git.kernel.org/linus/d09b38d4311d5a1d94407a3f65313a51ce96814f
[16] http://lists.freedesktop.org/archives/mesa-dev/2012-April/020593.html
[17] http://thread.gmane.org/gmane.comp.freedesktop.xorg.announce/1652
[18] http://xorg.freedesktop.org/wiki/RadeonFeature#Radeon_3D_Hardware
[19] http://thread.gmane.org/gmane.comp.video.dri.devel/66957
[20] http://cgit.freedesktop.org/mesa/mesa/commit/?id=b4082f492b4b55df4c636445e47b97d1f1e4b5b2
[21] http://www.h-online.com/open/features/Kernel-Log-Coming-in-3-4-Part-1-Infrastructure-1561840.html
[22] http://www.h-online.com/open/features/Kernel-Log-Coming-in-3-4-Part-2-Filesystems-storage-and-drivers-1563929.html
[23] http://git.kernel.org/linus/285484e2d55e76031b45926720c10b1aec8b782a
[24] http://git.kernel.org/linus/700698e7c303f5095107c62a81872c2c3dad1702
[25] http://jglisse.livejournal.com/3472.html
[26] http://git.kernel.org/linus/aa46419186992e6b8b8010319f0ca7f40a0d13f5
[27] http://git.kernel.org/linus/83b7f9ac9126f0532ca34c14e4f0582c565c6b0d
[28] http://git.kernel.org/linus/3fa016a0b5c5237e9c387fc3249592b2cb5391c6
[29] http://git.kernel.org/linus/c3febcc438ba0878b164c74310bd77c50dbb0ba8
[30] http://git.kernel.org/linus/8f4839e21ea9a8f7300daac1fa30bfec514c9a25
[31] http://git.kernel.org/linus/f691e2f4cec334e906f971471b3bf1460c6256d4
[32] http://git.kernel.org/linus/e21af88d39796c907c38648c824be3d646ffbe35
[33] http://git.kernel.org/linus/650dc07ec3b0eba8ff21da706d2b1876ada59fc3
[34] http://git.kernel.org/linus/5320918b9a87865223fd6b228e530bf30bc64d9d
[35] http://en.wikipedia.org/wiki/DisplayLink
[36] http://www.h-online.com/open/features/Kernel-Log-Updates-to-Intel-graphics-drivers-and-util-linux-1444731.html
[37] http://git.kernel.org/linus/3248877ea1796915419fba7c89315fdbf00cb56a
[38] http://thread.gmane.org/gmane.linux.kernel/1274979
[39] http://git.kernel.org/linus/917ee75a59160fe3518c1672feb4562f11a18fbc
[40] http://git.kernel.org/linus/da0df92b57311aa1b26a2a90599ed16e1e968b90
[41] http://bit.ly/JfUiVy
[42] http://thread.gmane.org/gmane.comp.video.dri.devel/66634
[43] http://git.kernel.org/linus/c8df7428635c02ca3051e39179c83297d8b76fba
[44] http://git.kernel.org/linus/35c1682cc069fc1f677012d3170757135e246b39
[45] http://git.kernel.org/linus/7be865ab8634d4ec2a6bdb9459b268cd60e832af
[46] http://git.kernel.org/linus/2c07a21d6fb0be47fda696a618b726ea258ed1dd
[47] http://git.kernel.org/linus/019d96cb55ade38a4b4a52bba0304e8cd681f30a
[48] http://git.kernel.org/linus/b73d12303ecfc91123363d8900e127da44bf42a6
[49] http://git.kernel.org/linus/3ecd70b18cad5a5e04981f2a1d71e183f5d6ebc0
[50] http://git.kernel.org/linus/3e148baf464e5b5690ba68f3c310b06024bb862b
[51] http://git.kernel.org/linus/b1d7e4b41fd0f72ea8149056778db5d737739305
[52] http://git.kernel.org/linus/f887c425f9eeed8ffbca64c8be45da62b07096c0
[53] http://git.kernel.org/linus/fd99fd6100d3b7aaa8dc76888a38bbb15e8041bc
[54] http://git.kernel.org/linus/c7c039fd31be82ecb8d48477955e76badd38141a
[55] http://git.kernel.org/linus/bc6389e4fa1a6535021ffc4d3b37d48f9a0542e2
[56] http://git.kernel.org/linus/6bdf68c9a427220692ad7607858e96caa2cd3147
[57] http://git.kernel.org/linus/496a73bbecb81e6753715995e4519d152f814667
[58] http://git.kernel.org/linus/0a96d72be9ce6c5080f5b08a07f8e34b81b575ba
[59] http://git.kernel.org/linus/88f50c80748bf5238c88e70ee26c68ac48b94e68
[60] http://git.kernel.org/linus/43b3cd995f304c983393b7ed6563f09781bc41d0
[61] http://git.kernel.org/linus/48c0c902e2e6ca07b8c7ae1da48a7bb59eb88de9
[62] http://git.kernel.org/linus/25a857fbe973bdcc7df0df2e0c8f9c6e1ab0e475
[63] http://git.kernel.org/linus/d2800ee59ed28a5eaf3a4a8645feca040eacf7df
[64] http://git.kernel.org/linus/dd220a00e8bd5ad7f98ecdc3eed699a7cfabdc27
[65] http://git.kernel.org/linus/86a4d69c0ad62ced87a74bbd43f2acefc66a97b0
[66] http://git.kernel.org/linus/30388c6e48e62b2806b14552275f091e2f5adbf4
[67] http://git.kernel.org/linus/82d118efc65214f46138371a6daab5e7d71a723d
[68] http://git.kernel.org/linus/3c12513d2f5f0e9abb65be3d422d43ebee5f17d7
[69] http://git.kernel.org/linus/bf68adb4df2ac27a8f1b24894c007c9ef1c4195a
[70] http://git.kernel.org/linus/9c1dfc5574a7f7115c0fe5bd8f838a8b7a52ee6d
[71] http://git.kernel.org/linus/f413070e3f0bccb40ca939b90699347daf815607
[72] http://git.kernel.org/linus/026abc333205c1fff80138b8c2cac3d0347685f4
[73] http://git.kernel.org/linus/05442e5e1ff1e75868e4f83822775f41e18c63b4
[74] http://git.kernel.org/linus/0a79951a1f23e2f247936e6b400cadb9ee0808f8
[75] http://git.kernel.org/linus/fdcb68884b3b0def9cc410d07adbafe7c3a9e537
[76] http://git.kernel.org/linus/8dc50ec7755650859a7bfc17de8846ef1efa24a4
[77] http://git.kernel.org/linus/5350c65f4f15bbc111ffa629130d3f32cdd4ccf6
[78] http://git.kernel.org/linus/664c5f18490f2552900c3f1794602204a43acc86
[79] http://git.kernel.org/linus/ce880cb860f36694d2cdebfac9e6ae18176fe4c4
[80] http://git.kernel.org/linus/e75892715db800ee96fe4ac0407b73b57d866a68
[81] http://git.kernel.org/linus/9864ca20c50c2fcaba63767a336e16c88b46d7ad
[82] http://git.kernel.org/linus/9befe40f6e018e508b047eb76d189ede9b4ff03d
[83] http://git.kernel.org/linus/e9474be4eb6918c91cb0d296f9744e8ec0e08c11
[84] http://git.kernel.org/linus/7258cc14f310b912b6fea5421aedb9beb69d8581
[85] http://www.h-online.com/open/features/Linux-Kernel-3-4-Tracking-1563971.html
[86] http://www.h-online.com/search/?sort=d;rm=search;mediatype=3;q=kernel-log
[87] http://www.h-online.com/open/
[88] http://www.h-online.com/open/features/The-H-s-Linux-Kernel-History-1221120.html
[89] http://identi.ca/kernellog2
[90] http://twitter.com/#!/kernellog2
[91] http://identi.ca/kernellogauthor
[92] http://twitter.com/#!/kernellogauthor



PostgreSQL 9.2 beta

16 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo PostgreSQLOriginalmente: http://h-online.com/-1573815

O lançamento beta da versão 9.2 do Sistema Gerenciador de Banco de Dados de código fonte aberto PostgreSQL foi anunciado pelo PostgreSQL Global Development Group, prometendo grandes melhorias na performance que possibilitam uma melhor escalabilidade horizontal e vertical. Uma nova otimização - index-only scanning - permite que a busca evite ler tabelas subjacentes e em vez disto pesquise apenas nos indíces; o index only scanning ocorre automaticamente porém existe inúmeras ressalvas para sua eficácia. Alega-se porém que este, para a maioria dos casos e data warehousing, provê "uma ordem de grandeza em melhoria de performance".
 
Foram realizadas melhorias no acesso a dados apenas de leitura, e os desenvolvedores relatam que isto permite que o banco de dados escale para utilizar até 64 núcleos de processamento garantido até 300,000 queries por segundos. A escrita de dados também foi aprimorado com funcionalidades tais como group commit, além de mudanças para a redução do consumo de energia da CPU. Melhorias na escalabilidade horizontal incluem suporte para replicação em cascata para servidores de replicação em corrente e reduzem os requisitos de transferência de dados entre os data centers.
 
Novas funcionalidades também foram adicionados para os desenvolvedores de aplicação, incluindo suporte para tipos de dados JSON, permitindo bancos de dados híbridos relacionais-documentais que podem armazenar documentos JSON e funções JSON que convertem arrays e rows em JSON. Um grande número de melhorias também foram feitas no statements, tais como ALTER, feitas para facilitar as atualizações no banco de dados.
 
Novas faixas de tipos - INT4RANGE, INT8RANGE e NUMRANGE (pra inteiros e números), TSRANGE, TSTZRANGE e DATERANGE (para timestamps e datas) - foram adicionados para permitir valores que representem faixas de valores e datas. Este deve habilitar novos tipos de calendários, time-series e aplicação de análise com o PostgreSQL. Também é possível criar faixas de tipos customizadas usando o CREATE TYPE.
 
Mais informações
http://www.postgresql.org/about/news/1395/



Debian 7.0 "Wheezy" Alpha

16 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Logo DebianOriginalmente: http://h-online.com/-1575902

Os desenvolvedores do Debian[1] disponibilizaram[2] a primeira versão Alpha do instalador para o vindouro Debian 7, de codinome "Wheezy". O lançamento final da versão 7.0 do Debian esta planejada para o início de 2013.
 
A primeira versão alpha do instalador traz suporte para a arquitetura ARM e para a autenticação WPA para conexões wireless. O sistema de arquivo padrão será o ext4; e o Btrfs pode ser usado em partições de boot. O Wheezy também traz o kernel 3.2.x, que será suportado por um longo período e esta sendo mantido por um desenvolvedor do Debian.
 
É esperado que o Debian 7.0 congele a adição de novas funcionalidades no meio de Junho. A partir deste ponto apenas serão realizadas mudanças para correções de erros.
 
Os desenvolvedores solicitam aos usuários que comecem a testar a versão alpha do instalador e das imagens usando a nova versão disponibilizada[3] no site e mirrors do projeto Debian . Como todo software em desenvolvimento este não deve ser utilizado em produção pois existe o risco de perda de dados.
 
Download do Debian 7.0 Alpha
http://cdimage.debian.org/cdimage/wheezy_di_alpha1/



nginx 1.3.0

16 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Iniciando uma nova série de desenvolvimento o nginx 1.3.0 traz 4 novas funcionalidades e 8 correções

nginxLista de Mudanças no nginx 1.3.0

  • Funcionalidade: the "debug_connection" directive now supports IPv6 addresses and the "unix:" parameter.
  • Funcionalidade: the "set_real_ip_from" directive and the "proxy" parameter of the "geo" directive now support IPv6 addresses.
  • Funcionalidade: the "real_ip_recursive", "geoip_proxy", and "geoip_proxy_recursive" directives.
  • Funcionalidade: the "proxy_recursive" parameter of the "geo" directive.
  • Correção: a segmentation fault might occur in a worker process if the "resolver" directive was used.
  • Correção: a segmentation fault might occur in a worker process if the "fastcgi_pass", "scgi_pass", or "uwsgi_pass" directives were used and backend returned incorrect response.
  • Correção: a segmentation fault might occur in a worker process if the"rewrite" directive was used and new request arguments in a replacement used variables.
  • Correção: nginx might hog CPU if the open file resource limit was reached.
  • Correção: nginx might loop infinitely over backends if the "proxy_next_upstream" directive with the "http_404" parameter was used and there were backup servers specified in an upstream block.
  • Correção: adding the "down" parameter of the "server" directive might cause unneeded client redistribution among backend servers if the "ip_hash" directive was used.
  • Correção: socket leak.
  • Correção: in the ngx_http_fastcgi_module.


Tags deste artigo: software livre tecnologia cultura digital tic cultura