Atualize o seu LibreOffice para a versão lançada hoje, 3.5.4
30 de Maio de 2012, 0:00Berlim, 30 de maio de 2012 - A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5.4, a quinta versão da família 3.5 da suíte de software livre. O LibreOffice 3.5.4 oferece uma melhora significativa de desempenho sobre a versão anterior do produto, resultado da combinação de várias otimizações executadas nos últimos meses, bem como a caça aos bugs e regressões feitas regularmente pelos voluntários e desenvolvedores da melhor suíte livre jamais criada.
O LibreOffice 3.5.4 é a versão mais rápida da suíte com ganhos de até 100% ao abrir grandes arquivos (dependendo do sistema operacional, da configuração do hardware e do conteúdo do arquivo).
A Document Foundation recomenda que os usuários atualizem as versões anteriores para o LibreOffice 3.5.4.
O LibreOffice 3.5.4 está disponível para baixar na página
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/
Os registros de mudanças estão em
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC1
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC2
Blog da Document Foundation: http://blog.documentfoundation.org/
LibreOffice Conference 2012
Nos dias 17 a 23 de Outubro de 2012, acontecerá a Conferência Global do LibreOffice em Berlm, Alemanha.
Os detalhes do programa e a chamada para trabalhos estarão disponíveis em: http://conference.libreoffice.org
Sobre a Document Foundation (TDF)
Contatos para mídia
-
Florian Effenberger - Munich, Germany
E-mail: floeff@documentfoundation.org
Skype: floeff -
Charles H. Schulz - Paris, France
E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org -
Eliane Domingos de Sousa - Rio de Janeiro, Brazil
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org
Skype: elianedomingos -
Italo Vignoli - Milan, Italy
E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli
GTalk: italo.vignoli
Detalhes completos dos contatos: http://www.documentfoundation.org/contact/
Detalhes legais da TDF: http://www.documentfoundation.org/imprint
* fonte: Comunidade LibreOffice Brasil
* Blog da The Document Foundation
The Document Foundation announces LibreOffice 3.5.4
30 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaUp to 100% performance improvements thanks to the efforts of a diverse and growing developer and QA community
Berlin, May 30, 2012 – The Document Foundation announces LibreOffice 3.5.4, the fifth version of the free office suite’s 3.5 family. LibreOffice 3.5.4 offers significant performance improvements over the previous versions of the product, which are the combined result of the many code optimizations executed during the last months and the bug and regression chasing activity performed regularly by volunteers and developers. As a result, LibreOffice 3.5.4 is the fastest version of the best free office suite ever, with up to 100% performance gains when opening large files (depending on operating system, hardware configuration and file contents).
The Document Foundation suggests all users to upgrade from previous versions to LibreOffice 3.5.4.
LibreOffice 3.5.4 is available for immediate download from the following link: http://www.libreoffice.org/download/.
Change logs are available at http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC1 and http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.4/RC2.
The worldwide LibreOffice Conference will take place in Berlin, Germany, from October 17th to 19th, 2012. Details on the program and a call for papers will be available soon at http://conference.libreoffice.org.
Projeto de Lei 115/2011 ODF do Rio Grande do Sul foi aprovado em 22/05/2012
25 de Maio de 2012, 0:00Projeto de Lei 115/2011 ODF do Rio Grande do Sul foi aprovado em 22/05/2012 na Assembleia Legislativa do RS.
http://goo.gl/9KOMW
Foi encaminhado em 24/05/2012 o PL 115/2011 ODF aprovado na AL-RS para ser sancionado pelo Governador Tarso Genro.
http://goo.gl/wJS0c
O Governador Tarso Genro (ao centro) apoia o Software Livre e o Padrão Aberto de Documentos, NBR ISO 26300 ODF:
http://goo.gl/zxAIi
O Governador Tarso Genro assina Protocolo Brasília ODF no FISL.
http://miud.in/1jWU
Com uma proposta inicial da Associação Riograndense de Emissoras de Rádio e Televisão Comunitárias a ARACOM, através do seu presidente, Lauro Pacheco, o Deputado Estadual Miki Breier na presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, atende a uma reivindicação antiga dos movimentos sociais e principalmente os de radiodifusão comunitária e protocolou nessa segunda feira dia 28 de março o projeto de lei que da “preferência” ao uso de software livre na padronização de documentos oficiais pelas instituições estaduais e municipais da administração pública direta e indireta no Rio Grande do Sul.
Foto: Dep. Miki Breier (esquerda) e Lauro Pacheco (direita).
O projeto de lei consiste em recomendar a adoção de um padrão na criação e na distribuição de documentos públicos do Estado, utilizando-se do formato Open Document Format – ODF.
Baseada na Lei ODF 15742/2007 do estado do Paraná, está protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul o PL 115/2011.
* por Elton Levi Schröder Fenner
Projeto de Lei no 115 /2011
Deputado(a) Miki Breier
Dispõe que os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Estado do Rio Grande do Sul, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
Art. 1o - Os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio Grande do Sul, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.
Art. 2o - Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:
I – possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;
II – permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties;
III – podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual
para a necessária tecnologia.
Art. 3o - Os entes, mencionados no art. 1o desta lei, deverão estar aptos ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC26.300 (Open Document format – ODF).
Art. 4o - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões, em
Deputado(a) Miki Breier
JUSTIFICATIVA:
O presente projeto de lei visa recomendar a adoção de um padrão na criação e na distribuição de documentos públicos do Estado, utilizando-se do formato Open Document Format – ODF, pois o padrão
aberto é um requisito para que o Software Livre seja realmente livre na sua totalidade.
Os padrões de interoperabilidade, que preconizam a possibilidade de troca de dados e conteúdos oriundos de sistemas de informação diversificada são essenciais tanto no segmento privado como público.
Com esta utilização e padronização efetiva, provocar-se-ão avanços significativos na utilização do software livre no país. Para demonstrarmos nossa atualização como mundo da informática, devemos observar o exemplo do governo francês, que já recomendou que todas as publicações de seus documentos públicos devem estar disponíveis em formato ODF de acordo com o relatório do Primeiro Ministro da França, e sugere ainda aos seus parceiros europeus que também o façam, quando da troca de documentos em nível europeu.
No Brasil, o Estado do Paraná foi pioneiro em aprovar uma lei de teor similar que já começou a dar resultados econômicos e de apropriação social do conhecimento tecnológico aberto. Logo atrás veio o Estado do Rio de Janeiro.
O Estado do Rio Grande do Sul somente na Assembleia Legislativa economizará aproximadamente o valor de R$ 700.000,00 reais em cada renovação de contrato com fornecedores de Software.
Diante do exposto, solicito o apoio dos meus pares, para aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre a padronização dos documentos públicos do Estado do Rio Grande do Sul em formato OpenDocument Format – ODF.
Sala das Sessões, em
Deputado(a) Miki Breier
Hackfest in Munich on November 23-25
21 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaDear Community,
we are pleased to announce that the next LibreOffice Hackfest, the event where developers from all over the world gather to work on the code, discuss and have a good time, will take place
November 23-25
in Munich, Germany
For the second time already, the LiMux project team of the city of Munich invited us, and we are proud and honoured to be their guests.
More details on the agenda, the venue and travel information will be published over time.
Looking forward to meeting you there!
And for those attending LinuxTag in Berlin this week, LibreOffice and TDF will have a booth there, and in Friday’s office track, several exciting talks will be held by members of our community.
Um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta
20 de Maio de 2012, 0:00Bom dia a Tod@s!
GNU/Linux User #491326
Novo layout do site LibreOffice
14 de Maio de 2012, 0:00Veja o Novo layout do site LibreOffice, muito mais acessível aos recursos disponíveis.
Um visual moderno e intuitivo.
Hackfest date
13 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaThis is another reminder to cast your vote for the Hackfest, since we would like to fix and announce the date soon.
The available options are listed in this poll: http://www.doodle.com/sz6eehwtn57f765a
New and changed functions; you can experience and test them … now!
11 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaWithout doubt you are very much interested in the latest news for LibreOffice and the new and improved functions that will be in the next version!
Now, this is your chance to both get to know these and to help the developers working on all this!
You can simply download the latest nightly build, and install it on your computer. It will be placed beside your current LibreOffice. (Or you may want to do a custom parallel installation.) Look at the features of your desire or that you work with most, and give some feedback. Simple as that.
Found something worth a bug-report? Then this page will help you. There also is a list with the people that are there to help you helping! For that list and for genereal information in LibreOffice QA, look here (warning: it’s a lot ).
Now… features and functions added or worked on recently are:
- The file picker now has a list of bookmarks, 2012-04-02, commit message / info, related issue: –.
- Added Presentationsize 16:9 Widescreen, 2012-04-18, commit message / info, related issue: 42986.
- Add a “Save cell formulas” checkbox to the CSV Export panel, 2012-04-21, commit message / info, related issue: 45664.
- Propert sort SelectionTree control of Custom Setup with a custom action for all languages, 2012-04-24, commit message / info, related issue: 46355.
- Border width in Calc and Writer tables, lots of ongoing fixes…
- RTF import improvements, lots of ongoing fixes…
- Install only one language on Windows during silent install, 2012-04-25, commit message / info, related issue: 40481.
- Enable insertion of OLE objects into external applications, 2012-04-26, commit message / info, related issue: 47944.
- Paragraph and lists: don’t overwrite numbering properties with paragraph properties, 2012-04-26, commit message / info, related issue: –.
- Make detection of certificate folder ui-configurable, 2012-04-27, commit message / info, related issue: 39825.
- Ruler: implemented new design, 2012-04-27, commit message / info, related mail on the list.
- Cleaned up command line arguments, behaviour has been changed slightly, 2012-05-02, commit message / info, related issue: –.
- Autoformat in tables saving more information, such as column width, margins, text orientation, 2012-05-03, commit message / info, related issue: 31005.
- Wiki-publisher: media-wiki export was broken (testing highly appreciated to add fix to 3.5 branch!), 2012-05-09, commit message / info, related issue: 46509.
This is the first post in what we expect will be a long series. We hope it’s useful and look forward to feedback, results and suggestions!
Instagram para Android ganha novo recurso: Tilt-Shift
9 de Maio de 2012, 0:00Usuários agora podem definir foco da imagem para dar destaque a um objeto específico. Recurso já estava disponível no iOS.
O aplicativo do Instagram para Android recebeu uma atualização para a versão 1.1.0 e ganhou um recurso bastante popular que era exclusivo do iOS: o Tilt-Shift.
O Tilt-Shift é um filtro que dá um efeito de profundidade na foto e destaca um objeto específico nela. O usuário pode definir uma parte da imagem para ganhar foco, e, assim, destacar o que quiser nela.
Apesar de lembrar bastante a versão de iOS, o Instagram para Android foi lançado sem alguns pequenos recursos presentes no irmão do iPhone. Aos poucos, porém, os desenvolvedores vão incluir as funcionalidades para igualar os apps.
O Instagram 1.1.0 pode ser baixado gratuitamente na loja Google Play.
* fonte: Olhar digital
Está disponível o Manual do LibreOffice
9 de Maio de 2012, 0:00Esse Manual do LibreOffice foi traduzido pelos voluntários da Comunidade LibreOffice Brasil, é conhecido como Guia do Iniciante do LibreOffice.
O Manual possui instruções básicas de cada um dos seis aplicativos: Writer, Calc, Impress, Draw, Math e Base.
São 389 páginas de dicas pra você tirar o maior proveito da melhor suite de escritório livre, o LibreOffice.
Pegue o Manual do LibreOffice grátis:
The Document Foundation announces a Certification Program
7 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaThe Document Foundation announces a Certification Program
to foster the provision of professional services around LibreOffice
Berlin, May 7, 2012 – The Document Foundation announces the Certification Program, to foster the provision of professional services around LibreOffice and help the growth of the ecosystem of the world’s best free office suite. The program is outlined on the following page: http://www.documentfoundation.org/certification.
“The Certification Program will recognize the competence of individuals capable of developing and supporting LibreOffice, provide integration services around the suite, offer training and maintenance, and migrating enterprises deployments from proprietary to free software”, comments Italo Vignoli, Member of the Board of Directors of The Document Foundation. “TDF Certification is an opportunity for sponsors, TDF members and third parties, to build a business around LibreOffice, to help companies of any kind and size to get the most out of the best free office suite ever”.
The Certification Program will be overseen by the Board of Directors, through a Certification Committee coordinated by Italo Vignoli and composed by 10 people: Olivier Hallot and Charles Schulz for the Board of Directors; Sophie Gautier and Cor Nouws for the Membership Committee; Stephan Bergmann, Jan Holesovsky, Tim Janik and Björn Michaelsen for the developer’s community; Lothar Becker and Jacqueline Rahemipour for third parties.
The first certified developers and third parties will be announced in May during LinuxTag (Berlin, May 23-26), when the Certification Committee will meet for the first time. After the meeting, TDF will announce the roadmap for certification, including pre-requisites for third parties not involved in the project, and the first dates for trainings and exams.
Facebook groups and pages
7 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaThere is currently a discussion going on about removing our Facebook group in favor of a regular page. If you want to join the discussion, we look forward to your comments!
The Document Foundation anuncia um Programa de Certificação LibreOffice
7 de Maio de 2012, 0:00Berlim, 07 de maio de 2012 - A Document Foundation anuncia o Programa de Certificação para promover a prestação de serviços profissionais sobre LibreOffice e ajudar no crescimento do ecosistema da suite de escritório livre do mundo.
O programa é descrito na página seguinte:
http://www.documentfoundation.org/certification .
"O Programa de Certificação irá reconhecer a competência de pessoas capazes de desenvolver e apoiar LibreOffice, fornecer serviços de integração em torno do conjunto, oferecer treinamento, manutenção e migração nas empresas de software proprietário para software livre", comenta Italo Vignoli, Membro do Conselho de Administração da The Document Foundation. "A TDF Certificação é uma oportunidade para os patrocinadores, membros da TDF e terceiros, para construir um negócio em torno do LibreOffice, para ajudar as empresas de qualquer tipo e porte para tirar o máximo proveito da melhor suíte de escritório livre".
O Programa de Certificação será supervisionado pelo Conselho de Administração, através de um Comitê de Certificação coordenado por Italo Vignoli e composta por 10 pessoas: Olivier Hallot e Charles Schulz para o Conselho de Administração; Sophie Gautier e Nouws CR para a Comissão de Sócios; Stephan Bergmann, Jan Holesovsky, Tim Janik e Björn Michaelsen para a comunidade do desenvolvedor; Lothar Becker e Jacqueline Rahemipour para terceiros.
Os primeiros desenvolvedores certificados e os terceiros serão anunciados em maio, durante LinuxTag (Berlin, 23 a 26 de maio de 2012), quando o Comitê de Certificação se reunirá pela primeira vez. Após a reunião, TDF irá anunciar o roteiro para a certificação, incluindo pré-requisitos para terceiros não envolvidos no projeto e as primeiras datas para treinamentos e exames.
Tradução livre: Vitorio Furusho
* fonte: The Document Foundation Blog
Temporary Post Used For Theme Detection (d4d73627-bca3-479d-bbfd-6b8e30a35ae5 – 3bfe001a-32de-4114-a6b4-4005b770f6d7)
6 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaThis is a temporary post that was not deleted. Please delete this manually. (90407fb6-4c0c-4e06-a7d0-fc2a66249327 – 3bfe001a-32de-4114-a6b4-4005b770f6d7)