New supporter
8 de Dezembro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda“We are excited about the LibreOffice project”, says Monty, founder and creator of MySQL and MariaDB. “To do our part with for the project we are committed to integrate and provide excellent support for MariaDB, (the successor of MySQL from the same people that created MySQL) for LibreOffice. This includes among other things a new LGPL C drivers to connect to MariaDB or MySQL and provide bug fixing for any bug in MariaDB that seriously affects LibreOffice.” (Source: http://www.documentfoundation.org/supporters/#monty)
Amapá conhece soluções de TI em Software Livre, implantadas no Paraná
8 de Dezembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Framework Pinhão,, o diário oficial eletrônico, o sistema de central de viagens e as ferramentas para desenvolvimento de portais, foram soluções apresentadas ao presidente do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação do Estado do Amapá (Prodep), José Alípio Júnior que, ao lado do gerente de sistemas, Rodrigo Sebastini e do analista Racso Dias, participou de reuniões técnicas na empresa. “Viemos aqui conhecer a estrutura e buscar parceria onde a Celepar é referência nacional”, disse o dirigente.
Após as reuniões e a visita às instalações da empresa, o grupo foi recebido pelo presidente Jacson Carvalho Leite que destacou o papel da Celepar na administração estadual, “como órgão responsável por fomentar a implantação de soluções de inteligência na gestão pública paranaense”. O presidente falou sobre projetos inovadores que estão sendo viabilizados na gestão Beto Richa, como o Centro Integrado de Informações Estratégicas – CIIE-PR e a Sala de Situação a ser instalada no Palácio Iguaçu.
José Alípio Júnior ficou impressionado com a estrutura da Celepar, “com mil empregados a mais do que a Prodep”. Mas o principal, segundo ele, é o conhecimento que a empresa adquiriu nos seus 47 anos, “o que a torna referência entre as congêneres”.
Alípio agradeceu a forma profissional como ele e sua equipe foram recebidos na empresa e espera levar para o Amapá soluções em tecnologia da informação e comunicação produzidas pelo Paraná. Hoje, um dos principais projetos da Prodep, de acordo com o dirigente, é dotar o interior daquele Estado com infraestrutura de telecomunicações de fibra ótica e banda larga.
Algumas das Ferramentas usadas pela Celepar:
-
www.frameworkpinhao.pr.gov.br
-
www.agenciadigital.pr.gov.br
-
www.asteriscoparana.pr.gov.br
-
www.expressolivre.org
* fonte: Celepar
Tecnologia da Celepar no desenvolvimento de portais, XOOPS, é apresentada a Santa Catarina
8 de Dezembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaTecnologia da Celepar no desenvolvimento de portais e o sistema da Defesa Civil são apresentados a Santa Catarina
Ao lado dele, estiveram na Celepar a designer Lucy Barroso e o líder de projeto web Moisés Dias. Na tarde de ontem, eles foram recepcionados pela gerente Christianne Steil (GSCM) e conheceram as soluções para o processo de desenvolvimento de sites, suas estruturas e padrões. “Foi muito bom para identificar algumas ferramentas facilitadoras que poderão ser implantadas na capital, Florianópolis”, afirmou Cardoso.
Assim como no Paraná, o CIASC, conforme destacou Cardoso, também tem como clientes as secretarias e órgãos vinculados ao Estado. “Por esse motivo, temos muitos objetivos comuns. No entanto, como no Paraná estes processos funcionam de forma bastante eficaz, resolvemos conferir de perto e avaliar as ferramentas para utilizá-las em Santa Catarina”.
E a conclusão não poderia ser diferente. “Com certeza avaliamos de forma muito positiva o que encontramos. Sem dúvida, a organização e a estruturação das etapas é o que possibilita que as mudanças em todos os sites e portais, por exemplo, aconteçam de forma ágil”, finalizou.
DELETANDO O LIXO DIGITAL!
7 de Dezembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaComentei com um amigo: passei a tarde de sábado jogando ping-pong lá em casa. O sujeito me perguntou:
-Ping-pong? Que maneiro? Quando você baixou esse aplicativo?
Não acreditou que se tratava do jogo de verdade.
- Daqueles antigos, com mesa, raquete, bola?
- E rede.
- Fala sério! Ninguém mais joga ping-pong de verdade. Nem quem usa PC!
Meu amigo é desses que não sai das redes sociais. Facebook, twitter, google mais…. tem até orkut, mas só conta pro porteiro do prédio. Empolgado, o cara vive repetindo que o mundo ficou menor agora que está totalmente conectado.
- Um comentário que eu poste numa rede social pode ser lido em qualquer lugar do mundo.
- E qual a vantagem disso?
- O quê? Cara, eu podia ficar horas te explicando, mas você acabou de me dar um ótimo assunto pro meu blog. Vou fazer um texto, aí, quando estiver pronto, te aviso por email pra você acessar o meu twitter, onde você acha o link pro meu face. Você clica, vai no meu blog e deixa um comentário.
- Pô, não precisa tanto, eu vou direto ao seu blog.
- Se tu fizer isso te dou uma porrada! Vai ficar negando pageview agora?!
Pior que nem tava pensando em acessar o blog do cara pra ler aquela merda.
- Você não acha fantástico qualquer pessoa poder espalhar pelo mundo o que ela pensa?
- Mesmo quando não tem nenhuma opinião?
- E daí? Qual o problema? Desde quando você precisa ter uma opinião pra dizer a sua opinião?
Admito que as redes sociais servem para aproximar as pessoas. Você reencontra amigos de infância que você nunca mais viu. E não viu porque não tava a fim, era um tremendo mala sem alça que, graças a Deus, trocou de colégio quando vocês tinham doze anos. Agora o sujeito tá de volta. Chato, como sempre, porém mais gordo, mais careca e mais duro. “Será que você podia descolar um trocado pro velho amigo de infância?”
As redes sociais também ajudam na mobilização da sociedade. Agora ficou mais fácil protestar. Você não precisa sair do quarto. Basta clicar no botão “curtir” do Facebook pra derrubar uma ditadura, impedir a construção de Belo Monte, salvar um urso panda da extinção e ocupar Wall Street. (Sem esquecer de antes aplicar na bolsa, também é facílimo).
A quantidade de textos produzidos aumenta exponencialmente a cada dia. Nos vemos afogados em blogs, sites, chats, podcasts versando sobre os mais variados temas. Faça um balanço: da última centena de frases que leu no twitter, dos últimos cem links em que você clicou no google+, quantos efetivamente fizeram diferença? São as garrafas pet, as latinhas de cerveja largadas por todos os cantos da web. Pesquisas comprovam que estes não passam de 0,0001%. O restante é lixo não reciclável que circula na web.
Zilhões de terabytes de dados desnecessários ficam pesando na rede mundial sem serem deletados. Imagino como o planeta estaria mais limpo e as conexões mais rápidas se os computadores, ao serem ligados, mostrassem a mensagem: “Fale ao internauta somente o indispensável.” Seríamos poupados de ler textos inúteis, mensagens edificantes em power point, ver fotos horríveis e fora de foco. Só assim poderíamos nos dedicar com tranquilidade ao que a internet oferece de proveitoso e imprescindível: os videos de sacanagem.
por Hélio de La Peña
* fonte: Blog de Hélio de La Peña - Casseta & Planeta
10 bilhões de downloads aplicativos Android no Market
7 de Dezembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaUm bilhão é um número muito grande por qualquer medição. No entanto, quando falamos da velocidade em que algo está crescendo, é simplesmente incrível.
Este fim de semana, graças aos usuários Android em todo o mundo, o Android Market ultrapassou os 10 bilhões de downloads com aplicativo uma taxa de crescimento de um bilhão de downloads de aplicativos por mês .
Nós não podemos esperar ver para onde este crescimento acelerado vai nos levar em 2012.
Para celebrar este marco, fizemos parceria com muitos desenvolvedores do Android que contribuíram para chegar a este marco, desenvolvendo milhares de excelentes aplicativos Android, disponíveis a um baixo preço ou gratuitamente. A partir de hoje para os próximos 10 dias, teremos um novo conjunto de aplicativos incrível disponíveis todos os dias por apenas 10 centavos cada .
Hoje, estamos começando com Asphalt 6 HD , Cor & Desenho para Crianças , Endomondo Sports Tracker Pro , Fieldrunners HD , War Game Great Little , Minecraft , Camera Paper , Sketchbook móvel , SoundHound Infinito e Swiftkey X . Claro, nenhum desses aplicativos teria existido se não fosse para os desenvolvedores que os criaram.
Todos os dias, esses desenvolvedores continuam a empurrar os limites do que é possível e deliciar-nos no processo. Para isso, agradecemos a todos pelo empenho.
Queira juntar-se a nós nesta celebração de 10 dias e verifique todos os dias e ver as novas aplicações que nossos parceiros de desenvolvimento estão disponibilizando no Android Market , por apenas um centavo.
A presença do Governo do Paraná na Internet, com Software Livre XOOPS
6 de Dezembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaQuando o governo brasileiro resolveu montar a espinha dorsal da Internet em nosso país, a ideia era instalar servidores nas Universidades Federais em cidades polo, por alguma razão, especificamente no Paraná, o computador acabou instalado na Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR. O que veio facilitar a presença do Governo do Paraná desde muito cedo na Internet e confirma o pioneirismo da CELEPAR.
Em 1995 entrava em produção o site www.pr.gov.br, uma tela com fundo branco, alguns links de informações e de incipientes serviços prestados à cidadania e reunidos sob o título de "Rede Cidadão". Outra parte importante deste site era o serviço de ensino à navegação na Internet associado com alguns motores de busca.
Naquele momento, a maioria das pessoas e boa parte das organizações não estavam familiarizadas com a Internet e sequer imaginavam suas vantagens ou possibilidades. Porém, com a explosão da rede em todo o mundo criaram-se novas demandas e consequentemente novas tecnologias para atendê-las.
Havia na CELEPAR uma organização interna centrada na criação de sites utilizando o formato HTML. Depois de construído o site e disponibilizado na web, a CELEPAR continuava com a responsabilidade pela manutenção. As solicitações eram enviadas pelos clientes através de correio eletrônico.
Na falta de ferramentas de mercado capazes de prover melhoria no processo, a CELEPAR desenvolveu um produto que possibilitava ao cliente publicar notícias e este passou a ser integrado em todo site produzido a partir de 1999. Optou-se pela utilização do Lotus Notes, um sistema cliente-servidor de trabalho colaborativo e de e-mail.
Devido o acréscimo de serviços e visto que a maioria dos órgãos do Governo necessitava dispor conteúdos diversos na web, tornou-se imprescindível um ambiente de maior organização, liberdade de publicação, agilidade e responsabilidade distribuída. Para isto, era preciso promover algumas modificações na CELEPAR: a) criar um setor específico, agrupando uma equipe com conhecimentos de desenvolvimento web focada na produção de sites e portais. b) abandonar o HTML, que tornava o cliente dependente da CELEPAR para a manutenção dos sites, além de ser um risco na segurança do ambiente web como um todo. c) distribuir a habilidade e o direito de postar conteúdos diretamente aos clientes proporcionando-lhes a autonomia desejada, sem perder o controle do ambiente e, sobretudo, distribuindo também responsabilidades pelo conteúdo publicado. d) buscar alternativas de plataforma tecnológica que garantissem eficiência a um ambiente em constante crescimento.
Diversas soluções foram examinadas, com suas vantagens e desvantagens. Todas, com a possível exceção do ZOPE (Z Object Publishing Environment), um servidor de aplicações web de código aberto, eram de tecnologia proprietária e tinham custos significativos, começando em patamares próximos a US$ 50.000 e indo além deste valor.
Em 2003, após testes e avaliações, a CELEPAR optou pelo desenvolvimento de uma ferramenta própria para a criação de sites, baseada no XOOPS (eXtensible Object Oriented Portal System), um sistema de gestão de conteúdo CMS (Content Management System) – em código livre que utiliza a linguagem de programação PHP (Hypertext Preprocessor) orientada a objetos e lançada sob os termos da Licença Geral Pública - GPL.
Trabalhando com o escopo de evolução para uma nova metodologia de desenvolvimento de sites e portais, aplicando e aprimorando a utilização dos princípios de legibilidade, usabilidade, navegabilidade, acessibilidade e padrões de interoperabilidade, em cada projeto, foi criada a Gerência de Serviços de Comunicação Multimídia - GSCM o que propiciou o modelo de uma Agência Digital para a gestão dos processos produtivos ligados ao desenvolvimento de sites e portais para o Governo do Estado do Paraná.
A meta de alcançar a excelência no desenvolvimento dos produtos fez com que o pacote da ferramenta fosse aprimorado, dessa forma surgiu uma nova versão, o XOOPSCelepar, sendo recentemente substituído por outra de nome XV3. Toda vez que um módulo é modificado, tal modificação é analisada e se pertinente, passa a integrar definitivamente a biblioteca de módulos padrão do XV3.
Implantado o GPcel, a partir do segundo semestre de 2005, iniciou-se um processo de migração em direção a esta nova tecnologia. Isso significou o empenho em passar todos os sites em produção de HTML para essa plataforma. Trabalho que se acelerou em 2006, quando a Justiça Eleitoral determinou inúmeras e urgentes modificações em todos os sites vinculados ao Governo do Estado.
A Agência de Notícias do Governo do Paraná foi uma das primeiras experiências na utilização do XOOPS. A demanda atendida apresentou as seguintes características: (a) publicação de conteúdos vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, (b) atualização geograficamente descentralizada, (c) conteúdos multimídia interligados (textos, fotos, vídeos, áudios), (d) múltiplos papéis (redator, editor, diretor,...). O resultado foi um portal dinâmico, estável e robusto que, dentro das exigências, superou expectativas. Na época a Secretaria de Comunicação Social adquiriu direitos e autonomia que romperam barreiras e paradigmas ao publicar conteúdos de qualquer local a qualquer momento.
Os ganhos se traduziram no sucesso da iniciativa e sinalizaram a troca definitiva de plataforma. Foi assim que a partir de 2006, todas as demandas passaram a ser construídas com o XOOPSCelepar (primeira evolução do GPcel).
A mudança do modelo redirecionou os esforços da GSCM agregando novas atividades importantes para apoiar a criação dos sites e portais. Exemplo disso é a tarefa de treinar usuários designados pelo cliente como administradores do site, como responsáveis diretos pela inclusão, exclusão e alteração de conteúdos apresentados de diferentes formas como texto, vídeos, imagens, áudios, etc.
Em março de 2009 foi lançado o novo Portal do Governo do Paraná (www.cidadao.pr.gov.br), projeto que se tornou reflexo do desempenho nos últimos anos. Na sua construção optou-se por um design mais ergonômico, com a segmentação por públicos: cidadão, empresas, turistas, governo e agência de notícias. Por trás deste foco, houve a implantação do inédito Catálogo de Serviços do Estado, um aplicativo que categoriza, pela exigência de CPF ou CNPJ, os principais serviços presentes nos mais de 400 sites e portais do Governo.
Outra iniciativa importante associada a gestão efetiva no desenvolvimento de sites e portais, foi a edição do Decreto Estadual nº 4.477 de 24/03/09, delegando à CELEPAR e à Secretaria de Comunicação do Estado a autoridade para estabelecer diretrizes, propor projetos integradores e definir padrões para todo o Governo do Estado do Paraná.
Em 2011 inaugurou-se o Novo Portal do Governo do Paraná estabelecendo padrões de comunicação inovadores, adotando-se uma gestão estratégica no desenvolvimento Web para todos os órgãos, autarquias e vinculadas da administração direta e indireta do Governo do Estado do Paraná.
De acordo com a filosofia do compartilhamento, a CELEPAR também se dispõe na disseminação do conhecimento, ministrando cursos, participando de eventos e sendo parceria de outras esferas de governo.
A CELEPAR tem buscado criar produtos inovadores de acordo com padrões de interoperabilidade e boas práticas mundiais, estabelecendo conceitos visuais e ergonômicos para as interfaces que resultem em produtos intuitivos, agradáveis e de fácil operação.
Assim, itens de acessibilidade também foram contemplados no desenvolvimento dos sites e portais, através da mudança de estrutura de linguagem e da arquitetura da informação, dessa forma os sites desenvolvidos pela empresa tem buscado propiciar a aproximação do Governo ao seu grande cliente , ou seja o cidadão.
por Christianne Steil
* fonte: Celepar
Paraná: Celepar promove curso de programação de computador em Linux, no Sudoeste
6 de Dezembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA Celepar promove, neste mês, cursos de programação para computadores com sistema operacional Linux, no Sudoeste do Estado. O primeiro será feito em Dois Vizinhos, já na próxima quarta (7) e quinta-feira (8), e os outros, com datas ainda a serem definidas, em Pato Branco e Francisco Beltrão.
O curso é aberto a toda a população e é feito em parceria com a Sudotec - Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná -, responsável pela definição de datas, horários e conteúdo programático. As inscrições para Dois Vizinhos devem ser solicitadas pelo e-mail sudotec@sudotec.org.br. São 20 vagas disponíveis.
O coordenador do Centro Regional Integrado de Tecnologia do Sudoeste – CDTIS, Guto Silva, explica que esta parceria tem por objetivo apoiar empresas que buscam mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, qualificar jovens para o mercado de trabalho. Os cursos foram definidos durante a Expo Vizinhos, que terminou no domingo (27), em Dois Vizinhos.
Informações sobre datas, horários e inscrições para os cursos da Celepar devem ser obtidas na sede da Sudotec, na Rua do Comércio, 659, Centro Norte, em Dois Vizinhos, ou pelo telefone (46) 3536-6281 ou email sudotec@sudotec.org.br.
* fonte: Ag. Estadual de Notícias do PR