Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Marc...
Tela cheia

Panteon Escolar - Uma nova forma de construir saberes com EAD

23 de Setembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 272 vezes

Logo Panteon EscolarO Panteon Escolar é uma ferramenta livre e aberta para a Educação a Distância (EAD) um tanto diferente das conhecidas ferramentas de EAD como o Moodle.

O Panteon Escolar é um software livre, desenvolvido pela Secretária de Educação do estado da Bahia com apoio do Ministério da Educação e Ciência e Tecnologia e tem como objetivo possibilitar o estudo aprofundado de temáticas variadas a partir do acesso a diversas fontes de pesquisa, do confronto de diferentes pontos de vista e do compartilhamento de opiniões.

O estudo de dado Tema se dá por meio da análise dos Pontos de Vista de Sujeitos envolvidos com o Tema, de textos, músicas, imagens, vídeos e sites indicados na Midiateca; e da interação e discussão a respeito dos Temas nos Fóruns e Chats. O ambiente também disponibiliza espaço para elaboração de Diagnósticos e Propostas de Ação, individuais e coletivas, nas quais os(as) alunos(as) podem construir seus próprios Pontos de Vista e propor ações para solucionar os problemas identificados durante a análise do tema.

O ambiente permite o estudo de temas disponíveis na Biblioteca de Temas Panteon ou a criação de novos temas para análise.

Na criação do tema, atividades de pesquisa podem ser estimuladas. Os pontos de vista podem ser pesquisador em diversas fontes como entrevistas, livros, revistas, jornais, vídeos, sites, áudios, favorecendo ao confronto de opiniões e uma compreensão crítica do tema.

Conheça mais em:
http://panteonescolar.org/

Para participar do desenvolvimento aberto:
http://redmine.rejunte.org/projects/panteonescolar

Olhos Panteon Escolar


Tags deste artigo: educação software livre ead

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.