Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog do Marcelo Soares Souza

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Consultor, Desenvolvedor, técnico, tradutor e docente em tecnologias da informação e comunicação (TIC). Atuou em Programas de Inclusão e Cultura Digital do Governo Federal como Casa Brasil (ITI/CNPq), GESAC (Ministério das Comunicações) e no Pontão de Cultura Digital juntaDados.org (Universidade do Estado da Bahia). Nestes participou do desenvolvimento e customização das distribuições GNU/Linux utilizada pelo programa GESAC e juntaDados.org e realizou oficinas e palestras técnicas sobre desenvolvimento de software, planejamento e montagem de infraestrutura. Ministrou aulas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia nos cursos de Certificação Linux LPI-1 e Certificação Conectiva/Mandriva. Já trabalhou com infraestrutura de redes de computadores, administração de servidores, desenvolvimento e analise de sistemas, pesquisa e desenvolvimento científico, docência técnica dentre outros.

Meus Projetos: https://gitlab.com/marcelo-soares-souza


Nova versão estável do nginx 1.0.9

2 de Novembro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

Logo nginxLista de mudanças no nginx 1.0.9

  • Mudança: now the 0x7F-0x1F characters are escaped as \xXX in an access_log.
  • Mudança: now SIGWINCH signal works only in daemon mode.
  • Funcionalidade: "proxy/fastcgi/scgi/uwsgi_ignore_headers" directives support the following additional values: X-Accel-Limit-Rate, X-Accel-Buffering, X-Accel-Charset.
  • Funcionalidade: decrease of memory consumption if SSL is used.
  • Funcionalidade: accept filters are now supported on NetBSD.
  • Funcionalidade: the "uwsgi_buffering" and "scgi_buffering" directives. Thanks to Peter Smit.
  • Correção: a segmentation fault occurred on start or while reconfiguration if the "ssl" directive was used at http level and there was no "ssl_certificate" defined.
  • Correção: some UTF-8 characters were processed incorrectly. Thanks to Alexey Kuts.
  • Correção: the ngx_http_rewrite_module directives specified at "server" level were executed twice if no matching locations were defined.
  • Correção: a socket leak might occurred if "aio sendfile" was used.
  • Correção: connections with fast clients might be closed after send_timeout if file AIO was used.
  • Correção: in the ngx_http_autoindex_module.
  • Correção: the module ngx_http_mp4_module did not support seeking on 32-bit platforms.
  • Correção: non-cacheable responses might be cached if "proxy_cache_bypass" directive was used. Thanks to John Ferlito.
  • Correção: cached responses with an empty body were returned incorrectly; the bug had appeared in 0.8.31.
  • Correção: 201 responses of the ngx_http_dav_module were incorrect; the bug had appeared in 0.8.32.
  • Correção: in the "return" directive.
  • Correção: the "ssl_verify_client", "ssl_verify_depth", and "ssl_prefer_server_ciphers" directives might work incorrectly if SNI was used.


Nova versão do OpenBSD

1 de Novembro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo OpenBSDOriginalmente: http://distrowatch.com/6959

Theo de Raadt anunciou o lançamento do OpenBSD 5.0, uma nova versão do sistema operacional baseado no BSD reconhecido pela sua segurança graças a revisões meticulosas em seu código fonte.

Algumas das novidades neste lançamento incluem: "Suporte aprimorado a Hardware, incluindo: melhor suporte a interrupções de dispositivos MSI, nas arquitetura que suportam este (amd64, i386, sparc64 apenas); uma nova API dma_alloc(9) que permite facilmente ao código do kernel alocar memória de forma segura para transfêrencia dma (direct memory access); como resultado, o  suporte ao big-memory esta habilitado em todas as arquiteturas possíveis; o driver bce(4) agora copia mbufs a todo tempo, para lidar com hardware que tenha limite de 1 GB.

Outras melhorias incluem a atualização das ferramentas GNOME 2.32.2, KDE 3.5.10, Mozilla Firefox 3.5.19, 3.6.18 e 5.0, LibreOffice 3.4.1, PHP 5.2.17 e 5.3.6, Chromium 12.0.742.122 e muitos mais

Veja anúncio completo
http://openbsd.org/50.html



Lançado o Editor de Vídeo Livre Kdenlive 0.8.2

31 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo KdenLiveOriginalmente: http://kdenlive.org/users/j-b-m/kdenlive-082-released

O Kdenlive, Editor de Vídeo Não Linear livre disponibilizou uma nova versão hoje. A nota de lançamento traduzida segue abaixo.

Estamos orgulhosos de anunciar o lançamento imediato do Editor de Vídeo Kdenlive 0.8.2. Encorajamos a todos os usuários a atualizarem o mesmo.

Neste lançamento, colocamos muita energia na correção de erros e de estabilidade (mais de 140 problemas resolvidos) para trazer uma melhor experiência em edição de vídeo. Nos corrigimos muitos problemas de projetos corrompidos e introduzimos um recurso de backup automático o que significa que você pode aproveitar muito mais o Kdenlive agora!

Entre as melhorias estão, melhorias no proxy de clipes (clipes são substituídos pelos originais enquanto são editados em um formato que é muito lento para se editar, por exemplo AVCHD) esta funcionalidade deve funcionar agora, a captura através de HDMI deve esta melhor agora (feedbacks são bem vindos) e algumas partes da GUI agora são multi threading fazendo com que as operações se tornem um pouco mais suaves.

Como sempre, nos beneficiamos das últimas melhorias do MLT, uma nova versão (0.7.6) foi lançada hoje e aprimora a estabilidade e corrige erros importantes para os usuários de língua não inglesa.

Nos também estamos nos aproximando da comunidade KDE, e o primeiro passo foi iniciar um esforço de documentação, o que significa que o Kdenlive agora é distribuído com um "Guia de Inicio Rápido" que deve mostrar os passos básicos para o trabalho no Kdenlive. Esta ajuda também esta disponível online no Wiki do KDE UserBase.

Lista detalhada de mudanças
http://kdenlive.org/discover/0.8.2



Disponibilizado nginx 1.1.7

31 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo nginxApenas quatro correções e uma nova funcionalidade nesta versão de desenvolvimento do nginx 1.1.7

  • Funcionalidade: suporte a muitos resolvedores na diretiva "resolver". (Obrigado a Kirill A. Korinskiy)
  • Correção: falha de segmentação ocorre na inicialização ou enquanto se esta reconfigurando se a diretiva "ssl" esta sendo usada a nível de http e não existe nenhum "ssl_certificate" definido.
  • Correção: reduzido o consumo de memória enquanto se faz proxying de grandes arquivos se estes estão sendo armazenado temporariamente (buffered) no disco.
  • Correção: falha de segmentação pode ocorrer em um processo trabalhador se a diretiva "proxy_http_version 1.1" for usada.
  • Correção: na diretiva "expires @time".


Freshmeat é agora Freecode

31 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo FreeCodeOriginalmente: http://h-online.com/-1368990

"O Freshmeat o diretório de software livre mudou seu nome para Freecode, após mais de quatorze anos com o nome anterior. Quando tentava vender espaço de propaganda para o diretório de software, o incomum nome criou sérios problemas por muitos anos. Para alguns clientes, de espaço de propaganda nos Estados Unidos, "Freshmeat" tem inúmeras conotações dúbias, e pior, as pessoas não associam o nome com a idéia de software livre ou diretório de software.

A mudança foi implementada no final de semana de 29 e 30 de Outubro, e o servidor web agora redireciona o usuário de freshmeat.net para o novo domínio freecode.com.

Embora o novo nome demonstre melhor a idéia de diretório de software livre, projetos comerciais continuam a ser bem vindo, e não existe planos de exclui-los. Porém, o diretor do site Patrick Lenz apontou que menos de 4% dos projetos listados estão disponível sobre uma licença "não aberta". Lenz diz que que ele não antecipara se esta proporção irá mudar.



Ruby 1.9.3 é disponibilizados com mudanças na licença

31 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo RubyOriginalmente: http://h-online.com/-1368959

 
O time de desenvolvimento do Ruby anunciou o lançamento da versão 1.9.3 de sua linguagem de programação de código aberto. Descrita basicamente como sendo "uma implementação aprimorada da versão 1.9.2", o primeiro lançamento da nova série estável do Ruby melhora a performance de carregamento das bibliotecas e traz mudanças na licença do Ruby.
 
O código fonte do Ruby 1.9.3 p0 esta disponível sobre a licença de duas clausulas da BSD e a licença Ruby; versões anteriores do Ruby foram disponibilizadas sobre a licença GPLv2 e Ruby. Outras mudanças incluem bloqueio (locking in) em programas multi-threaded, suporte a expressões regulares para o Unicode 6.0 e uma nova biblioteca de io/console para acesso simples a console. Também entre as modificações estão mudanças nos métodos Random.rand, prepend e byteslice, e em geral, os desenvolvedores dizem que é seguro trocar o Ruby 1.92 pelo 1.9.3.
 
Os desenvolvedores dizem que, no Mac OS X 10.7 Lion, usuários rodando o Xcode 4.1 precisarão reconfigurar o Ruby com '--with-gcc=gcc-4.2', enquanto aqueles usando o Xcode 4.2 precisarão usar '--with-gcc=clang'. Mais detalhes sobre este lançamento podem ser encontrados no anuncio e no log de mudanças.
 
Anúncio
http://www.ruby-lang.org/en/news/2011/10/31/ruby-1-9-3-p0-is-released/
 
Log de Mudanças
http://svn.ruby-lang.org/repos/ruby/tags/v1_9_3_0/ChangeLog



Lançado o PHP 5.4.0 beta2

27 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo PHPO time de desenvolvimento do PHP anunciou o segundo lançamento da versão beta do PHP 5.4. Este inclui novos recursos de linguagem e a remoção de muitos comportamentos legados. Este lançamento ainda possui muitas novidades e correções de erros.

Lista de mudanças

Melhorias Gerais:

  • Improve the warning message of incompatible arguments. (Laruence)
  • Improve ternary operator performance when returning arrays. (Arnaud, Dmitry)

Núcleo:

  • Fixed bug #55749 (TOCTOU issue in getenv() on Windows builds). (Pierre)
  • Fixed bug #55707 (undefined reference to `__sync_fetch_and_add_4' on Linux parisc). (Felipe)
  • Fixed bug #55705 (Omitting a callable typehinted argument causes a segfault). (Felipe, Laruence)
  • Fixed bug #55758 (Digest Authenticate missed in 5.4) . (Laruence)
  • Fixed bug #55622 (memory corruption in parse_ini_string). (Pierre)
  • Fixed bug #55825 (Missing initial value of static locals in trait methods). (Laruence)
  • Fixed bug #60038 (SIGALRM cause segfault in php_error_cb). (Laruence)

Openssl:

  • Revert r313616 (When we have a blocking SSL socket, respect the timeout option, scottmac), breaks ssl support.

Driver PDO DBlib:

  • Fixed bug #60033 (Incorrectly merged PDO dblib patches break uniqueidentifier column type).

Sysvshm

  • Fixed bug #55750 (memory copy issue in sysvshm extension).

Zlib:

  • Fixed bug #55544 (ob_gzhandler always conflicts with zlib.output_compression). (Mike)

SPL:

  • FilesystemIterator, GlobIterator and (Recursive)DirectoryIterator now use the default stream context. (Hannes)
  • Fixed bug #55807 (Wrong value for splFileObject::SKIP_EMPTY). (jgotti at modedemploi dot fr, Hannes)

CLI SAPI:

  • Fixed bug #55726 (Changing the working directory makes router script inaccessible). (Laruence)
  • Fixed bug #55747 (request headers missed in $_SERVER). (Laruence)
  • Fixed bug #55755 (SegFault when outputting header WWW-Authenticate). (Laruence)

Litespeed SAPI:

  • Fixed bug #55769 (Make Fails with "Missing Separator" error). (Adam)

Fileinfo:

  • Fixed bug #60094 (C++ comment fails in c89). (Laruence)


A adição de drivers na área de avaliação para o Kernel Linux 3.2 esta enorme

25 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Tux EletricalOriginalmente: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTAwNTY


Linus Torvalds esta preocupado pois o Linux 3.2 pode ficar de um tamanho preocupante devido ao atraso no lançamento do Linux 3.1. Os pedidos de adição (merge) estão começando a aparecer para o Linux 3.2 e a adição dos drivers que estão em avaliação (staging) sozinho trazem centenas de milhares de linhas de código.

Greg Kroah-Hartman enviou "um enorme pacote de adições de drivers em avaliação para o 3.2" esta manhã para o Linus. Greg escreveu, "existem muitos patches aqui, e o diff é bastante impressionante." Existem cerca de 103,718 linhas de código novo, porém cerca de 230,262 linhas de código foram removidos da árvore. Assim, enquanto ainda há muito código novo, atualmente houve um decréscimo no número total de linhas de código.

As mudanças são atribuídas a diversos drivers sendo retirado da área de avaliação do Kernel do Linux. O driver "ath6kl", que é o driver aberto para a série de chipsets wireless Atheros AR600x, foi substituído por um driver melhor na árvore wireless do Kernel. O driver para as placas Broadcom WiFi também saiu da área de avaliação. O código central do barramento Microsoft's HyperV também esta se preparando para sair.

O driver para as placas Broadcom WiFi que estão saindo da área de avaliação são o brcmfmac e o brcmsmac. O brcmfmac é para o BCM4329 ASIC. Brcmsmac é o driver aberto bcrm80211 para os chips BCM4313 (0x4727), BCM43224 (0x0576 e 0x4353), e BCM43225 (0x4357).

Algumas das atualizações nos drivers da área de avaliação incluem mudanças no driver da Crystal HD, cx25821 (um driver da Conexant para vigilância por vídeo), et131x (o driver de ethernet Agere ET131x), Intel Poulksbo/GMA500 e rtl8192e (driver da placa Wireless Realtek WLAN).

O driver para o frame-buffer da XGI (xgifb) recebeu milhares de linhas de atualização. As atualizações do XGI parecem ser mais sobre correções de problemas e pequenas melhorias, mas nada muito excitante, especialmente por serem para o driverfb e não algum componente mágico do KMS. Existe também um novo driver na área de avaliação para a leitor de cartão Realtek RTS5139.

No total houveram até o momento o envio de 1519 patches para a árvore da área de avaliação no janela de adições para o Linux 3.2 kernel

Leia a mensagem do Greg's na lista de mensagem lkml
https://lkml.org/lkml/2011/10/25/184



Tecnologia da Informação no Brasil empreender ou perecer

25 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estou lendo In The Plex: How Google Thinks, Works, and Shapes Our Lives, um pouco da história do Google, de Steven Levy autor do clássico Hackers: Heroes of the Computer Revolution e contribuidor costumaz na revista Wired. Levy vem acompanhado a história da Google desde os primórdios e traz um relato bastante abrangente de como o Google conseguiu unir criatividade, técnica e oportunidade para formar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, uma empresa que de fato, para o bem ou para o melhor, esta "moldando a nossa forma de viver".
 
No fundo é mais uma história de empreendedorismo que deu muito certo, como esta história existem tantas outras, Yahoo, Sun, Apple, Oracle, Cisco, são histórias americanas, algo que esta arraigado na cultura deles.
 
Lendo o livro e me relembrando destas tantas outras histórias fiquei pensando nesta nossa realidade brasileira, principalmente na nossa realidade e história da Tecnologia da Informação (TI). Nos últimos tempos estamos sendo inundados por matérias em jornais, revistas, blogadas onde os "especialistas" apontam um colapso na nossa capacidade de fornecer e criar serviços sobre TI.
 
A cultura de empreendedorismo no Brasil é e sempre foi capenga, muitos apontam a inépcia (e inércia) do governo, a falta de visão do empresário brasileiro ou a completa e total falta de sintonia da academia com realizações mais concretas além dos muros destes "feudos da intelligentsia brasileira".
 
Um conjunto de fatores que neste momento estão vindo a tona para nos mostrar e lembra um pouco desta nossa história, onde passamos por muitos momentos críticos como a Política Nacional de Informática que nos anos 80 criou uma reserva de mercado com o intuito de "fomentar" a formação e consolidação de uma indústria nacional de TI.

Mais recentemente as inúmeras iniciativas governamentais de criação de parques tecnologicos (que não abrange apenas TI, mas quase sempre tem como principal foco) que em alguns casos foram bem sucedidos, como o Porto Digital em Pernambuco e em outros nem tantos como é caso do Parque Tecnológico da Bahia que demorou anos para sair do papel e agora pena para terem suas obras estruturais básicas finalizadas. O Governo, estes e todos os outros, se movimenta a passos de tartaruga manca, zarolha e com sinais de alzheimer.
 
Este nosso mercado privado, pouco competitivo muito pela falta de empreendedores, aliado a uma política governamental de fomento pobre, muitas vezes voltada a fracas e insipidas incubadoras de tecnológica ou a eternos projetos de fomento que mesmo quando saem do papel nunca são suficientes para se criar e consolidar empreendimentos fortes. Às poucas cooperativas o fardo de uma legislação atrasada e ineficiente, falta de acesso a crédito, mesmo assim temos alguns poucos incansáveis lutadores que persistem e insistem como é o caso da Colivre lá nas terras da Bahia.
 
Aos profissionais de TI desânimo completo, pelos baixos salários, baixos investimentos na construção de soluções e serviços de qualidade, pelo alto grau de desorganização nas organizações de TI, pela falta de criatividade e vontade dos empresários e a completa e total falta de perspectiva de melhorias.
 
Muitos pensam em empreender mas ficam receosos, pelo alto custo na formação de uma nova empresa, pelas estatísticas estarrecedoras sobre a possibilidade de perpetuação de um de novo negócio, pela falta de perspectivas em termos de mercado. Muitas vezes falta a vontande pois a vontande é de transformar, construir algo inedito e que traga novas possibilidades, repetir a mesma canção nem sempre é inspirador.
 
Boas ideias nascem e morrem, sem sair do mundo das cabeças brilhantes de muitos profissionais criativos e competentes em TI no Brasil. Morrem antes de criar asas pois lhes falta incentivo, de todo tipo. Falta-lhe ambiente para perpetuar, falta-lhe esperança para fomentar.  
 
Neste país sem cultura de empreendedorismo, mesmo que tenhamos raras exceções sem igual, continuamos a carregar o prato, mendigando poucas moedas, fazendo do expediente nosso calvário para quiça um dia encontrar a redenção na construção de ideias brilhantes, coisas simples talvez que ajudem a moldar a nossa realidade.



Lançado Blender 2.60a apenas com correções de erros

25 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo BlenderBlender 2.60a lançado com a correção de 12 erros desde a versão 2.60

  • 3D window: Armature-bones with wire draw type were not displaying in solid view mode - r41113
  • 3D window header: After collapsing the pull-down menus, no icon available to make them show again. - r41117
  • Dopesheet: Fixed crash when moving keys in editor - r41128
  • Audio export: 7.1 export was being miscalculated - r41132
  • Game Engine: Action actuator breaks animation. IPO options can be set too frequently - r41134
  • 3D Window: missing updates when changing smoke flow settings - r41151
  • Node editor: missing updates when assigning/removing Materials on Objects - r41152
  • Adding a new pose to the Pose Library crashed - r41175
  • Fix for un-handled exception in audio library - r41203
  • Incorrect keying set names 'Scale' vs 'Scaling', where 'Scale' was hard coded in auto keyframe when 'Only Insert Needed' - r41211
  • Python: RNA/API, getting Event.ascii would crash - r41214
  • Addons / Exporter: Quake MAP export gives an error for UV textured geometry - r

Notas Completas: http://wiki.blender.org/index.php/Dev:Ref/Release_Notes/changelog_260a



Versão final do Kernel Linux 3.1

24 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Tux WorkerOriginalmente: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTAwNTI

Nas primeiras horas da manhã, Linus Torvalds disponibilizou a versão final do Kernel Linux 3.1. Nenhuma nota de lançamento ainda foi disponibilizada na lista de mensagem, mas entre as principais melhorias da versão 3.1 estão:

  • Melhorias no driver gráfico Open-source: Melhor suporte ao Intel Ivy Bridge, Suporte ao Cedar Trail, Nouveau agora esta FUC'ed (Nouveau pode gerar seu proprio microcódigo FUC para GeForce 400/500 "Fermi" GPUs assim terá aceleração de hardware sem a necessidade de extração do microcódigo do binário do driver da NVIDIA), melhorias no driver GMA500, e muitas outros avanços nos drivers gráficos.
  • Suporte para a arquitetura OpenRISC, uma arquitetura aberta.
  • Driver para o Nintendo Wiimote.
  • O sistema de arquivo EXT3 agora habilita o opção "barriers" por padrão. Isto, é claro, melhora a segurança dos dados ao custo de performance. A opção Barriers ainda pode ser desabilitada, mas sistemas de arquivos modernos tendem a ter esta opção habilitada.
  • Suporta a tecnologia near-field communication (NFC).
  • Regulagem dinâmica do write-back.
  • Melhorias na escalabilidade do VFS.

Outras melhorias estão relatadas em detalhes no KernelNewbies.org.



FreeBSD 9.0 disponibiliza o primeiro candidato de lançamento

23 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo FreeBSDO primeiro candidato de lançamento do FreeBSD 9.0 foi disponibilizado no último Sábado a noite. Originalmente era esperado que este lançamento ocoresse em Setembro, porém atrasos nos lançamentos intermediários fizeram com que este fosse postergado para Outubro. Desde esta última revisão do calendário de lançamento, da versão 9.0, houveram outros atrasos para o lançamento deste RC1 (este lançamento era para ter ocorrido em 7 de Outubro).

Então esperar-se que o lançamento final do FreeBSD 9.0 se dará entre o meio e o final de Novembro, mas provavelmente não em 3 de Novembro (conforme previsto) pois ainda são esperados mais dois candidatos de lançamento.

Houveram muitas melhorias no FreeBSD 9.0, entre estas um novo instalador, um nova API cpuset que permite definir threads para determinadas CPUs e que possibilita agrupamento de recursos para uma CPU , suporte a boot para um disco GPT-labeled usando o novo boot loader "gptboot", o driver aac agora suporta volumes de discos maiores que 2 terabytes, o sistema de arquivos ZFS foi atualizado para versão 14 com suporte a NFSv4 ACLs, entre outras melhorias.

Aqueles interessados no FreeBSD 9.0 podem encontrar o anúncio do lançamento 9.0-RC1 aqui
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-stable/2011-October/064321.html

Detalhes adicionais podem ser encontrado na lista de afazeres (TODO) 9.0
http://wiki.freebsd.org/Releng/9.0TODO



O Projeto Qt agora esta vivo

21 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo QtOriginalmente: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTAwNDA

A Nokia anunciou esta manhã que o Projeto Qt  agora esta vivo, o que significa que a partir de hoje o Qt sera orientado como "um verdadeiro projeto de código aberto."

Agora o projeto Qt esta sendo mantido em Qt-Project.org. Eles estão utilizando um servidor Gerrit em sua nova infraestrutura de projeto para realizar revisão de código, correções (patches) podem ser revisadas por qualquer um e "Aprovadores/Mantenedores" tem a autoridade para aceitar ou rejeitar as correções.

Os aprovadores/mantenedores não são limitadas a pessoas da Nokia e mais "non-Nokians" são esperados para atingir este nível. Algumas das listas de mensagem também estão sendo migradas para a infraestrutura do Qt Project. O sistema de reporte de erro para este conjunto de ferramentas também sera migrado da Nokia para o Qt Project.

Em termos da verdadeira abertura do Qt, "O Projeto Qt é um verdadeiro projeto open source. Nos estamos convidando a todos a participar e ajudar a fazer do Qt um produto melhor. Todos os desenvolvedores estarão em um local único, com acesso para todos ao mesmo tempo. Não teremos mais fluxo de código separado para 'Nokians vs outros', e sem atrasos! O que você ver é o que você enxerga. Discussões, decisões e "roadmappings" irão acontecer na comunidade, pela comunidade, para a comunidade. Qualquer um pode ser um contribuidor, e até mesmo um Aprovador ou Mantenedor se mostrar mérito para isto."

Veja o anúncio
http://labs.qt.nokia.com/2011/10/21/the-qt-project-is-live/



PulseAudio 1.1

21 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo PulseAudioO Servidor de Áudio multi-plataforma PulseAudio disponibilizou hoje a versão 1.1, a lista de mudanças esta logo abaixo

  • alsa: Better error handling in mixer rtpoll callback
  • alsa: Give compressed formats preference over PCM
  • alsa: Make mixer error handling more robust still
  • build-sys: bump soname
  • build-sys: Drop libsamplerate from pulsecommon deps
  • build-sys: Provide a simple CMake Config setup (similar to pkgconfig)
  • conf: Use .nofail when loading module-jackdbus-detect
  • daemon: Don't treat it as a fatal error if we can't connect to the session bus
  • doc: Add some more doxygen tags to existing comments
  • echo-cancel: Close debug files on module unload
  • echo-cancel: Don't crash if adjust_time = 0
  • echo-cancel: Fail if loaded between a sink and its monitor
  • extended: Fix doxygen comment style typos
  • filter-apply: Move sink/source unlink callbacks before m-s-r
  • Fix deferred volume not being applied if sink is closed
  • libpulse: Always return a three part version number in API calls.
  • Make pulse build with clang again
  • module-jackdbus-detect: Avoid double-free of modargs
  • native: Fix Solaris build
  • null-sink: Set latency range at the time of initialization of module.
  • osx: don't build the once-test binary on OS X
  • osx: module_bonjour_publish needs to be linked against libprotocol-native.la
  • sink: Move updating the requested latency after the rewind request when finishing a stream move.
  • sink,source: Avoid unnecessary call to pa_rtclock_now()
  • solaris: Use real_volume for set/get volume
  • source-output: Do not use unset channel map in pa_source_output_new
  • tests: Fix calculation of memblock size in resampler-test
  • Update LICENSE.


Lançado o MySQL 5.5.17

21 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo MySQLFuncionalidades Adicionadas ou Alteradas

  • Replicação: Anteriormente, trabalhadores da replicação podem conectar a um servidor mestre apenas através de contas do mestre que usam autenticação nativa. Agora trabalhadores da replicação podem se conectar através de contas do mestre que usam autenticação não nativa (com exceção da autenticação nativa do Windows) se o plugin necessário esta instalado no lado do trabalhador no diretório nomeado pela variável de sistema plugin_dir. (Bug #12897501)
  • Tempo de criação da tabela MEMORY agora esta disponível na coluna CREATE_TIME do INFORMATION_SCHEMA. Tabela TABLES e a coluna Create_time column da saída de SHOW TABLE STATUS. (Bug #51655, Bug #11759349)


Correções

  • InnoDB Storage Engine: Esta correção melhora a performance do código de instrumentação para as operações de "InnoDB buffer pool". (Bug #12950803, Bug #62294)
  • InnoDB Storage Engine: Dados da coluna BLOB podem ser perdidos caso o servidor falhe no momento quando outra coluna esta sendo atualizada em uma tabela InnoDB. (Bug #12704861)
  • InnoDB Storage Engine: Procura usando um indíce secundário podem trazer dados incorretos sobre condições especificas. A condição envolve um indíce definido em um prefixo da coluna, para um BLOB ou outra coluna longa armazenada fora da página de indíce, com a tabela usando o formato de arquivo Barracuda. (Bug #12601439)
  • InnoDB Storage Engine: Esta correção corrige casos onde o Servidor MySQL pode cair ou abortar com uma mensagem de semaforo de espera longo  (long semaphore wait). (Bug #11766591, Bug #59733)
  • Conversão interna de zero para binário (e vice-versa) pode trazer o resultado com uma precisão incorreta. (Bug #12911710)
  • Mensagem de alerta do Valgrind gerada pela operação de ordenação de arquivo (filesort) foi corrigida. (Bug #12856915)
  • mysqld_safe não verifica corretamente por outra instância do mysqld. (Bug #11878394)
  • A mensagem de ajuda para o mysql_install_db não indica que este suporta as opções --defaults-file, --defaults-extra-file e --no-defaults. (Bug #58898, Bug #11765888)
  • myisampack pode criar índices FULLTEXT corrompidos quando se comprimi tabelas. (Bug #53646, Bug #11761180)
  • Um problema na ligação (linking) não permitia o plugin de armazenamento FEDERATED de carregar. (Bug #40942, Bug #11750417)

Lista de mudanças original

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.5/en/news-5-5-17.html



Tags deste artigo: software livre tecnologia cultura digital tic cultura