Esse é meu primeiro post aqui na SL Brasil. Estou teclando do Telecentro da ONG Fabricando Empresários (www.fabricandoempresarios.org.br) . Por isso o tema. Apesar da presença do "CARA" a 10ª Fisl, a política do governo Federal em relação ao Software Livre parece um pouco confusa. Podemos citar como exemplo o desenvolvimento da TV digital e o Programa Telecentros.
Para quem não lembra, no início do Governo Lula foram desenvolvidos centro de acesso público e gratuito (pelo mennos em tese) à internet. Esses centros utilizavam o Linux (Debian Etch) em um servidor com alguns terminais burros pendurados nele. (terminal burro é aquele computador que dá o boot pela rede e não precisam nem de hd)
O Governo Federal doava os Computadores, configurava a rede e dava o treinamento. A institução contemplada (geralmente uma ONG) por sua vez, ficava responsável pelos encargos com conexão, telefone, mão de obra, manutenção, etc. Algumas instituções, porém, não tinham Know-how nesse tipo de iniciativa - a inclusão digital. Sinceramente não sei o que aconteceu com esses telecentros aqui no Rio de Janeiro. Em alguns Estados, como São Paulo e Porto Alegre, eles foram "adotados" pelos governos estaduais.
No caso específico deste telecentro de onde teclo, houve alguns anos de abondono, em parte por uma certa ignorância dos usuários e alguns administradores da instuição. No mês passado, fui chamado para assumir o telecentro e reativar os trabalhos. Pesquisando sobre o que tinha acontecido com o programa descobri que a distro utilizada - Debian Etch, lembra...- foi descontinuada e não existe qualquer suporte ou mesmo página com conteúdo recente para ajudar. Embora entusiasta e amante do linux, sempre estiver cercado de usuários do Windows, de alunos a professores da faculdade. Acho que o Software Livre passou longe da Zona Oeste do Rio...
E a Inclusão digital?
Pelo que diz o CGI (Comitê Gestor da Internet) nos últimos anos, quem promoveu a inclusão digital não foram os telecentros (com Linux) mas as Lan-Houses (em muitos casos com Windows pirata). A questão central é: não existe inclusão digital de verdade sem Software Livre simplesmente porque o Software proprietário exclui os usuários por natureza própria.
Aqui no telecentro, vamos formatar o servidor e refazer a rede, agora utilizando o Ubuntu 9 e LTSP para os burrinhos (falo dos PCs, hein!). Estamos desenvolvendo metodologias de ensino para facilitar o acesso às TICs (Tecnologias de informação e Comunicação) e projetos para trabalhar com a comunidade e manter o Telecentro Funcionando. Quem estiver interessado pode me adicionar no Twitter:
@luizbweb
Hoje é 4/7/2009. Espero postar resultados positivos em breve. Até o próximo POST.
A importância das Lan-houses na inclusão digital: http://www.cetic.br/indicadores.htm
Como montar uma rede com Clientes burros: http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/leia/index.php?p=cap9-1
O que é LTSP: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ltsp
22 comentários
Enviar um comentáriocompartilhamento de metodologias e projetos para Telecentros
Também tenho sob minha responsabilidade um Telecentro desde o dia 23/09/2008, e até o momento nossa capacitação para começarmos os cursos não aconteceu.
Não temos projetos para trabalhar com a comunidade;se possível,gostaria que compartilhasse conosco sua Metodologia de Ensino e Projetos para a Comunidade,a fim de inspirar o nosso trabalho.
Obrigada
Rosane
RE Compartilhamento de metodologias e projetos