Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

TDF blog

redirection forbidden: http://blog.documentfoundation.org/feed/ -> https://blog.documentfoundation.org/feed/

Minha rede

TDF Wiki Brasil

redirection forbidden: http://wiki.documentfoundation.org/index.php?title=Special:RecentChanges&feed=atom -> https://wiki.documentfoundation.org/index.php?title=Special:RecentChanges&feed=atom

 Voltar a Comunidade L...
Tela cheia Sugerir um artigo

Celepar centraliza o inventário de informática do Governo do Paraná com OCS e GLPI

8 de Agosto de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 189 vezes

http://www.enec.org.br/pub/ENECOMP2006/EnecompApoio/logo2_celepar.pngO cálculo do patrimônio de informática de todos os órgãos do Estado será centralizado em um único servidor instalado na Celepar. Essa foi a novidade que o Diretor de Operações, Luiz Fernando Ortolani divulgou em evento realizado no auditório da empresa. Segundo ele, a solução foi implantada com o intuito de agilizar e facilitar o inventário do número de equipamentos, suas configurações, software, hardware e de todos os componentes que foram substituídos com o tempo em todo o parque de informática do Governo do Paraná.

http://www.celepar.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/463/IMG_4175.jpg

Entre as justificativas apresentadas por Ortolani para a implantação do projeto, estão a qualidade e melhoria dos processos associados às atividades, bem como o aumento da produtividade dos técnicos e usuários do sistema. “A centralização dos recursos, o aumento da disponibilidade de dados aos gestores, e a confiabilidade das informações repassadas pelas instituições estão entre os principais benefícios dessa centralização”, explica.

Para a realização do trabalho, a Celepar sempre utilizou dois softwares livres: o OCS, ferramenta que mantém informações atualizadas sobre o tipo de software e hardware da máquina; e o GLPI, que possibilita acompanhar todas as modificações efetuadas em determinado equipamento. As duas ferramentas juntas, instaladas em um servidor, possibilitavam aos responsáveis pela informática nos órgãos realizar o cálculo do patrimônio de informática do seu setor.

Entretanto, essa tarefa era executada de forma pouco ágil. Agora, com a concentração desse trabalho em um único servidor, todos os dados serão interligados e enviados automaticamente para a Celepar, sem que haja a necessidade de vários servidores.

http://www.celepar.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/463/IMG_4218_eduardo_castilha_policia_civil_ivan_jonsue_valdir_cezar_celepar.jpg


Além do Diretor de Operações, Luiz Fernando Ortolani, esteve presente o coordenador da Divisão de Administração de Ambientes Distribuídos (DIADI), Jonsue Trapp Martins; os técnicos da DIADI, Anderson Luiz Alves e Paulo Roberto das Neves, os responsáveis pelos setores de informática de todos os órgãos do Governo do Estado e o gerente de Gestão de Ambientes (GGA), Timothy Edwin Squair, que encerrou o evento reforçando as diretrizes e os benefícios da nova proposta. “Sem dúvida é um novo avanço na área tecnológica do Estado do Paraná que tornará mais produtivo o trabalho de todos e moderniza o sistema de inventário”, conclui.

* fonte: CELEPAR


Fonte: Vitorio Furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.