Acontece que durante meus testes, percebi que ele estava consumindo muita CPU; ao ponto de deixar a máquina bem mais lenta (girando por volta de 45% da CPU, com picos de 70%). Como estou divulgando bastante a ferramenta, me senti na responsabilidade de compartilhar essa solução com os amigos e pessoas que acompanham meu blog.
A SOLUÇÃO
A primeira coisa a fazer é abrir o menu de configurações do programa e desabilitar a opção "Allow local peer discovery and sync" na aba "Network" (é preciso reiniciar o programa para que a opção tenha efeito).
A segunda opção é iniciar o programa com o atributo
--daemon
. Após fazer isso, pude testemunhar que a utilização da CPU cai para menos de 1%, conforme demonstra a imagem abaixo:Para fazer com que o programa inicie sempre com o atributo
--daemon
habilitado, devemos alterar o script de inicialização. Para isso, edite o arquivo CopyAgent.desktop
que se encontra no diretório ~/.config/autostart
.Para isso eu costumo usar o vi, mas você pode utilizar o editor que se sentir mais confortável. Abra o terminal (Ctrl+Alt+T) e digite:
vi ~/.config/autostart/CopyAgent.desktop
Encontre a linha que inicia com Exec e aponta o local onde você instalou o programa. No meu caso, a oção encontra-se dessa maneira:
Exec=/opt/copy/CopyAgent
e acrescente o atributo
--daemon
ao final de forma a ficar com o seguinte conteúdo:Exec=/opt/copy/CopyAgent --daemon
Pronto! Da próxima vez que você acessar a sua conta, o Copy já estará utilizando essa opção como padrão, diminuindo o consumo de CPU.
Se você ainda não conhece o programa, não deixe de usar este link, de forma a ganhar 5Gb extras de armazenamento gratuito: https://copy.com?r=lLJ26T
0sem comentários ainda