O Mapa da Agroecologia Saberes e Práticas é uma plataforma tecnológica que permite o mapeamento e a troca de experiências Agroecológicas com o objetivo de aproximar pessoas (em todos os cantos e recantos, do campo a cidade) afim de fortalecer, e criar novas, redes de colaboração que potencialize o compartilhamento de experiências reais (e imaginárias).
Desde o assentamento, quilombos, pequenos proprietários rurais, passando por hortas urbanas, indo muito além, plantando ideias (e sonhos) para colher bem estar, sustentabilidade e preservação.
Esta é uma ação que brotou durante o preparatório do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, realizados em Brasília/DF, no período de 12 a 15 de setembro de 2017. Esta proposta foi apresentada durante o encontro onde foram registrados mais de 150 experiências.
O Mapa da Agroecologia desde então tem sido mantido por voluntários e nosso desejo agora é trazer melhorias e novas funcionalidades, incluindo um aplicativo para dispositivos móveis permitindo que mais pessoas participem ativamente desta rede. Nosso objetivo aqui também é o de redesenhar toda a interface para que esta se torne mais intuitiva e fácil.
O Mapa da Agroecologia é um Software Livre, ou seja todo o código-fonte (conhecimento), além de seus dados, são livres e podem ser (re) utilizados e compartilhados livremente. Acreditamos que os ideais do movimento Software Livre de construir tecnologia "Socialmente Justa, Economicamente Viável e Tecnologicamente Sustentável" estão em perfeita sinergia e sincronia com as tantas ideias e práticas da Agroecologia.
Acreditamos na liberdade, solidariedade e sustentabilidade. E gostaríamos de continuar nossa caminhada com a sua ajuda. Juntos, caminhando e plantando, respeitosamente, arduamente para colher novos frutos, conhecimentos, práticas e assim construir soluções sustentáveis e justas.
Conheça mais: https://opencollective.com/agroecology-map/contribute
0sem comentários ainda