Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

TDF blog

redirection forbidden: http://blog.documentfoundation.org/feed/ -> https://blog.documentfoundation.org/feed/

Minha rede

TDF Wiki Brasil

redirection forbidden: http://wiki.documentfoundation.org/index.php?title=Special:RecentChanges&feed=atom -> https://wiki.documentfoundation.org/index.php?title=Special:RecentChanges&feed=atom

 Voltar a Comunidade L...
Tela cheia Sugerir um artigo

Dropbox é um sistema de compartilhamento de arquivos "em nuvem"

4 de Agosto de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 542 vezes

http://www.dropbox.com/static/images/dropbox_logo_home.pngO Dropbox é um sistema de compartilhamento de arquivos "em nuvem", ou seja você compartilha seus arquivos na Web. Ele é muito útil quando você usa diariamente diversos dispositivos que se comunicam com a Web, no meu caso tenho meu Smartphone com Android, meu note com Debian Squeeze e "minha" máquina da empresa usando também Debian Squeeze. Ta legal mas qual a vantagem em se ter vários dispositovs conectados? A vantagem é que você consegue manter seus arquivos sincronizados entre todos os dispositivos!!! Além do mais caso você precise acessar um arquivo imediatamente e você estiver "incomunicável" você poderá baixar seus arquivos diretamente da página do Dropbox.

Bom falando no Debian que é meu foco nesse Post... vamos a instalação:

1. Criar uma conta..

Você poderá facilmente criar uma conta do Dropbox clicando aqui

2. Baixar o aplicativo..

Eu preferi instalar a versão em .tar.bz2 pois a versão que temos para Ubuntu não foi muito bem aqui no meu Squeeze, para baixar a versão em tar.bz2 clique aqui ou então entre no site abaixo para baixar a versão Ubuntu ou Fedora:
http://www.dropbox.com/downloading

No momento que vos escrevo a versão ativa do .tar.bz2 é a 0.6.8, não garanto que a partir deste Post vocês conseguirão instalar outras versões mais novas que esta.

3. Descompactar o pacote..

Por padrão aqui na minha máquina os Downloads ficam em /home/rafael/Downloads então seguindo este padrão seguem os procedimentos abaixo:
$ su -

# cd /home/rafael/Downloads
# tar -xvjf nautilus-dropbox-0.6.8.tar.bz2
# cd nautilus-dropbox-0.6.8

4. Configurando e instalando..

De acordo com o documento INSTALL contido neste pacote temos que seguir estes os procedimentos abaixo:
[OBRIGATÓRIO] # ./configure

[OBRIGATÓRIO] # make
[OPCIONAL] # make check
[OBRIGATÓRIO] # make install
[OPCIONAL] # make clean

No meu caso precisei instalar dois pacotes faltantes no passo ./configure, os pacotes foram instalados da seguinte forma:
# aptitude install libnautilus-extension-dev python-docutils -y

Se no passo ./configure sua saída não deu erro então é sinal que não falta nada e você poderá executar o make, senão terá que procurar as dependências que apareceram na saída do comando ./configure.


5. Terminando a configuração..

Agora o Dropbox já está instalado, precisamos terminar a configuração pela interface gráfica. Como usuário COMUM (sem privilégios administrativos de root) digite:
$ dropbox start -i

Janela 1:

Janela 2:

 Janela 3:

 Janela 4:

Uma das desvantagens em se usar o Dropbox é que podemos "upar" somente 2GB Free se quiser "upar" mais tem que desembolsar uma grana. :(

Janela 5:

Como você é um Geek você não usará a instalação Típica... é claro ;)

Janela 6:

Nesta janela na primeira opção você especifica que você terá uma pasta na sua home padrão com o nome de Dropbox, caso deseje especificar outra pasta escolha a segunda opção (porém eu não recomendo a segunda opção, explicarei mais abaixo).

Janela 7:


Eu como um bom paranóico não quero ficar digitando senha de root para manter o atributo dos arquivos "upados", portanto marquei a segunda opção.

Janela 8:

Marcando essa opção eu quero dizer que tudo abaixo de /home/rafael/Dropbox será compartilhado com a minha conta Dropbox.

Janela 9:

Janela 10:

Janela 11:

Janela 12:

Janela 13:


Instalação terminada! Enfim!!

Ao terminar esse procedimento minhas pastas Web já começaram a ser baixadas como podemos ver na imagem seguinte:

Terminada a instação!!!!

DICA MUTO IMPORTANTE:

Caso você tenha pouco espaço em disco assim como eu você poderá criar links simbólicos para dentro do seu diretório Dropbox e as pastas serão sincronizadas sem que haja duplicidade na sua /home. Para isso eu posso citar meu exemplo real, eu tenho 3 pastas a serem sincronizadas abaixo:
/home/rafael/Codigos
/home/rafael/Faculdade
/home/rafael/Backups

Agora eu crio 3 links simbólicos para que não haja duplicidades:
$ ln-sf /home/rafael/Codigos /home/rafael/Dropbox/Codigos
$ ln-sf /home/rafael/Faculdade /home/rafael/Dropbox/Faculdade
$ ln-sf /home/rafael/Backups /home/rafael/Dropbox/Backups

Feito isso tudo que for colocado na pasta Codigos será upado na próxima conexão a internet! :D

Quando você tem mais de um dispositivo (Máquina PC, Notebook, Smartphone e etc) basta seguir os mesmos procedimentos aqui descritos e você terá uma pasta compartilhada entre várias máquinas sem duplicidades! :D

SEGURANÇA:

Sobre a segurança na transferência dos arquivos podemos dizer que ela EXISTE pois a conexão é feita por HTTPS, e é criptografada (pra quem não sabe). Porém SEMPRE temos que ser paranóicos, portanto não coloquem arquivos de senhas, chaves pgp e outras coisas MUITO sigilosas na sua conta, por mais que só você possua a senha algum cretino sempre pode roubá-la de alguma forma.

Abraços e espero que gostem do post!

* fonte: blog Abra Seu Código 

Rafael Henrique Sorocaba, Brazil* site: http://www.dropbox.com

Watch a video about Dropbox.
Watch a Video

 


Fonte: Vitorio Furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.